Logo Passei Direto
Buscar

PROVA MODULO DIAGNOSTICO CLINICO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Assinale a alternativa que completa a frase corretamente. A psicopedagogia teve seu início:
a) em virtude da necessidade de acompanhar os acontecimentos que envolviam a psicologia e a pedagogia na Europa.
b) pela necessidade de atender aos ideais escolanovistas (da Escola Nova).
c) devido à necessidade de contribuir com a busca de soluções para difíceis questões dos problemas de aprendizagem.
d) pela necessidade de acompanhar os avanços da psicopedagogia argentina.

Assinale a alternativa que apresenta a transformação que ocorreu após o 1º. Encontro de Psicopedagogos, em 1984:
a) Transformação do encontro no Grupo Livre de Estudos em Psicopedagogia.
b) Transformação do Grupo Livre de Estudos em Psicopedagogia na Associação de Psicopedagogos.
c) Transformação do encontro no Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre.
d) Transformação do encontro no 1º. Seminário de Estudos em Psicopedagogia.

Indique a resposta correta. O Projeto de Lei nº 128/2000 deu origem à:
a) Lei nº 3.124/1997, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
b) Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
c) Lei nº 5.692/1971, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
d) Lei nº 10.981/2001, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público do Estado de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.

Em relação à caixa de trabalho, é correto afirmar que:
a) os objetos a serem colocados na caixa de trabalho devem chamar a atenção da criança.
b) a organização da caixa de trabalho não está estreitamente ligada aos resultados da avaliação diagnóstica clínica.
c) a escolha do material deve ser criteriosa e completa, ou seja, a caixa de trabalho deve conter todos os desejos da criança e esgotar todas as necessidades destes.
d) a caixa de trabalho pode conter materiais básicos que servem de apoio ao aprendiz: papéis, lápis, apontador, borracha, régua. Mas, conforme a necessidade apontada pela avaliação, essa lista pode ser ampliada com outros materiais.

operatório, o psicopedagogo deve dominar completamente os estágios piagetianos. Dessa forma, é preciso testar seus conhecimentos: “Que tipo de pensamento predomina no estágio operacional concreto?”. Assinale a resposta correta:
a) Pensamento abstrato.
b) Pensamento perceptivo.
c) Mundo interno.
d) Pensamento lógico-matemático.

Ainda em relação ao estágio operacional concreto: “Que tipo de raciocínio predomina no estágio operacional concreto?”. Assinale a resposta correta:
a) Indutivo: As generalizações partem de exemplos particulares.
b) Dedutivo: As conclusões implícitas são tiradas das generalizações.
c) Indutivo e dedutivo.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Até aqui, nós identificamos várias operações e características dos processos de pensamento das crianças por meio da análise dos estágios piagetianos e das provas operatórias também propostas por Piaget. Com base em nossos estudos, assinale a alternativa incorreta:
a) Operações são manipulações internas ou agrupamentos de objetos percebidos pela criança.
b) Classificação é a ação de agrupar objetos em uma classe.
c) Ordenação é o ato relacionar objetos em uma ordem ou série.
d) Seriação é a ação de separar objetos em relação às suas características semelhantes.

Assinale as alternativas corretas. A queixa apresentada pela mãe de Carla revela que:
a) Carla vem se apresentando mais nervosa, agressiva e rebelde.
b) por voltar machucada (pela professora) da segunda escola em que estudou, Carla entrou em um processo de não aprendizado.
c) foi somente na terceira escola que ela percebeu o quanto sua filha não sabia e o quanto esta estava desmotivada para o aprendizado.
d) apesar do incentivo dado pela escola e de ela ter vontade de aprender a ler, Carla não consegue aprender.

Os laços afetivos entre mãe e filha parecem alicerçados em algumas questões bem pontuais, envolvendo certo sentimento de culpa. Marque (V) para as alternativas verdadeiras ou (F) para as respostas falsas em relação a esse sentimento.
( V) A mãe de Carla revela que gostaria de ter mais tempo para ficar com a filha depois do horário de escola, pois chega tarde do serviço.
(V ) “Desde que ela ficou doente tenho medo de perdê-la, pois eu quase a perdi... e não entendo por quê, pois ela tinha uma alimentação muito boa”.
( V) A doença debilitou Carla seriamente, o que deixou os pais mais presentes em sua vida e, por isso, a menina se acostumou a fazer o que quisesse.
( F) A entrada de Carla desde bebê na escola foi uma das causas principais para o problema da menina, pois como a mãe trabalhava o dia todo e o pai sempre estava viajando a trabalho, isso prejudicou, e muito, o seu desenvolvimento.

A distância que vai entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada de:
a) nível de desenvolvimento real.
b) nível de desenvolvimento proximal.
c) zona de desenvolvimento proximal.
d) zona de desenvolvimento real.

Recapitulando os conhecimentos vistos até o momento e de acordo com o que estudamos neste capítulo, no qual apontamos que a criança avaliada possui dificuldades no processo lógico-matemático, assinale a resposta incorreta. Quando a criança começa a dominar as operações mentais lógicas, ela entra, segundo Piaget, no estágio denominado de:
a) sensório-motor.
b) pré-operatório.
c) operatório concreto.
d) operatório formal.

Neste capítulo afirmamos que o psicopedagogo, durante a aplicação das provas diagnósticas ou mesmo durante suas intervenções, atua no que Vigotski chama de zona de desenvolvimento proximal. Assinale a resposta que melhor define esse conceito.
a) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela distância entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança faz com a mediação de um adulto) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio).
b) A zona de desenvolvimento proximal não pode ser observada quando se analisa o “nível de desenvolvimento real”, pois ela necessita especificamente do “nível de desenvolvimento proximal”.
c) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela distância entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança faz com a mediação de um adulto).
d) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela disparidade entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança faz com a mediação de um adulto).

Assinale a afirmativa correta que complete a fala: “Uma vez que o psicopedagogo reuniu o maior número de informações possíveis sobre os diferentes aspectos que envolvem as dificuldades de aprendizagem durante o processo diagnóstico, este deverá...”:
a) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa por intermédio do informe psicopedagógico.
b) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa para obter a categoria patológica na qual se encontra o sujeito.
c) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa para obter uma visão particular e única do sujeito.
d) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa por intermédio do relatório psicológico.

No que diz respeito ao informe psicopedagógico, assinale com (V) as afirmacoes verdadeiras e com (F) as afirmações falsas:
(F) No informe psicopedagógico, temos de comunicar tudo o que é feito em consultório, sem pensar no outro que está nos ouvindo, mas somente no sujeito com dificuldade no processo de escolarização.
(V) A palavra informe se refere à fotografia de uma conjuntura complexa, que, no caso da psicopedagogia, é o que se pretende ao final de um diagnóstico.
(V) O informe psicopedagógico se refere à fotografia no sentido do jeito de se ver e de se observar a realidade.
(V) No informe psicopedagógico, temos de comunicar ao outros as conclusões, sem agredir ou gerar culpa, mas sim esclarecer.

Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(V) Os três momentos que compõem a elaboração de um informe são: considerar a quem se destina, verificar a forma de apresentação e o conteúdo a ser escrito.
(V) A análise dos resultados é considerada o momento em que se expõem as conclusões às quais o psicopedagogo chegou e em que se articula a queixa com os sintomas, os obstáculos e as possíveis causas do não aprendizado.
(F) Segundo o momento do conteúdo do informe, o relatório deve ser conduzido a um prognóstico fechado.
(F) O que menos ajuda durante o processo de escrita e análise do informe é a queixa expressa no primeiro encontro.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Assinale a alternativa que completa a frase corretamente. A psicopedagogia teve seu início:
a) em virtude da necessidade de acompanhar os acontecimentos que envolviam a psicologia e a pedagogia na Europa.
b) pela necessidade de atender aos ideais escolanovistas (da Escola Nova).
c) devido à necessidade de contribuir com a busca de soluções para difíceis questões dos problemas de aprendizagem.
d) pela necessidade de acompanhar os avanços da psicopedagogia argentina.

Assinale a alternativa que apresenta a transformação que ocorreu após o 1º. Encontro de Psicopedagogos, em 1984:
a) Transformação do encontro no Grupo Livre de Estudos em Psicopedagogia.
b) Transformação do Grupo Livre de Estudos em Psicopedagogia na Associação de Psicopedagogos.
c) Transformação do encontro no Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre.
d) Transformação do encontro no 1º. Seminário de Estudos em Psicopedagogia.

Indique a resposta correta. O Projeto de Lei nº 128/2000 deu origem à:
a) Lei nº 3.124/1997, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
b) Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
c) Lei nº 5.692/1971, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
d) Lei nº 10.981/2001, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público do Estado de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.

Em relação à caixa de trabalho, é correto afirmar que:
a) os objetos a serem colocados na caixa de trabalho devem chamar a atenção da criança.
b) a organização da caixa de trabalho não está estreitamente ligada aos resultados da avaliação diagnóstica clínica.
c) a escolha do material deve ser criteriosa e completa, ou seja, a caixa de trabalho deve conter todos os desejos da criança e esgotar todas as necessidades destes.
d) a caixa de trabalho pode conter materiais básicos que servem de apoio ao aprendiz: papéis, lápis, apontador, borracha, régua. Mas, conforme a necessidade apontada pela avaliação, essa lista pode ser ampliada com outros materiais.

operatório, o psicopedagogo deve dominar completamente os estágios piagetianos. Dessa forma, é preciso testar seus conhecimentos: “Que tipo de pensamento predomina no estágio operacional concreto?”. Assinale a resposta correta:
a) Pensamento abstrato.
b) Pensamento perceptivo.
c) Mundo interno.
d) Pensamento lógico-matemático.

Ainda em relação ao estágio operacional concreto: “Que tipo de raciocínio predomina no estágio operacional concreto?”. Assinale a resposta correta:
a) Indutivo: As generalizações partem de exemplos particulares.
b) Dedutivo: As conclusões implícitas são tiradas das generalizações.
c) Indutivo e dedutivo.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

Até aqui, nós identificamos várias operações e características dos processos de pensamento das crianças por meio da análise dos estágios piagetianos e das provas operatórias também propostas por Piaget. Com base em nossos estudos, assinale a alternativa incorreta:
a) Operações são manipulações internas ou agrupamentos de objetos percebidos pela criança.
b) Classificação é a ação de agrupar objetos em uma classe.
c) Ordenação é o ato relacionar objetos em uma ordem ou série.
d) Seriação é a ação de separar objetos em relação às suas características semelhantes.

Assinale as alternativas corretas. A queixa apresentada pela mãe de Carla revela que:
a) Carla vem se apresentando mais nervosa, agressiva e rebelde.
b) por voltar machucada (pela professora) da segunda escola em que estudou, Carla entrou em um processo de não aprendizado.
c) foi somente na terceira escola que ela percebeu o quanto sua filha não sabia e o quanto esta estava desmotivada para o aprendizado.
d) apesar do incentivo dado pela escola e de ela ter vontade de aprender a ler, Carla não consegue aprender.

Os laços afetivos entre mãe e filha parecem alicerçados em algumas questões bem pontuais, envolvendo certo sentimento de culpa. Marque (V) para as alternativas verdadeiras ou (F) para as respostas falsas em relação a esse sentimento.
( V) A mãe de Carla revela que gostaria de ter mais tempo para ficar com a filha depois do horário de escola, pois chega tarde do serviço.
(V ) “Desde que ela ficou doente tenho medo de perdê-la, pois eu quase a perdi... e não entendo por quê, pois ela tinha uma alimentação muito boa”.
( V) A doença debilitou Carla seriamente, o que deixou os pais mais presentes em sua vida e, por isso, a menina se acostumou a fazer o que quisesse.
( F) A entrada de Carla desde bebê na escola foi uma das causas principais para o problema da menina, pois como a mãe trabalhava o dia todo e o pai sempre estava viajando a trabalho, isso prejudicou, e muito, o seu desenvolvimento.

A distância que vai entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada de:
a) nível de desenvolvimento real.
b) nível de desenvolvimento proximal.
c) zona de desenvolvimento proximal.
d) zona de desenvolvimento real.

Recapitulando os conhecimentos vistos até o momento e de acordo com o que estudamos neste capítulo, no qual apontamos que a criança avaliada possui dificuldades no processo lógico-matemático, assinale a resposta incorreta. Quando a criança começa a dominar as operações mentais lógicas, ela entra, segundo Piaget, no estágio denominado de:
a) sensório-motor.
b) pré-operatório.
c) operatório concreto.
d) operatório formal.

Neste capítulo afirmamos que o psicopedagogo, durante a aplicação das provas diagnósticas ou mesmo durante suas intervenções, atua no que Vigotski chama de zona de desenvolvimento proximal. Assinale a resposta que melhor define esse conceito.
a) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela distância entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança faz com a mediação de um adulto) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio).
b) A zona de desenvolvimento proximal não pode ser observada quando se analisa o “nível de desenvolvimento real”, pois ela necessita especificamente do “nível de desenvolvimento proximal”.
c) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela distância entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança faz com a mediação de um adulto).
d) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela disparidade entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança faz com a mediação de um adulto).

Assinale a afirmativa correta que complete a fala: “Uma vez que o psicopedagogo reuniu o maior número de informações possíveis sobre os diferentes aspectos que envolvem as dificuldades de aprendizagem durante o processo diagnóstico, este deverá...”:
a) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa por intermédio do informe psicopedagógico.
b) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa para obter a categoria patológica na qual se encontra o sujeito.
c) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa para obter uma visão particular e única do sujeito.
d) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa por intermédio do relatório psicológico.

No que diz respeito ao informe psicopedagógico, assinale com (V) as afirmacoes verdadeiras e com (F) as afirmações falsas:
(F) No informe psicopedagógico, temos de comunicar tudo o que é feito em consultório, sem pensar no outro que está nos ouvindo, mas somente no sujeito com dificuldade no processo de escolarização.
(V) A palavra informe se refere à fotografia de uma conjuntura complexa, que, no caso da psicopedagogia, é o que se pretende ao final de um diagnóstico.
(V) O informe psicopedagógico se refere à fotografia no sentido do jeito de se ver e de se observar a realidade.
(V) No informe psicopedagógico, temos de comunicar ao outros as conclusões, sem agredir ou gerar culpa, mas sim esclarecer.

Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(V) Os três momentos que compõem a elaboração de um informe são: considerar a quem se destina, verificar a forma de apresentação e o conteúdo a ser escrito.
(V) A análise dos resultados é considerada o momento em que se expõem as conclusões às quais o psicopedagogo chegou e em que se articula a queixa com os sintomas, os obstáculos e as possíveis causas do não aprendizado.
(F) Segundo o momento do conteúdo do informe, o relatório deve ser conduzido a um prognóstico fechado.
(F) O que menos ajuda durante o processo de escrita e análise do informe é a queixa expressa no primeiro encontro.

Prévia do material em texto

https://psicod.org/psicopedagogia-clnica-caminhos-tericos-e-prticos-makeliny-oliv.html?page=14
CAPITULO 1 GABARITO
1. Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
A psicopedagogia teve seu início:
a) em virtude da necessidade de acompanhar os acontecimentos que envolviam a psicologia e a pedagogia na Europa.
b) pela necessidade de atender aos ideais escolanovistas (da Escola Nova).
c) devido à necessidade de contribuir com a busca de soluções para difíceis questões dos problemas de aprendizagem.
d) pela necessidade de acompanhar os avanços da psicopedagogia argentina.
2. Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Hoje, a psicopedagogia é apenas a união de dois saberes: a psicologia e a pedagogia.
( ) Atualmente, a psicopedagogia é apenas a união da psicologia, principalmente por meio da psicanálise e da pedagogia.
( ) No contexto contemporâneo, a psicopedagogia é apenas a atuação da pedagogia sobre os problemas de aprendizagem.
( ) Hoje, a psicopedagogia é uma área de conhecimento construída por dois saberes e duas práticas − a psicologia e a pedagogia − apoiados por um grande corpo teórico.
2. F, F, F, V
3. Assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso em relação ao complemento da seguinte frase:
A chamada pedagogia curativa tinha a intenção de:
( ) tratar de sujeitos de inteligência normal, porém com problemas escolares.
( ) tratar de sujeitos com altas habilidades e sem nenhum problema escolar.
( ) tratar de sujeitos com inteligência abaixo da média, com sérios problemas de aprendizagem.
( ) tratar de sujeitos de inteligência normal e sem problemas de aprendizagem.
3. V, F, F, F
4. Assinale a alternativa que apresenta a transformação que ocorreu após o 1º. Encontro de Psicopedagogos, em 1984:
a) Transformação do encontro no Grupo Livre de Estudos em Psicopedagogia.
b) Transformação do Grupo Livre de Estudos em Psicopedagogia na Associação de Psicopedagogos.
c) Transformação do encontro no Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre.
d) Transformação do encontro no 1º. Seminário de Estudos em Psicopedagogia.
4. b
5. Indique a resposta correta.
O Projeto de Lei nº 128/2000 deu origem à:
a) Lei nº 3.124/1997, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
b) Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
c) Lei nº 5.692/1971, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
d) Lei nº 10.981/2001, que dispõe sobre a assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino básico público do Estado de São Paulo, com o objetivo de diagnosticar e prevenir problemas de aprendizagem.
5. D
CAPITULO 3 GABARITO
1. Analise as afirmações a seguir sobre a entrevista inicial, de acordo com o conteúdo estudado neste capítulo, marcando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
(V ) Deve-se esclarecer aos pais e/ou responsáveis sobre o trabalho psicopedagógico.
( V) Deve-se investigar com os pais e/ou responsáveis qual o motivo – queixa – que os levou a buscar a avaliação psicopedagógica clínica.
(V ) Deve-se investigar sobre o processo de aprendizagem da criança desde os seus primeiros anos de vida.
( F) Deve-se esclarecer aos pais e/ou responsáveis que o nível socioeconômico e cultural da família afetará a investigação psicopedagógica clínica.
1. V, V, V, F
2. Analise as afirmações a seguir sobre a entrevista operatória
centrada na aprendizagem (Eoca), de acordo com o conteúdo estudado neste capítulo, marcando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
(V ) O psicopedagogo deve evitar a apresentação de materiais distantes do cotidiano da criança durante a entrevista operatória centrada na aprendizagem.
( F) O psicopedagogo deve apresentar materiais aos quais a criança não teria acesso cotidianamente, para deixá-la deslumbrada e mais interessada na atividade em si.
(V ) O psicopedagogo deve evitar demonstrar satisfação, insatisfação ou surpresa com desempenho do entrevistado, para não influenciar de forma positiva ou negativa o desenvolvimento da avaliação, comprometendo o resultado final.
(F ) O psicopedagogo deve pronunciar frases de efeito estimulante como: “Muito bem, você fez um ótimo trabalho, você é muito inteligente etc.” para que a criança se sinta acolhida durante a Eoca.
2. V, F, V, F
3. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F) para as afirmativas falsas em relação aos objetivos da Eoca:
(V ) Estabelecer uma relação de confiança com a criança, tentando diminuir suas ansiedades.
(F ) Perceber o que a criança sabe fazer e gosta de fazer (vínculo com a aprendizagem formal – fora da escola).
(F ) Perceber o vínculo com os objetos e conteúdos de aprendizagem escolar observando as defesas, as dissociações (vinculações com a aprendizagem informal-escolar).
(V ) Perceber as condutas de fuga ou enfrentamento diante dos desafios impostos à criança.
3. V, F, F, V
4. Em relação à anamnese, é incorreto afirmar que:
a) a entrevista de anamnese é um dos pontos cruciais de um bom diagnóstico, pois possibilita a integração das dimensões passado, presente e futuro da criança.
b) o objetivo da anamnese é obter dados contextuais para a melhor compreensão da problemática por meio da etiologia do caso.
c) na anamnese deve-se realizar uma entrevista com os pais e/ou responsáveis pela criança para obter informações sobre aspectos gerais, tais como o nascimento, a gravidez, o parto e o pós-parto.
d) durante a entrevista com os pais e/ou responsáveis pela criança, é muito importante compreender a evolução das aprendizagens informais, tais como: brincar, comer, controle dos esfíncteres, vestir-se, compreensão de ordens, relato de novelas, filmes, programas de TV etc.
4. a
5. Em relação à caixa de trabalho, é correto afirmar que:
a) os objetos a serem colocados na caixa de trabalho devem chamar a atenção da criança.
b) a organização da caixa de trabalho não está estreitamente ligada aos resultados da avaliação diagnóstica clínica.
c) a escolha do material deve ser criteriosa e completa, ou seja, a caixa de trabalho deve conter todos os desejos da criança e esgotar todas as necessidades destes.
d) a caixa de trabalho pode conter materiais básicos que servem de apoio ao aprendiz: papéis, lápis, apontador, borracha, régua. Mas, conforme a necessidade apontada pela avaliação, essa lista pode ser ampliada com outros materiais.
5. d
CAPITULO 4 GABARITO
1. Apresentando a duas crianças 20 fichas de papel de 2 cores diferentes, sendo 16 vermelhas e 4 azuis, faz-se a seguinte pergunta às crianças avaliadas: “Existem mais fichas vermelhas ou fichas de papel?”. Ana, de 5 anos, responde: “Existem mais fichas vermelhas” e Pedro, de 7 anos, responde: “Existem mais fichas de papel do que fichas vermelhas”. De acordo com as respostas das crianças, assinale (V) ou (F) para as alternativas a seguir:
( V) Pedro foi capaz de agrupar as fichas vermelhas e azuis na classe de fichas de papel.
( F) Ana simplesmente não compreendeu a questão.
(V) Pedro respondeu que existem mais fichas de papel, pois é capaz de operações mais complexas, estando em um estágio mais avançado de pensamento.
( V) Ana não percebeu o fato de que existem mais fichas de papel, pois ainda não é capaz de fazer agrupamentos.
2. Para o desenvolvimento correto da aplicação e análise das provas do diagnóstico operatório, o psicopedagogo deve dominar completamente os estágios piagetianos. Dessa forma, é preciso testar seus conhecimentos: “Que tipo de pensamento predomina no estágio operacional concreto?”. Assinale a resposta correta:
a) Pensamento abstrato.
b) Pensamento perceptivo.c) Mundo interno.
d) Pensamento lógico-matemático.
3. Ainda em relação ao estágio operacional concreto: “Que tipo de raciocínio predomina no estágio operacional concreto?”. Assinale a resposta correta:
a) Indutivo: As generalizações partem de exemplos particulares.
b) Dedutivo: As conclusões implícitas são tiradas das generalizações.
c) Indutivo e dedutivo.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
4. Até aqui, nós identificamos várias operações e características dos processos de pensamento das crianças por meio da análise dos estágios piagetianos e das provas operatórias também propostas por Piaget. Com base em nossos estudos, assinale a alternativa incorreta:
a) Operações são manipulações internas ou agrupamentos de objetos percebidos pela criança.
b) Classificação é a ação de agrupar objetos em uma classe.
c) Ordenação é o ato relacionar objetos em uma ordem ou série.
d) Seriação é a ação de separar objetos em relação às suas características semelhantes.
5. Com base em nossos estudos, assinale (V) ou (F) de acordo com o estágio correspondente:
(F ) 2 a 4 anos: Nessa fase, a criança é capaz de classificação e ordenação.
(F ) 4 a 7 anos: Nessa fase, a criança é capaz de controlar variáveis.
(V ) 12 anos em diante: Nessa fase, a criança é capaz de realizar permutações.
( V) 2 a 4 anos: Nessa fase, a criança é capaz de realizar jogos simbólicos.
1. V, F, V, V
2. c
3. a
4. d
5. F, F, V, V
CAPITULO 5 GABARITO
1. Assinale as alternativas corretas. A queixa apresentada pela mãe de Carla revela que:
a) Carla vem se apresentando mais nervosa, agressiva e rebelde.
b) por voltar machucada (pela professora) da segunda escola em que estudou, Carla entrou em um processo de não aprendizado.
c) foi somente na terceira escola que ela percebeu o quanto sua filha não sabia e o quanto esta estava desmotivada para o aprendizado.
d) apesar do incentivo dado pela escola e de ela ter vontade de aprender a ler, Carla não consegue aprender.
2. Os laços afetivos entre mãe e filha parecem alicerçados em algumas questões bem pontuais, envolvendo certo sentimento de culpa. Marque (V) para as alternativas verdadeiras ou (F) para as respostas falsas em relação a esse sentimento.
( V) A mãe de Carla revela que gostaria de ter mais tempo para ficar com a filha depois do horário de escola, pois chega tarde do serviço.
(V ) “Desde que ela ficou doente tenho medo de perdê-la, pois eu quase a perdi... e não entendo por quê, pois ela tinha uma alimentação muito boa”.
( V) A doença debilitou Carla seriamente, o que deixou os pais mais presentes em sua vida e, por isso, a menina se acostumou a fazer o que quisesse.
( F) A entrada de Carla desde bebê na escola foi uma das causas principais para o problema da menina, pois como a mãe trabalhava o dia todo e o pai sempre estava viajando a trabalho, isso prejudicou, e muito, o seu desenvolvimento.
3. A distância que vai entre o que somos capazes de fazer sozinhos e o que somos capazes de fazer com a ajuda dos outros é denominada de:
a) nível de desenvolvimento real.
b) nível de desenvolvimento proximal.
c) zona de desenvolvimento proximal.
d) zona de desenvolvimento real.
4. Recapitulando os conhecimentos vistos até o momento e de acordo com o que estudamos neste capítulo, no qual apontamos que a criança avaliada possui dificuldades no processo lógico-
matemático, assinale a resposta incorreta. Quando a criança começa a dominar as operações mentais lógicas, ela entra, segundo Piaget, no estágio denominado de:
a) sensório-motor.
b) pré-operatório.
c) operatório concreto.
d) operatório formal.
5. Neste capítulo afirmamos que o psicopedagogo, durante a aplicação das provas diagnósticas ou mesmo durante suas intervenções, atua no que Vigotski chama de zona de desenvolvimento proximal. Assinale a resposta que melhor define esse conceito.
a) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela distância entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança faz com a mediação de um adulto) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio).
b) A zona de desenvolvimento proximal não pode ser observada quando se analisa o “nível de desenvolvimento real”, pois ela necessita especificamente do “nível de desenvolvimento proximal”.
c) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela distância entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança faz com a mediação de um adulto).
d) A zona de desenvolvimento proximal se caracteriza pela disparidade entre o “nível de desenvolvimento real” (o que a criança sabe realizar sozinha, sem auxílio) e o “nível de desenvolvimento próximo” (o que a criança faz com a mediação de um adulto).
1. c, d
2. V, V, V, F
3. c
4. d
5. c
CAPITULO 6 GABARITO
1. Assinale a alternativa correta:
a) O sentido mais amplo do psicodiagnóstico é que, por meio dele, discernimos, conhecemos e vemos o que ocorre com o sujeito.
b) O sentido mais amplo do psicodiagnóstico é que este
possibilita ir além do senso comum.
c) O sentido mais amplo do psicodiagnóstico é que ele nos possibilita que o conhecimento vá além do senso comum, ou seja, ele nos possibilita significar a realidade, fazendo o uso de conceitos, noções e teorias científicas.
d) O sentido mais amplo do psicodiagnóstico é que ele nos possibilita significar a realidade.
2. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F)para as falsas:
( V) O diagnóstico psicopedagógico é utilizado para detectar problemas de aprendizagem.
(F ) O diagnóstico psicopedagógico é em si uma das intervenções do psicopedagogo para com o sujeito, a família, a escola e os demais envolvidos no processo.
( V) O diagnóstico psicopedagógico busca enquadrar o indivíduo em categorias patológicas.
(F ) O diagnóstico psicopedagógico possibilita o início de uma ação capaz de ajudar o sujeito a retomar o prazer de aprender e de mostrar-lhe sua capacidade.
3. Assinale a afirmativa correta que complete a fala: “Uma vez que o psicopedagogo reuniu o maior número de informações possíveis sobre os diferentes aspectos que envolvem as dificuldades de aprendizagem durante o processo diagnóstico, este deverá...”:
a) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa por intermédio do informe psicopedagógico.
b) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa para obter a categoria patológica na qual se encontra o sujeito.
c) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa para obter uma visão particular e única do sujeito.
d) se preparar para sistematizar todas essas informações de forma coesa e precisa por intermédio do relatório psicológico.
4. No que diz respeito ao informe psicopedagógico, assinale com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as afirmações falsas:
(F ) No informe psicopedagógico, temos de comunicar tudo o que é feito em consultório, sem pensar no outro que está nos ouvindo, mas somente no sujeito com dificuldade no processo de escolarização.
( V) A palavra informe se refere à fotografia de uma conjuntura complexa, que, no caso da psicopedagogia, é o que se pretende ao final de um diagnóstico.
( V) O informe psicopedagógico se refere à fotografia no sentido do jeito de se ver e de se observar a realidade.
(V ) No informe psicopedagógico, temos de comunicar ao outros as conclusões, sem agredir ou gerar culpa, mas sim
esclarecer.
5. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(V ) Os três momentos que compõem a elaboração de um informe são: considerar a quem se destina, verificar a forma de apresentação e o conteúdo a ser escrito.
( V) A análise dos resultados é considerada o momento em que se expõem as conclusões às quais o psicopedagogo chegou e em que se articula a queixa com os sintomas, os obstáculos e as possíveis causas do não aprendizado.
(F ) Segundo o momento do conteúdo do informe, o relatório deve ser conduzido a um prognóstico fechado.
(F) O que menos ajuda durante o processo de escrita e análise do informe é a queixa expressa no primeiro encontro.
1. c
2. V, F, V, F
3. a
4. F, V, V, V
5. V, V, F, F

Mais conteúdos dessa disciplina