Buscar

AVII ESCRITA DE SINAIS

Prévia do material em texto

ta7,
1Na fase de alfabetiZação sob a utilização da escrita de sinais, o professor deve estar atento à oportunidade de realizar metodologia inerente à educação bilíngue, ressaltando a interpretação de texto, as regras gramaticais e a estrutura da língua de sinais. Nesse sentido, devem fazer parte do processo DVD, CD-ROM, slides, figuras e outros do tipos de materiais visuais. Sobre os materiais e a importância da escrita de sinais para os surdos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante compreender que estas mídias se complementam e uma não substitui a outra.
(    ) Durante todos os séculos da civilização ocidental, uma escrita própria fez falta para os surdos, sempre dependentes de escrever
e ler em outra língua.
(    ) A escrita de sinais está para os surdos, como uma habilidade que pode nos dar muito poder de construção e desenvolvimento de nossa cultura.
(    ) As crianças surdas não se interessam na aprendizagem da escrita de sinais, uma vez que esta escrita representa a sua segunda língua (L2).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
V - V - F - V.
2As expressões não-manuais em Libras correspondem a movimentos como, por exemplo, tronco, ombros, boca, sobrancelha, entre outros. Em especial, segundo Barreto e Barreto (2015), os grafemas da expressão facial assumem uma centralidade diferenciada por falantes das línguas de sinais. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRETO, M.; BARRETO, R. Escrita de sinais sem mistérios. Salvador: Libras Escrita, 2015.
A
Os grafemas que são utilizados para a escrita das expressões da boca são bem poucos.
B
Não há como representar os grafemas das expressões da boca no sistema de escrita de sinais.
C
Os grafemas que são utilizados para a escrita das expressões da boca são bastante numerosos.
D
Os grafemas das expressões da boca somente são utilizados durante a sinalização no ar.
3A aquisição da linguagem escrita pelos alunos surdos tem sido motivo de grande preocupação para professores que trabalham na área da surdez ou com alunos em processo de inclusão. São inúmeros os  questionamentos a respeito das estratégias metodológicas a serem utilizadas, bem como avaliá-los. Neste contexto é importante lembrar da autora Wanderley (2012), que diz: (...)É muita ingenuidade a que o educando é submetido durante muitos anos, aprendendo a escrita que não é sua primeira língua, com limitações na imaginação, sem apoio da outra escrita como primeira língua. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- É impossível a escrita alfabética em LP ser capaz de representar as características específicas da LS.
II- As duas línguas têm uma organização completamente diferente, pois se manifestam em modalidades muito distintas.
III- O processo educacional que temos nas escolas insiste no ensino apenas da escrita alfabética em LS para os surdos.
IV- O ensino faz relação apenas na escrita alfabética com o analfabetismo funcional da maioria dos surdos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
4Sendo línguas naturais autônomas, as línguas de sinais são objeto de estudo da Linguística, com pesquisas nas áreas de fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Assim, sua escrita registra todas as referências gramaticais. As expressões não manuais são aquelas referentes aos movimentos da face, dos olhos, da cabeça ou do tronco. Sobre as expressões não manuais, assinale a alternativa CORRETA:
A
O direcionamento do olhar serve para delimitar o sujeito e o objeto do verbo (classificador) SEGURAR-PELA-CORRENTE.
B
Há um franzimento de sobrancelhas, apertar de olhos e inclinação de tronco que representa uma sentença interrogativa parcial.
C
Na face foram demonstrados uma relação sobre algumas das delimitações dos Pontos de Articulação/Locação sem relação alguma.
D
As expressões não manuais não podem estabelecer as relações de estruturação dos sinais (léxico) dentro das orações na ES.
5As sentenças, quando grafadas no sistema de escrita de sinais, também podem abrir mão o uso de muitos sinais complexos ou classificadores. Vamos raciocinar por meio de um um exemplo: uma criança surda que está em fase inicial do aprendizado em escrita de sinais precisa escrever no sistema SW a frase LER-LIVRO. Nesse cenário, existem opções para favorecer o aprendizado da escrita de sinais. A respeito disso, analise a sentenças a seguir:
I- Opta-se por escrever a frase de modo mais simples possível.
II- Considera-se que a criança está na primeira fase do desenvolvimento linguístico.
III- É necessário envolver o aluno em atividades somente com escrita de classificadores.
IV- O processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo depende da Língua Portuguesa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
6Pesquisas realizadas por Stumpf (2009) afirma que a causa pela qual os surdos apresentam déficit de informações sobre os acontecimentos costumeiros corresponde tanto ao bloqueio que eles enfrentam durante os atos de leitura e de escrita da língua portuguesa quanto ao fato de a maioria das pessoas com as quais eles interagem não conhecerem a língua de sinais, o que, de certa forma, também lhes ocasiona atraso da aquisição da sua própria língua (Libras). Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Que a escrita da sua primeira língua lhes serve de apoio para melhor assimilarem a língua portuguesa escrita, inclusive a entenderem um texto escrito nesta língua.
PORQUE
II- A alfabetização da criança surda não abrange a aprendizagem da escrita da língua de sinais, senão seria uma dificuldade mais acentuada para aprender uma língua escrita.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: STUMPF, M. R. Escrita de Sinais II. Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/escritaDeSinaisII/assets/492/TEXTO-BASE_EscritaSinais2.pdf. Acesso em: 29 jul. 2019. STUMPF, M. R. Escrita de Sinais II. Florianópolis: UFSC, 2008a.
A
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II não é uma justificativa da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C
As asserções I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
7Quadros e Cruz (2011) nos mostram algumas adaptações que podem ser feitas para a criança que se encontra no nível 1 de seu aprendizado de escrita de sinais. Esta é uma fase de estruturação de etapas do desenvolvimento linguístico. Assim, para auxiliar na criação de atividades em ES, bem como na observação do desenvolvimento de compressão e expressão em ES, é preciso elencar alguns critérios. Sobre o nível 1, e de acordo com a figura, analise as sentenças a seguir:
I- É priorizado em conjunto com o desenvolvimento do uso expressivo da LP.
II- O objetivo é de ampliar o sinalário, a leitura e a escrita dos aprendizes.
III- As sentenças são simples, com estrutura sintática básica, ou seja S-V-O (Sujeito-Verbo-Objeto).
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
8Para os surdos, o incentivo do aprendizado em ES vem estabelecer uma nova perspectiva entre os usos da língua de sinais, de modo que o aluno possa ser auxiliado tanto na aprendizagem da Língua de Sinais em si quanto da Língua Portuguesa em sua modalidade escrita. Sobre os benefícios dessa perspectiva para o aluno surdo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Permite que o aluno surdo faça anotações enquanto assiste aulas em Língua Portuguesa escrita, e não fique apenas como expectador.
BMostra as variações regionais da Libras, enriquecendo-a, permitindo ao surdo expressar-se livremente, mostrando sua fluência na Língua de Sinais, ao contrário da escrita da língua oral.
C
Preserva a Língua de Sinais, registrando a história, cultura e literatura, através de roteiros de professores ouvintes, somente por meio da Língua Portuguesa.
D
Auxilia o registro de novos sinais aprendidos com o foco no aluno ouvinte, que pratica sinalização em vídeo e lê textos em Língua de Sinais em qualquer lugar.
9O ensino da Língua Portuguesa escrita é baseado no aspecto sonoro da língua e estimulado pela via auditiva, evidenciando assim uma  desconexão com a gramática da Língua de Sinais, que é baseada na modalidade visual. Nesse sentido, as expressões faciais fazem toda a diferença. Na escrita de sinais, no grafema dos olhos, para indicação do Ponto de Articulação/Locação será utilizado um grafema da face acrescido de dois semicírculos. Sobre esse grafema na escrita de sinais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Assim como a expressões do olhar se modificam no momento da sinalização, esses grafemas apresentam variações.
PORQUE
II- A direção do olhar do sinalizador é bastante importante nesses contextos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
10Para qualquer professor, um bom planejamento é essencial para elaboração de atividades significativas para seus alunos. Acerca do ensino da escrita de sinais para aprendizes surdos e ouvintes, é importante que o professor faça uma análise antecipada da turma, a partir de algumas perguntas. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Qual a faixa etária do meu público? Qual a modalidade de ensino?
II- Qual o tipo de instituição? Qual o nível de conhecimento da Libras sinalizada que as pessoas da turma apresentam?
III- Quais os objetivos específicos da turma?  Qual o conhecimento da escrita de LP da turma?
IV- Quais as características físicas da turma? Qual o nível linguístico na língua de sinais americana?  
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.

Continue navegando