A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
NOMENCLATURA DE AMINAS - QOA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Discente: Larissa Jesus Barreto
NOMENCLATURA DE AMINAS
	As aminas são compostos orgânicos nitrogenados que possui átomos de nitrogênio (N) ligados a 1, 2 ou 3 grupos orgânicos. São classificadas como primárias (R-NH2), secundárias (R2-NH) ou terciárias (R3-N), conforme o número de grupos ligados ao N. 
	
O sistema lUPAC utiliza o sufixo amina para denotar o grupo funcional, substituindo o final “o" do nome da cadeia principal por ele. O nome comum de uma amina consiste no nome do grupo alquila ligado ao nitrogênio, em ordem alfabética, seguido por amina, e o nome inteiro é escrito como uma única palavra. Um número identifica o carbono ao qual o nitrogênio está ligado, o qual pode aparecer antes do nome da cadeia principal ou antes do sufixo.
 
(2R,4R)-4-metil-2-hexanamina
	Em aminas com mais de um grupo funcional, o grupo –NH2 será considerado como um substituinte e nomeado pelo prefixo amino. Ele poderá ser um substituinte de uma cadeia ou molécula quando outros grupos funcionais tiverem mais prioridade do que ele, como o álcool e o ácido carboxílico, por exemplo.
	
Nos casos em que são aminas secundárias e terciárias simétricas, os compostos são nomeados adicionando-se os prefixos di e tri ao grupo alquila. 
Dietilamina
Trifenilamina
	Há também, as aminas secundárias e terciárias que são assimétricas, neste caso, o maior grupo orgânico é escolhido como grupo principal e os outros são N-substituintes.
REFERÊNCIAS
· BRUICE, Paula Yurkanis. Química orgânica. 4.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. v.1.
· BARBOSA, Luiz Cláudio de Almeida. Introdução à química orgânica. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.