Buscar

ATIVIDADE DE ASSOCIATIVISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ASSOCIATIVISMO
1- O que é Associativismo? 
O associativismo se constitui em alternativa necessária de viabilização das atividades econômicas, possibilitando aos empreendedores e pequenos negócios um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência.
2- Relate sobre a importância do Associativismo no meio rural-Agricultura familiar 
Nessa perspectiva, o associativismo e o cooperativismo são ferramentas essenciais para o fortalecimento da coletividade, que promovem a inserção econômica dos pequenos produtores no mercado e, assim, permitem que a agricultura familiar possa se desenvolver e principalmente satisfazer as necessidades econômicas, sociais e ambientais
3- Quantos são os princípios do Associativismo? Cite-os e fale sobre cada um deles. 
O Associativismo é regido por princípios fundamentais que, quando colocados em prática, permitem às Associações exercer um papel transformador e único na sociedade. Além de unir pessoas, ou profissionais, que procuram alcançar objetivos comuns, estabelecendo personalidades jurídicas próprias e sem interesses econômicos, o associativismo representa forma de expressão e exercício da cidadania, da liberdade e da vida democrática.
Princípio da Adesão Voluntária e Livre
Organizações voluntárias e abertas a quem está disposto a aceitar as responsabilidades enquanto sócio, as Associações não fazem distinções sociais, de gênero, raciais, políticas e religiosas. Ao contrário disso, são abertas à pluralidade e diversidade de ideias e pessoas.
Princípio da Gestão Democrática pelos Sócios
Um dos pilares dessas organizações, a visão democrática, estabelece que todos os sócios possuem o mesmo tamanho e importância para as Associações, participando de forma ativa e colaborativa na tomada de decisões.
Princípio da Participação Econômica dos Sócios
Ainda que as Associações não possuam como uma de suas finalidades o enriquecimento próprio, e sim colaborar com a melhora na qualidade de vida de seus associados, elas dependem da contribuição financeira e equitativa entre os seus membros, geralmente, através da cobrança de mensalidades bastante acessíveis.
Princípio da Autonomia e Independência
As Associações são organizações autônomas e de ajuda mútua, possuem um conselho e uma estrutura administrativa, inclusive com funcionários registrados. Elas podem entrar em um acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, visando possibilitar o acesso de seus associados a programas sociais do governo e/ou desenvolvendo as próprias iniciativas em prol da sociedade.
Princípio da Educação, Formação e Informação
É uma das premissas das Associações proporcionar educação e formação a seus associados, dirigentes eleitos e administradores, de modo a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pessoal de cada um.
Princípio da Interação
As Associações podem interagir entre si e têm também a responsabilidade de fortalecer o movimento associativista, se trabalharem juntas, através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais, e no fomento à prática.
Princípio do Interesse pela Comunidade
Mais do que fortalecer um determinado grupo, as Associações também trabalham pelo desenvolvimento sustentável das suas comunidades, municípios, regiões, estados e país através de políticas sociais aprovadas por seus membros.
4- Faça um resumo sobre as características do Associativismo 
Reunir esforços para desenvolver atividades de interesse comum; 2- Fortalecer os laços de solidariedade do grupo; 3- Defender os interesses de todos os associados; 4- Melhorar a qualidade de vida dos associados; 5- Promover o desenvolvimento da região ou comunidade onde a associação está inserida.
5- Estude sobre Associativismo Formal e Associativismos Informal e faça uma explanação, explicando bem a diferença entre essas duas formas de associativismo 
Associativismo é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne um grupo de organizações ou pessoas com o objetivo de superar dificuldades e gerar benefícios econômicos sociais, científicos, culturais ou políticos:
Associativismo formal: É o associativismo formal, realizado através da constituição de uma Pessoa Jurídica devidamente registrada em cartório e com legislação própria.
Associativismo informal: É feito de forma informal não tem registro jurídico ou social.
6- Quais os objetivos do Associativismo?
Em termos gerais, a prática associativa consiste na organização voluntária de pessoas, sem fins lucrativas, com o objetivo de satisfazer as necessidades coletivas ou alcançar os objetivos comuns, via cooperação.

Outros materiais