Buscar

Evolução do SUS e Rede de Atenção à Saúde

Prévia do material em texto

Rede de Atenção à Saúde
Rede de atenção as urgências e emergências
Insira aqui o nome do(s) acadêmico(s)¹
Insira aqui o nome do Tutor Externo²
1. INTRODUÇÃO
	O presente trabalho tem como objetivo principal, mostrar como o Sistema único de Saúde (SUS), vem evoluindo desde a sua criação e ainda continua em constante evolução. Sabe-se que a Constituição brasileira enfrentou e ainda enfrenta grandes desafios, no que se refere à saúde, porém é notória a evolução que o SUS vem passando no decorrer das décadas. 
E foi em 1988 que a Constituição Federal determina que é dever do estado garantir saúde a toda população (artigo196 da lei nº 8.080/1990). Com isso o direito à saúde da população brasileira passa a ser um dever do Estado. No entanto, cabe à Administração Pública fazer com que cada recurso seja alocado de maneira correta e fiscalizado não apenas pelo legislativo, mas pela população em geral, pois ainda há muitos obstáculos a serem vencidos para que cheguemos a um acesso igualitário como descrevem as leis e diretrizes que o SUS estabelece.
.
	
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diante do cenário evolutivo da sociedade, o homem vem se modificando. E com ele o seu espaço habitacional, político, econômico, cultural e epidemiológico. Dentre essas mudanças estão o avanço na saúde publica brasileira o qual vêm se estruturando e se desenvolvendo em ciência e tecnologias aplicadas para um melhor atendimento à população.
 A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios- sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento- que balizam a conduta do individuo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela. (DURKHEIM, 1917).
. 
Essas mudanças nem sempre estiveram de acordo com uma organização social planejada seguindo um estilo de vida mais adequado, pois a falta de conhecimento como cuidado com a higiene pessoal por exemplo, causaram no passado sérios problemas sanitários pelo qual se fez necessário a criação de um sistema de saúde com a finalidade de sanar ou diminuir doenças e agravos de diversas causa.
“Pelos erros dos outros, o homem sensato corrige os seus”. (Oswaldo Cruz)
.
A partir de então surge a criação do sistema único de saúde (SUS), em 1988 que determina que é dever do estado garantir saúde a toda população de acordo com o artigo (196 da Constituição Federal do Brasil regulado na lei nº 8.080/1990).
“A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção e recuperação”. 
Em seguimento, o sistema de diversos países irá procurar ampliar os seus serviços de modo que haja uma forma mais integral que promova ações em saúde através das redes de atenção à saúde (RAS), dentro da constituição federal de acordo com as diretrizes do SUS entre elas princípios divididos respectivamente, apresentados na figura abaixo:
Figura. 1- PRINCIPIOS DOUTRINARIOS E ORGANIZATIVOS
FONTE: SESAP- Secretaria do Estado da Saúde Pública. RN, mai. 2021
Conforme o passar dos anos, baseados nos modelos de atendimento Americano e Francês o setor de atendimento pré - hospitalar é aperfeiçoado no Brasil. Atrelado a isso, temos a rede de urgência e emergência que surge primeiramente como uma necessidade de atender pessoas em estados graves pois a atenção básica não tem o suporte necessário para atendê-los.
Levando em consideração o objetivo desta pesquisa que é comparar os avanços e melhorias obtidos no decorrer dos anos, em relação a rede de atenção as urgências e emergências, seu histórico é repleto de conquistas, desde o século XVIII durante as guerras napoleônicas em que se deram as primeiras práticas de atendimento( com forte influência do médico cirurgião Dominique Larry) na tentativa de salvar vidas nos campos de batalha.
FIGURA. 2- SERVIÇOS DE (APH) ANTES E DEPOIS.
FONTE:
Apesar da Saúde pública no País ter dado um grande salto, há muitos obstáculos a serem vencidos, pois para que a rede de atenção à Saúde continue se aperfeiçoando no exercício a que demanda muita atenção e cuido, é de fundamental importância a atuação de uma boa Administração política pois através deste que são deliberado fundos Monetários que custeiam a saúde pública do país.
Martins (2000) descreve com clareza, seus pensamentos de que a saúde seja um problema politico principalmente no que tange à medicina preventiva afirmando que a saúde seja um reflexo da sociedade e que são as estruturas politicas os melhores instrumentos para o um programa de atendimento médico.
1. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Utilize este campo para fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Relacione o que você encontrou e evidenciou durante a aplicação prática com os autores consultados e utilizados na sua fundamentação teórica. 
Você deverá apresentar dois parágrafos de discussão a respeito das contribuições do trabalho.
1. REFERÊNCIAS
	Agora chegou a vez de referenciar os autores utilizados nas citações. Insira nesse quadro as referências utilizadas de acordo com as configurações apresentadas.
Lembre-se: As referências devem ser classificadas em ordem alfabética.

Continue navegando