Buscar

avaliação discursiva teoria geral da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 3 - Calouros
Para responder a questão deve ser produzido um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres) com suas próprias palavras, para cada resposta. Não são permitidas cópias do material didático nem de outras mídias faladas ou audiovisuais, sob pena de anulação da resposta ou pontuação correspondente. É importante ter originalidade e apresentar clareza na produção, vocabulário adequado, coerência com o questionamento citado e com as regras ortográficas.
Em caso de tecer comparações ou optar por citações, estas deverão ser referenciadas (na referência indicar ano, página do livro, links, que usou como aporte) e não podem ultrapassar 20% do texto total.
Então, bom trabalho! Escreva com suas próprias palavras, responda o que foi pedido e demostre seus conhecimentos.
 
Questão A
Um dos fatores para a solidificação da Teoria das Relações Humanas é o experimento de Hawthorne, feito por Helton Mayo e equipe. Os experimentos de Hawthorne foram muito importantes para a teoria das organizações por vários motivos. Em primeiro lugar, porque foi nesses estudos que os teóricos puderam observar, na prática, como o trabalho em grupo, as atitudes e as necessidades dos empregados afetam a motivação e o comportamento.
Os Experimentos de Hawthorne não obtiveram sucesso em confirmar que havia uma correlação entre o esforço e a iluminação, mas puderam aprofundar na evolução das teorias administrativas. No entanto, quais são as principais conclusões do experimento?
1. 
Essa experiência mostrou que o nível de produção não depende da parte física do trabalhador, mas sim da integração social que ele tem com o grupo , pois, o individuo se apoia totalmente no grupo em que faz parte. 
 Eles buscam recompensas sociais, a empresa era vista como um conjunto de grupos sociais informais formados pelos trabalhadores . Passa a ser dada mais atenção aos sentimentos e comportamento dos funcionários, pois, era o que mais influencia na produtividade.
A experiência de Hawthorne  foi essencial para humanizar e democratizar as organizações.  O objetivo inicial  da pesquisa comanda pelo pesquisador George Elton Mayo  na fábrica da Western Eletric Company  era avaliar a correlação entre a iluminação e a eficiência dos funcionários, porém se ampliou para outros campos de estudo, tais como acidentes de trabalho , fadiga, rotatividade e o efeito das condições sobre a produtividade. 
A pesquisa foi dividida em quatro fases,  que resultaram que o fator psicológico influenciava na eficiência dos funcionários, que um melhor ambiente e relacionamento entre os funcionários era capaz de aprimorar o trabalho, desenvolver uma equipe e lideranças. Foi descoberto a existência da organização informal dos funcionários. Apesar de haver recompensas por parte da empresa era o grupo informal que determinavam o ritmo da produção, os operários eram unidos ao grupo para combater o que eles caracterizavam como abusos da administração.
Podemos afirmar que a pesquisa  proporcionou os princípios básicos das relações humanas nas organizações, quebrou a idéia do operário ser visto como uma máquina.  Mostrou que o nível de produção é resultante do fator de integração social e com isso notou-se  que era preciso estudar as atitudes e comportamentos das pessoas nas organizações a fim de entender os grupos informais que os operários pertencem para tentar melhorar as condições de trabalho e assim aumentar a produtividade da empresa.

Outros materiais