Buscar

AD2 - Análise Micro CEDERJ

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Distância – AD2
Período - 2021/2º (maio)
ANALISE MICROECONÔMICA
Coordenador: Prof. Cleber Ferrer Barbosa
Atenção ao Prazo Final de recebimento: entregue antes do prazo para evitar imprevistos
AD2 Microeconomia
Pontuação: (2) dois pontos cada questão.
Questão 1
O mundo cada vez mais muda os conceitos, utiliza novos termos. Por exemplo, novas descobertas, tecnologias, processos, têm surgido em intervalos de tempo menores. Observe que na espécie humana a longevidade aumentou, o conceito tradicional de velhice envelheceu. 
Hodiernamente, se alguém utilizar o termo antigamente, pode ser que ela esteja se referindo há dois meses ou até menos disso. Possivelmente decorre das frequentes mudanças e o crescente obsoletismo das coisas em geral. 
Por essa argumentação, utilizar a cronologia de tempo em anos, refere-se a algo mais estático, menos eficiente para definir o que é novo, velho, moderno, ultrapassado.
 A microeconomia, por sabedoria ou coincidência, não define o curto e longo prazo pela mera determinação fixa de anos. Estudamos que o curto prazo para uma firma pode demorar 3 anos e, para outra, abranger 30 dias. 
Pelo que você conhece da conceituação de curto prazo e longo prazo, considerando esse entendimento que “as coisas” estão mais rápidas, pergunta-se:
a. As firmas têm se defrontado com o período microeconômico de curto prazo maior ou menor em relação há 20 anos? 
b. Via de regra, o alcance do período de longo prazo deve ter diminuído para cada firma ao longo desses novos tempos de tantas e rápidas transformações?
OBS: responda objetivamente. Não precisa justificar suas respostas.
Questão 2
O custo de produção, em dólares, de uma firma pode ser expresso por: CT = 40q+20.
Considerando que q represente a quantidade (em unidades) do produto realizado pela empresa, calcule:
a)      Os custos médio e marginal a firma produz 5 unidades.
b)      Pode se afirmar que essa empresa está no curto ou longo prazo? Justifique.
 
Questão 3
Novas tecnologias  têm elevado a produtividade do Trabalho.  Mostre que se os  salários estão constantes, a elevação da produtividade permite que o empresário reduza o preço do produto na mesma proporção  do aumento da produtividade. Dica: relação inversa entre produtividades e custos; preço = custo mais lucro.
Questão 4
Uma empresa atua no mercado buscando auferir o máximo lucro.  Se o preço é menor que o custo médio de produção, o que se pode dizer sobre o lucro médio? Se o preço for 4 e o custo médio de produção for 6, qual o valor do lucro total quando se produz 10 unidades?
 
Questão 5
Considerando as estruturas de mercado, qual a importância das barreiras à entrada para a existência de lucro econômico de longo prazo positivo ?

Outros materiais