Buscar

AV2 BIOQUIMICA CLINICA UNG

Prévia do material em texto

1. 
1. 
2. Pergunta 1
/0,6
A insulina é um dos hormônios produzidos pelo pâncreas que controla o metabolismo dos carboidratos. Ele atua promovendo modificações covalentes nas enzimas e controlando os níveis de glicose circulante. A ausência relativa ou absoluta de insulina em humanos resultaria em qual das seguintes reações no fígado?
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Síntese aumentada de glicogênio. 
2. 
Glicogenólise diminuída.
3. 
Ação da lipase lipoproteica aumentada.
4. 
Gliconeogênese a partir de lactato diminuída.
5. 
Formação de corpos cetônicos aumentada.
Resposta correta
3. Pergunta 2
/0,6
O Teste do Pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos e gratuito na rede pública de saúde. O Ministério da Saúde reforça a recomendação preconizada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) para realização do teste entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. Quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças. As doenças identificadas na triagem neonatal são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Anemia falciforme e Hemoglobinopatias, Fibrose cística, Hiperplasia adrenal congênita e Deficiência de biotinidase.
Resposta correta
2. 
Fenilalanina, Anemia falciforme e outras Hemoglobinopatias, Talassemia, Fibrose cística e Deficiência de biotinidase.
3. 
Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Anemia falciforme e Hemoglobinopatias, Fibrose cística, Hiperplasia adrenal congênita, Deficiência de biotinidase e Leucemia mieloide aguda.
4. 
Fibrose cística, Hiperplasia adrenal congênita e Deficiência de biotinidase, apenas.
5. 
Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito, Anemia falciforme e Hemoglobinopatias, Fibrose cística, Hiperplasia adrenal congênita, Deficiência de biotinidase e Anemia da doença crônica.
4. Pergunta 3
/0,6
As enzimas são uma classe de proteínas com função catalítica. A catálise é uma forma de tornar possível uma reação, que, em condições naturais, não ocorreria. Logo, as enzimas são as macromoléculas responsáveis pela ativação de diversas vias metabólicas, assim como conversões de moléculas essenciais ao organismo. Sobre as Oxirredutases, assinale a resposta CORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
São enzimas que atuam nas reações de transferência de grupos químicos entre moléculas.
2. 
São enzimas que realizam quebras de moléculas, esse mecanismo é denominado de hidrólise.
3. 
Contemplam enzimas que realizam conversões entre moléculas cis e trans, realizando isomerizações.
4. 
Movimentam grupamentos químicos, como íons, entre moléculas.
5. 
Catalisam as reações relacionadas à oxidação e redução de moléculas. A oxidação e redução envolvem a remoção e adição de elétrons, respectivamente.
Resposta correta
5. Pergunta 4
/0,6
Os erros inatos do metabolismo (EIM) foram divididos em duas categorias de acordo com Saudubray e Charpentier (1995), a primeira, engloba as alterações que afetam um único órgão, enquanto que a segunda, abrange os defeitos bioquímicos que comprometem uma via metabólica comum a diversos órgãos. Com base na variabilidade de alterações da categoria dois, as doenças metabólicas hereditárias que a compõe foram divididas em três diferentes grupos, conforme suas características fisiopatológicas e fenótipo clínico. Acerca desse assunto, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As doenças peroxissomiais encontram-se entre os distúrbios de síntese ou catabolismo de moléculas complexas (grupo I).
2. 
As manifestações gerais do grupo II levam a intoxicação aguda e recorrente ou crônica e progressiva.
3. 
O grupo III inclui doenças cuja clínica é decorrente de alterações de produção e consumo energéticos.
4. 
As doenças metabólicas enquadradas no grupo II compreendem as aminoacidopatias.
5. 
As doenças lisossômicas de depósito (grupo III) são causadas pela inativação de uma enzima envolvida na degradação das micromoléculas de lisossomos que leva a ausência do seu substrato.
Resposta correta
6. Pergunta 5
/0,6
O teste de perfil cardíaco é realizado em pacientes com suspeita de distúrbios no sistema cardíaco. As enzimas dosadas nesses exames são a creatinofosfoquinase, mioglobina e troponina. Sobre a mioglobina, é CORRETO afirmar:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Sua função está relacionada com a contração muscular, visto que atuam diretamente sobre as fibras de actina, regulando a velocidade e intensidade da contração.
2. 
É uma enzima essencial para manutenção da contração cardíaca, e também atua no equilíbrio da pressão sanguínea.
3. 
É utilizada como marcadora bioquímica para distúrbios relacionados ao infarto do miocárdio, e também em outros quadros clínicos, como distrofia muscular e doenças autoimunes.
4. 
É um marcador bioquímico para lesões cardíacas, visto que sua expressão é aumentada em casos de danos na musculatura do coração. A dosagem é realizada por coleta sanguínea e sua principal função está relacionada ao transporte de oxigênio, essencial para ocorrência da contração muscular.
Resposta correta
5. 
Está presente em diversos tecidos. Ela é responsável pela formação de fosfocreatina e difosfato de adenosina, por meio da conversão de creatina, em uma reação que consome ATP.
7. Pergunta 6
/0,6
IF, mulher, 30 anos, deu entrada no hospital com dificuldade respiratória, tosse e febre persistente. O médico suspeitou da possibilidade de COVID-19 e solicitou o internamento para investigação. Após 24 horas, a paciente apresentava dificuldade respiratória grave, sendo solicitado uma gasometria, que apresentou o seguinte resultado:
pH= 7,24
PCO2 = 51 mmHg 
HCO3 = 24 mmHg
BIOQ. CLIN. - 2020.1B - QUEST 10_v1.png
Assinale a alternativa correspondente ao perfil apresentado.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Acidose respiratória
Resposta correta
2. 
Alcalose metabólica
3. 
Acidose metabólica
4. 
Acidose mista
5. 
Alcalose respiratória
8. Pergunta 7
/0,6
A manutenção do pH do sangue depende, fundamentalmente da função renal e da função respiratória. Caso ocorra um desequilíbrio dessas funções, as concentrações de hidrogênio, bicarbonato (HCO3-) ou de dióxido de carbono (CO2) são alteradas, desencadeando distúrbios metabólicos ou respiratórios, respectivamente. Sobre este assunto, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Na alcalose metabólica ocorre o aumento do pH e da concentração de HCO3-.
2. 
A acidose respiratória é causada pela hipoventilação.
3. 
A acidose metabólica é causada pela concentração aumentada de hidrogênio e, consequentemente, diminuição de HCO3-.
4. 
Na alcalose metabólica ocorre o aumento da concentração de hidrogênio e HCO3-.
Resposta correta
5. 
A alcalose respiratória é causada pela hiperventilação.
9. Pergunta 8
/0,6
Os distúrbios hidroeletrolíticos estão envolvidos nas variações de concentração dos íons corpóreos e, consequentemente, esses desequilíbrios não são benéficos à saúde humana. Sobre o conteúdo eletrolítico dos líquidos corporais, assinale a alternativa FALSA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A mudança da concentração de potássio não se altera por decorrência da concentração de hidrogênio, tendo uma importante associação com a concentração de sódio.
Resposta correta
2. Incorreta: 
O Sódio é o principal determinante da osmolaridade do plasma, sendo sua diminuição plasmática denominada Hiponatremia, e seu aumento Hipernatremia. A hemólise não causa erros significativos em sua dosagem. 
3. 
A Lei da Eletroneutralidade estabelece que a soma das cargas negativas dos ânions deve ser igual à soma das cargas positivas dos cátions – Equilíbrio Dinâmico.
4. 
O Bicarbonato constitui o elo entre o equilíbrio ácido-base e o equilíbrio hidroeletrolítico. Hiperbicarbonatemia e Hipobicarbonatemia são aumento e diminuição na concentração plasmática desse íon, respectivamente.
5. 
O íon Cloreto trata-se do ânion mais abundante no líquido extracelular. Hipocloremia é a concentração plasmática diminuída e Hipercloremia é a concentração plasmática aumentada.
10. Pergunta 9
/0,6
Os hormôniosregulam a grande maioria das funções fisiológicas, e, portanto, alterações hormonais são reflexo de diversas patologias e condições orgânicas alteradas. Sobre a dosagem de hormônios, marque a alternativa INCORRETA.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Eles devem ser realizados em jejum, independente do caso.
Resposta correta
2. 
Os principais hormônios analisados em exames de sangue são: Vitamina B12, paratormônio, Ferritina, Tiroxina, Triiodotironina, TSH, prolactina, FSH, luteinizante, estradiol, progesterona, HCG, testosterona e troponina.
3. 
A dosagem de ferritina é utilizada para detecção da concentração de ferro no organismo, e está associado a alterações na tireoide.
4. 
O principal hormônio dosado para diagnóstico de gestação é o beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana), produzido especificamente durante a gravidez.
5. 
É realizada por coleta de sangue ou urina, mas, majoritariamente, por análises séricas.
11. Pergunta 10
/0,6
A dosagem hormonal é feita, principalmente, através da análise sérica. Sobre os principais hormônios analisados no exame de sangue e suas aplicações, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A tiroxina é um dos hormônios da tireoide, utilizado para quantificação da função da glândula e possíveis alterações metabólicas.
2. 
A ferritina é utilizada para avaliar a concentração de ferro no organismo.
3. 
O hormônio luteinizante é utilizado para monitorar o ciclo de ovulação e formação do corpo lúteo.
4. 
O FSH tem como principal função a maturação dos óvulos e produção dos espermatozoides.
5. 
O paratormônio é utilizado para avaliação de distúrbios ósseos, mas não é capaz de avaliar alterações no metabolismo do cálcio.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes