A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
AULA-PROJETO DE VIDA E O NOVO ENSINO MÉDIO-PROF WILLIAM DE ASSIS-E E VEREADOR JOSÉ LOPES-QUADRA-SP

Pré-visualização | Página 1 de 1

Projeto de Vida 
 e o 
 Novo Ensino Médio
Professor William de Assis
1ª Série do Ensino Médio
E.E. “Vereador José Lopes” – Quadra/SP
	©Pixabay
	COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
	As competências socioemocionais servem para crianças, jovens e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
	Imagem extraída do site do Instituto Ayrton Senna. 
Disponível em: 
https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises.html 
Acesso em 22 de maio de 2021, às 21:35 h.
	OBJETIVOS DESTA AULA
	Perceber a interação entre o resultado das ações (frutos das nossas escolhas) e o projeto de vida. Entender que é no interior das ações que o “querer ser”, “o escolher” e “o fazer” se definem e a realidade os modifica. 
	©Pixabay
	COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM FOCO
	Responsabilidade
	©Pixabay
	©Pixabay
	Você conhece a história de Dom Quixote? Vamos interagir um pouco?
	INTERAÇÃO 1
	©Pinterest
	©Pinterest
	Vídeo: animação Stop Motion, 2015. Inspirada no clássico de Miguel de Cervantes: Dom Quixote De La Mancha.
https://vimeo.com/132151274
Tempo: até 2’ 33”
2º Maratona Animada do Senai
	VÍDEO
	Autorizado pela SEDUC
	DOM QUIXOTE...
	Espera-se que, se você ainda não leu o livro que conta a história de Dom Quixote, sinta-se estimulado a fazer isso desde agora. Não apenas porque é uma das maiores obras da literatura espanhola e o segundo livro mais lido da História, mas para que você possa entender ainda mais sobre o que é ter um sonho e lutar por ele por meio de um plano. [...]
Um episódio que retrata bem o resultado das ações é quando Dom Quixote queima os miolos e rompe com a realidade, colocando-se em marcha pelo mundo afora. Era traçando metas e executando-as ao mesmo tempo que ele modifica a realidade, e essa modificação interage com o seu projeto de vida.
São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Projeto de Vida, 1ª série EM, vol. 4, p. 23.
	Toda meta resulta em modificar a realidade, e nenhuma realidade se transforma completamente de uma hora para outra, nem de maneira direta e linear. O processo de mudança se dá gradativamente e, por isso, é preciso ter clareza e consciência das suas ações, a qual meta se dirigir e qual objetivo cumprir. [...]
São Paulo Faz Escola, 2020. Caderno do Aluno, Projeto de Vida, 1ª série EM, vol. 4, p. 23.
	©Pinterest
	©Pinterest
	INTERAÇÃO 2
	O que a história de Dom Quixote pode nos ensinar sobre a vida?
	©Pinterest
	AS ESCOLHAS, AS DECISÕES E O PROJETO DE VIDA
	Todas as nossas escolhas e atitudes geram consequências direta ou indiretamente em nossa existência, conscientes ou não, as escolhas são nossas, assim como as consequências delas também, impactando no momento atual e em muitos casos no futuro, pois o efeito das mesmas podem durar por toda vida.
Algumas vezes, não somos responsáveis por aquilo que nos acontece, mas somos responsáveis por nossas reações diante do acontecimento.
“Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.”
 William Shakespeare
	©Pinterest
	INTERAÇÃO 3
	Como suas ações têm impactado em sua vida? 
Você se sente confiante ao fazer uma escolha?
	©Pinterest
	AS ESCOLHAS E O NOVO ENSINO MÉDIO
	AS ESCOLHAS, O NOVO ENSINO MÉDIO E O PROJETO DE VIDA
	AS ESCOLHAS, O NOVO ENSINO MÉDIO E O PROJETO DE VIDA
	INTERAÇÃO 4
	Qual área de conhecimento você mais gosta ou tem maior afinidade? 
E qual disciplina você mais gosta? Por que? 
	RESUMO
	Ter um projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso, o que faz sentido em cada etapa da vida, como preparar os próximos passos de forma mais consciente.
O protagonista da história que falamos é um fidalgo de meia idade, sonhador e idealista que te tanto ler romances de cavalaria e sonhar com
	©Pixabay
	feitos heroicos, perdeu a razão. Convencido de que é um cavaleiro andante, vive em busca de aventuras e duelos para provar o seu valor e a sua paixão por Dulcineia. Sua escolha foi viver as ilusões do que a realidade, arrastando Sancho Pança, que não tinha seu projeto de vida definido.
	Pessoas que não têm um projeto de vida veem um mundo cinza, sem cor, porque simplesmente existem, levam a sua rotina no modo automático, sem ter um objetivo e sem fazer escolhas. É completamente diferente daqueles que sabem exatamente onde estão e aonde querem chegar. Esses indivíduos conseguem se programar muito melhor, sem falar em sua motivação constante.
	OBRIGADO PELA SUA 
PARTICIPAÇÃO!!!
	©Pixabay
	©Pixabay