A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
gabarito simulado

Pré-visualização | Página 4 de 5

o desempenho de todo o sistema pode ser comprometido. Além disso, têm aqueles que são críticos para a estratégia da empresa. Os processos-chave de negócio estão diretamente relacionados às atividades-fim e são críticos para o sucesso organizacional. Analise com relação a tais processos o seguinte:
I. Falhas nesses processos comprometem o desempenho parcial do sistema.
II. Não são críticos para a execução da estratégica da organização.
III. É preciso haver convergência do esforço organizacional de modo a minimizar riscos, tempo e desperdícios de recursos e maximizar sinergia.
IV. Seus resultados produzem alto impacto para os fornecedores.
V. Todos os processos das unidades de negócio devem estar integrados no sistema de gestão.
Podemos afirmar que é CORRETO somente o que consta na(s):
		
	
	Alternativas I e II.
	
	Alternativas I e IV.
	
	Alternativa I.
	
	Alternativas II e IV
	 
	Alternativas III e V.
		
	
	
		25
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Um computador projetado com 512 endereços tem possibilidade de armazenar, na memória principal, 512 células (endereçadas desde a posição 0 até a posição 511). Sabendo-se, que para esse computador, cada célula é projetada para armazenar 10 bits (palavras de 10 bits), considere as afirmações a seguir.
I - Esse computador tem a capacidade de armazenar 5.120 kbits.
II - O registrador de dados da memória armazena 10 bits e a barra de dados também permite a passagem de 10 bits simultaneamente.
III - O registrador de endereço de memória e a barra de endereços armazenam, no mínimo, 9 bits para que seja possível o acesso a todas as posições de memória.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões)
		
	
	I, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I, II e III
	 
	II e III, apenas
	
	II, apenas
		
	
	
		26
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Como combater fake news? A União Europeia articulou uma equipe de pesquisadores com a finalidade de combater a disseminação crescente de notícias fraudulentas nos pleitos eleitorais. O chamado Grupo de Peritos de Alto Nível sobre Notícias Falsas e Desinformação apresentou em 2018 um relatório com recomendações para o combate aos conteúdos falsos baseado em seis pilares: (1) mais transparência por parte dos portais e provedores; (2) alfabetização midiática e informacional; (3) desenvolvimento de ferramentas para capacitar usurários e jornalistas a combater a desinformação; (4) promoção do uso positivo de tecnologias de informação de rápida evolução; (5) proteção da diversidade e da sustentabilidade do ecossistema dos meios de comunicação; (6) promoção de pesquisas acadêmicas sobre a desinformação. Chama a atenção o ponto número dois sobre a alfabetização midiática e informacional, já que em regimes democráticos o cidadão é a fonte e o destinatário do poder. Ou seja, a estratégia decisiva no combate à desinformação é educativa. LAGO, Davi. Alfabetização midiática e informacional. Disponível em https://veja.abril.com.br/blog/matheus-leitao/alfabetizacao-midiatica-e-informacional/ Acesso em 14/10/2020
Considerando o texto acima, podemos afirmar:
		
	
	Uma alternativa para acabar com as fake news é a proibição do uso de tecnologias da informação
 
	
	Fake news são um mal necessário e não são um problema para a comunicação contemporânea.
	
	Não há formas de combater as fake news.
	 
	Um dos pontos fundamentais de combate às fake news, calcadas na desinformação, é a educação.
	
	A União Europeia não está buscando formas de combater as fake news.
		
	
	
		27
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	Apesar do avanço tecnológico, que resultou na criação de uma diversidade de materiais disponíveis para produção e consumo, hoje nossos eletrodomésticos duram muito menos do que há 50 anos. Os produtos são fáceis de comprar, mas são desenhados para não durar. Como efeito, os consumidores são obrigados a descartar os produtos adquiridos em um prazo muito menor e substituí-los por novos, que provavelmente também tiveram sua durabilidade alterada. Além do prejuízo ao consumidor, essa ação causa um impacto ao meio ambiente, pelo uso de recursos naturais, energia e geração de resíduos. (...)
Na área tecnológica, a obsolescência programada pode ser vista com maior frequência. Geralmente, durante o período de garantia, smartphones, desktops e notebooks de alguns fabricantes funcionam normalmente. No entanto, após o fim desse prazo, passam a apresentar defeitos como superaquecimento ou esgotamento da bateria. Na quase totalidade dos casos o preço do conserto é tão alto que não vale a pena, e os consumidores são impelidos a adquirir um produto novo. Disponível em: https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-o-que-e-obsolescencia-programada Acesso em 13/10/2020
Considerando o texto acima, acerca da tecnologia e da obsolescência programada, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A área de tecnologia é um dos melhores exemplos da obsolescência programada pois celulares e computadores se tornam obsoletos em um curto espaço de tempo.
	
	A constante renovação tecnológica ajuda a preservar o meio ambiente pois economiza recursos naturais
	
	O objetivo da obsolescência programada é eliminar a geração de resíduos
 
	
	A tecnologia permite que os eletrodomésticos sejam mais eficientes e duráveis do que aqueles produzidos há meio século.
	
	O avanço tecnológico é uniforme e constante, não gerando diversidade de materiais disponíveis para a produção 
		
	
	
		28
           Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1   
	Exclusão ou inclusão precária? Mario Theodoro (2007/2008), importante intelectual negro e economista, entende que a ideia de exclusão da população negra precisa ser repensada. Segundo ele, tal linha de raciocínio que pressupõe a dualidade ¿incluídos¿ e ¿excluídos¿, não daria conta de entender a fundo os mecanismos de funcionamento e controle da sociedade brasileira. Dentro dessa chave de interpretação, a desigualdade racial, e consequentemente o racismo, não seria uma anomalia ou uma disfuncionalidade de um sistema defeituoso, mas sim a regra para a sua produção, manutenção e reprodução. Menos um acidente e mais um desenho institucional. Nesse caso, a população afro-brasileira não estaria excluída, mas sim incluída dentro desse sistema social numa eterna condição precária de subcidadania.  ¿Somos desiguais, convivemos com a desigualdade e o fazemos com um certo desleixo, em um processo de naturalização da pobreza, mesmo quando ela atinge proporções extremas e abjetas, [¿]. A sociedade brasileira parece operar com uma espécie de pacto com a desigualdade¿. (THEODORO, 2007/2008, p.02). Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/06/30/as-politicas-da-desigualdade-racial-no-brasil-uma-republica-erguida-com-cotas-para-os-brancos/. Considerando o texto acima, avalie as assertivas abaixo:
I. A dicotomia incluído x excluído não representa uma visão precisa da desigualdade no Brasil, uma vez que se instaurou no Brasil uma subcidadania.
II. Para o autor, o pacto com a desigualdade se revela ao longo das sucessivas legislações que atingiram a população negra de forma a naturalizar a desigualdade.
III. A Lei de Terras conseguiu realizar a dispersão da propriedade, permitindo que o acesso às terras agricultáveis fosse ampliado a população branca, distribuindo entre estes a terra.
IV. A Lei dos Sexagenários deixou de assistir a população negra com mais de 60 anos, não representando uma política pública efetiva de cidadania.
São verdadeiras as questões:
		
	
	II e III
	
	I, II e III
	 
	I, II e IV
	 
	I, III e IV
	
	I e II
		
	
	
		29
           Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1   
	A segunda paralisação dos entregadores de aplicativos, realizada no dia 25-07-2020, conhecida como Breque dos Apps, teve menos adesão dos trabalhadores do que a primeira, realizada pela categoria em 1º de julho deste ano. Enquanto alguns analistas veem a manifestação com entusiasmo, porque demonstra a capacidade de organização dos trabalhadores, outros falam em fracasso

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.