Buscar

Estruturalismo na Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estruturalismo na psicologia Camila Oliveira-Psicologia
Defendera que a consciências tem que ser estudada através dos seus elementos e estrutura, buscando entender como os elementos da consciência funcionam, se agrupam, assim como outros assuntos além da psicologia o estruturalismo propõe a “auto-observação”. estruturalismo influenciou a psicanálise, como Edward Bradford que foi um psicólogo estruturalista, porém quem deu o primeiro passo para o estudo do estruturalismo foi Ferdinand de Saussure, Ferdinand foi uma linguística filosofo, que propôs estudar a língua através do estruturalismo. 
Com o estruturalismo propondo que a consciência se deve estudar através das suas estruturas se chegara à seguinte conclusão consciência seria algo que tem a capacidade de pensar, desejar, perceber, a mente se encontraria no consciente, a partir das experencias que foram guardadas na memória, a memória seria um instrumento que a mente usara para trazer lembranças para o consciente que fara ter os elementos como, saudades, tristeza, vergonha.
Wilhelm Wundt se baseou nesse método e criou a psicologia experimental, que estudou a consciência, (sensação e sentimento)

Outros materiais