Buscar

atividade+discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Lucas Santos da Silva
Para poder barrar o Rio Xingu, a empresa removeu compulsoriamente mais de cinco mil famílias que residiam tanto na cidade de Altamira como nas ilhas e margens do rio, e criou reassentamentos. Desde 2012, a implantação destes na área urbana foi marcada por descompassos. A Norte Energia, concessionária de Belo Monte, prometeu casas de alvenaria de três tamanhos diferentes, de acordo com número de familiares e, no entanto, reassentou as famílias em casas de tamanho único e de concreto. A falta de água constante, problemas de construção nas casas e o aumento da violência são realidades cotidianas. Além disso, os Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUCs) estão longe do centro urbano, ocasionando a mudança forçosa dos modos de vida da população - hoje distante dos equipamentos sociais, locais de trabalho e sem acesso a rede pública de transporte. 
As grandes obras promovidas pelo poder público, muitas vezes em parceria com a iniciativa privada, acabam desestabilizando o modo de vida tradicional das populações indígenas, isso acarreta uma série de problemas que reverberam, inclusive, na saúde dessas populações. 
 Argumente sobre a relação entre as grandes obras patrocinadas pelo Governo Federal e o agravamento nas questões de saúde indígena.
Desde o início, da chegada dos europeus, o Brasil já era habitado pelos povos nativos que aqui viviam e com isso, essa população vem perdendo seu espaço As grandes obras, que foram patrocinadas nas regiões do Rio Xingú, bem como os estragos que estes proporcionam, podemos compreender que muitas vezes há necessidade de discussão, por vista do que envolve m muitas questões de grandes importâncias para manter a população indígena. Onde as obras muitas vezes promovem grandes destruições do meio ambiente, podendo ocasionar distribuição das moradias naturais dos índios, além do aumento de forças de alguns mosquitos causadores de doenças endêmicas. E também as mudanças nas dinâmicas do Rio afeta diretamente a sustentabilidade dos índios por que a pesca é um grande alinhado para a alimentação dos índios. Também é possível citar as mudanças que ocorrem nos rios, afetando diretamente a sustentabilidade dos índios e da comunidade ribeirinha, pois a pesca é uma das suas principais fontes de alimentação e econômicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes