Buscar

Ambiente Econômico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ambiente Econômico: é influenciado por fatores econômicos que afetam o poder de compra e o padrão de gastos dos consumidores, com base na economia e através da inflação, taxa de juros, períodos de crescimento ou recessão. Para Churchill e Peter (2012), no ambiente econômico, devem-se verificar os ciclos de negócio, a renda do consumidor e os padrões de gastos. É um dos que mais afeta negativa, ou positivamente os negócios, pois sobre esse ambiente não é possível exercer controle. Os fatores econômicos segundo Chiavenato (2007) referem-se à situação da economia (em recessão, recuperação, prosperidade, ou depressão), às tendências dos preços (inflação ou deflação), às politicas fiscais e monetárias, entre outro. Além disso, os gastos dos consumidores e o crescimento da renda exercem influencia significativa nos negócios de uma empresa.
Pandemias com doenças recém-descobertas geram medo, pânico e interferem no comportamento dos indivíduos que são agentes econômicos. Os efeitos do Coronavírus têm sido visíveis não só no Brasil, mas em todo mundo. Diante este fato, o poder de compra das pessoas diminuiu, influenciando diretamente nas vendas de Ana, mesmo com o preço acessível. 
Ambiente Politico Legal: O ambiente legal, de acordo com Urdan e Urdan (2010), são as leis e regulamentos que pautam o mercado e que devem ser cumpridas. O ambiente legal é composto por leis, políticas públicas, agências governamentais e grupos de pressão, que regulam ou influenciam a sociedade como um todo (CHURCHILL; PETER, 2012). Os aspectos políticos se referem a decisões governamentais a nível federal, estadual e municipal, as quais têm a capacidade de interferir nas operações de uma empresa. Do mesmo modo, a legislação também interfere nas atividades corporativas, pois atinge diretamente as localizações das empresas, previne a poluição, regula a publicidade, protege os consumidores e dispõe de outros deveres e obrigações. Assim sendo, a estratégia empresarial adotada por uma companhia se defronta com certos impedimentos legais, os quais podem contribuir ou restringir a formação de novos negócios.
No ambiente político-legal a disseminação da Covid-19 traz vários impactos negativos, como a imposição de restrições de liberdade e movimentação, interrupção e alteração nos canais de produção, distribuição e consumo (nestes últimos casos, supermercados e delivery ganham a preferência, em detrimento dos restaurantes), aumento dos gastos com saúde, além de crises políticas que podem atrasar as reformas necessárias para o País. 
Ambiente Competitivo: “A análise do ambiente fornece informação sobre a situação atual da empresa no que diz respeito ao ambiente de marketing, ao mercado-alvo e aos objetivos e desempenho atuais da empresa”. (PRIDE; FERRELL, 2001, p. 33). Diante desse cenário competitivo, percebe-se que ao fazer análise do ambiente e definir suas estratégias empresarias a organização possivelmente estará à frente de seus concorrentes, pois a mesma terá o conhecimento sobre seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças utilizando a ferramenta de análise SWOT, juntamente com sua missão que permite à organização definir melhor suas estratégias. (DIAS, 2003). A empresa ao analisar o ambiente competitivo consegue informações para verificar a viabilidade de abrir sua empresa em determinados mercados. Após essa análise ela busca identificar qual o tipo de estratégia deve implantar para ganhar o mercado consumidor.
Considerando a velocidade das mudanças no mercado, uma das únicas formas de uma empresa se manter competitiva é por meio da inovação. Esse fator pode afetar diretamente a empresa de Ana, pois de acordo com o momento em que vivemos as empresas estão focadas principalmente em vendas online, se estruturando para atender a demanda de vendas, montando estratégias de marketing para atingir um púbico maior em redes sócias, usando ferramentas de trafego pago.

Outros materiais