Buscar

AOL 5 Contextualizada CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU – UNINASSAU
CURSO: PEDAGOGIA EAD
DISCIPLINA: CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS
PROFESSOR EXECUTOR: MARCIA JUSTINO DA SILVA
AOL 5 – CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS 
Considerando que o currículo vem nortear o trabalho realizado em sala de aula e que cada segmento da educação tem suas peculiaridades precisando de uma extrema atenção na caracterização da comunidade escolar (pais, professores, alunos, funcionários, e entorno da escola), um professor recebe uma crítica da equipe técnico-pedagógica alegando que seu trabalho não atende às necessidades dos alunos.
O coordenador da escola sugere que este professor faça uma análise do currículo e pense na diversidade de seus alunos.
Pensando que você é esse docente como você usaria o currículo para reorganizar seu trabalho? Boa prática!
No papel de educadora, primeiramente iria minuciosamente analisar o meu currículo e, sendo necessário, modifica-lo para melhor atender às necessidades dos meus alunos. Para realizar essas adequações, eu teria que fazer um estudo do meio, realizando pesquisas de acordo com as diversidades da comunidade em que eles estão inserindo. Um documento que devemos ter em mãos é o Currículo Funcional, que promove a formação de habilidades essenciais para desenvolver a autonomia. Essas habilidades funcionais são chamadas de ações do dia a dia, tais como: higiene, alimentação, locomoção etc.
A partir daí, elaborar planejamentos mais dinâmicos e que estivessem de acordo com a minha sala de aula, respeitando a individualidade de cada grupo de alunos e, também as necessidades dos alunos especiais. Levando em consideração, que todo indivíduo deve ter direito ao acesso à aprendizagem e de ser inserido na sociedade. Contribuindo para uma sociedade mais justa e igual para todos e sendo consciente de que eu, como docente, sou um dos principais elos entre os alunos e o conhecimento.
Enriquecer meu planejamento com diversos recursos digitais, aulas de campo (pois conhecer e valorizar a sua cultura é de extrema importância na construção de um cidadão consciente e participativo) atividades lúdicas (brincadeiras, músicas, receitas, etc), elaboração e construção de jogos, seminários, para que, dessa forma, possa desenvolver também o senso crítico e ser um agente transformador do seu meio com liberdade de aprender e ensinar.
A Adequação Curricular é um documento de prática diária no âmbito educacional. Sendo assim, as sondagens individuais devem ser aplicadas sem tensão, de forma que essas atividades tornem-se cotidianas e sirvam como instrumentos para a orientação do trabalho pedagógico.
Referências:
https://saladerecursos.com.br/adequacao-curricular-pratica-e-teoria/#:~:text=A%20Adequa%C3%A7%C3%A3o%20Curricular%20%C3%A9%20um%20documento%20de%20pr%C3%A1tica%20di%C3%A1ria%20no,a%20orienta%C3%A7%C3%A3o%20do%20trabalho%20pedag%C3%B3gico.

Outros materiais