Buscar

Aspectos Socioantropológicos-Atividade Contextualizada '

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERITAS BH
PEDAGOGIA
ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS
PROFESSOR EXECUTOR: FLAVIO BENITES
TUTORA: MARIA EMILIA LYRA DA SILVA
ALUNA: RAFAELA MOREIRA LOPES ALVES
Conteúdo do exercício
Parte superior do formulário
Para compreender e finalizar nossos estudos, entendemos que seria importante que vocês analisem e respondam as seguintes questões:
1-Tragam como feedback um exemplo de inclusão social como compromisso social da educação nas práticas pedagógicas, além de demonstrar essa prática na maioria das escolas brasileiras.
2-Elaborem sugestões de como a educação se comporta diante das desigualdades e diferenças, nas práticas pedagógicas das escolas no Brasil.
Sabemos que há uma ligação entre a sociedade e escola, ou seja, o que acontece em uma reflete no outro. Por isso a sociedade e escola devem lutar juntas para que a inclusão social e escola aconteçam.
A inclusão social nas escolas deve ser reflexo de uma cultura de educação mais humanizada, e desenvolver a empatia por todos aqueles que apresentam níveis de dificuldades maiores e aceitar todas as diferenças sociais.
Diante disso, cada vez mais as escolas adotaram a tendência construtivista como forma de linha e pensamento, no sentido de estimular a autonomia e protagonismo nos processos de aprendizagem, sobretudo sobre a diversidade e desigualdade sociais.
Discutir sobre as mudanças necessárias na escola para que a inclusão se estabeleça efetivamente deve ser realizado o mais rápido possível, para que a mudança social aconteça também.
Reconhecer que todas as pessoas têm direito à educação, independentemente de gênero, etnia, deficiência, idade, classe social ou qualquer outra condição.
Ao mencionar praticas inclusiva, remete se ao conceito de educação que valoriza praticas educativas que vão ao encontro á diversidade dos alunos.
Enfim, é o fato que a educação é capaz sim de resolver as desigualdades sociais que existem em nosso país, mas não poderá arcar sozinha com o ônus desse grande passo para uma sociedade mais humana.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS - https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/compromisso-nova-abordagem-inclusao.htm

Outros materiais