Buscar

Av2 - Fundamentos da Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido de Fundamentos da Administração
Aula dia 31/03/2020
Prezado Estudante 
 Este material é parte integrante da Disciplina Fundamentos da Administração. No Material Didático você encontrará textos de apoio para realização desse estudo dirigido, onde estão destacados pontos básicos dos temas estudados na disciplina para complementar suas aulas e reforçar sua aprendizagem. Busque pesquisar e estudar os temas tratados em livros da bibliografia básica, nos materiais didáticos e indicações de leituras para a disciplina. Busque rever os conteúdos e você terá bons resultados nas atividades:
O que é um Modelo Organizacional?
O modelo organizacional representa uma forma genérica estrutural que pode ser assumida por uma organização. Ele irá depender das características internas da organização, bem como do contexto no qual opera. É possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais: o mecanicista e o orgânico. Estes dois modelos representam um continuum entre os quais poderão existir vários estágios intermediários.
Explique o Modelo Mecânico das Organizações.
O modelo mecanicista se aproxima do tipo ideal Burocrático de Weber e caracteriza o tipo de organização em que predominam tarefas de natureza rotineira. Essa rotina e previsibilidade fazem com que as organizações procurem imitar o funcionamento padronizado de uma máquina. O foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando, ao invés de comunicações mais laterais e espontâneas. As pessoas têm pouca autonomia e as relações interpessoais tendem a ser formais. 
A informação circula na vertical e a autoridade é baseada na posição hierárquica. As organizações tendem a ser impessoais, rígidas e regulamentadas, dando ênfase à obediência e à lealdade. Este modelo enfatiza critérios de desempenho, como a eficiência, a previsibilidade e à aversão ao risco e prioriza formas de departamentalização funcional e o desempenho de cada função.
Descreva o Modelo Orgânico das Organizações.
O modelo Orgânico é característico de organizações ágeis e leves, capazes de responder de forma rápida e criativa aos desafios ambientais. Essas organizações procuram funcionar como um organismo vivo, mais flexível e dinâmico em sua capacidade de resposta e adaptação. Prioriza o conhecimento e as competências dos funcionários, abrindo espaço para a pró-atividade e a criatividade individual. A comunicação e os processos de administração de pessoas são informais. 
São organizações flexíveis, com a redefinição contínua de tarefas e ajustes às necessidades do momento. A fonte de autoridade é a competência ao invés da posição hierárquica. Este modelo enfatiza critérios de desempenho como a eficácia, a adaptabilidade e a sensibilidade para a necessidade de mudanças. Os objetivos são definidos com ampla participação, e a decisão é partilhada entre administradores e colaboradores. Assim, os sistemas de planejamento e controle são mais frouxos e menos formalizados.
Quais são as diferenças entre o Modelo Mecânico e o Orgânico nas estruturas organizacionais?
 
Estes dois modelos são tipos ideais, uma vez que dificilmente uma organização apresenta todas as características de um desses modelos. Além disso, as organizações podem mesclar os dois tipos de modelos organizacionais, sendo que, em determinados momentos, um pode predominar mais que o outro.
Alguns departamentos podem precisar de modelos diferentes para que operem corretamente. Dessa forma, é preciso que os responsáveis pela gestão da empresa façam uma análise das partes de cada modelo que podem incluir na organização.
Os modelos organizacionais não invalidam um ao outro e para a escolha assertiva de determinado modelo, é importante considerar as características de cada um e os propósitos da organização. Lembrando que não há modelo pronto ou ideal: existe a possibilidade de adequação das organizações em qualquer método. E isso irá depender de diversas variáveis contingenciais.
Explicite detalhadamente as condicionantes da Estrutura organizacional.
As decisões acerca do desenho estrutural mais adequado devem levar em consideração os fatores que o influenciam. Nesse sentido, como a Teoria da Contingência indica, para cada conjunto de fatores internos e externos, haverá um modelo estrutural que permitirá maximizar o desempenho da organização. Um dos papéis fundamentais do administrador é assegurar o alinhamento dos parâmetros estruturais com os fatores do contexto, desenhando estruturas organizacionais adequadas. Deste modo, se faz necessário compreender esta influência dos fatores contingenciais na estrutura da organização.
Assim, os condicionantes da estrutura organizacional são classificados em fatores que auxiliam na satisfação de demandas e na alocação de recursos para que a empresa possa conseguir as melhores vantagens possíveis. Entre estes fatores condicionantes podem ser destacados: a estratégia, o ambiente, a tecnologia de produção e o tamanho da organização. As características de cada uma dessas variáveis irão determinar qual o modelo estrutural mais apropriado, uma vez que o grau de adequação entre a estrutura e essas variáveis é determinante para o nível de desempenho organizacional. 
A estrutura segue a estratégia – A estrutura é apenas um meio para realizar os objetivos, logo deve estar alinhada à estratégia.
 A estrutura se adapta ao ambiente – O grau de dinamismo e a complexidade do ambiente exigem diferentes modelos estruturais. Assim, a escolha da estrutura depende de sua adequação às características do ambiente externo.
A estrutura depende da tecnologia – A natureza da atividade e o uso do conhecimento influenciam a estrutura. Isto é, a tecnologia empregada pode influenciar o tipo de estrutura que uma organização pode assumir. 
A estrutura se ajusta ao tamanho – A medida que a organização cresce, ela precisa adequar sua estrutura. Importante considerar que este fator deve ser visto de forma conjugada com a estratégia, a tecnologia e o ambiente.
O administrador deve considerar que a administração se exerce no campo das incertezas. A mudança e a adaptação do desenho estrutural às características ambientais geralmente assumem características únicas que apenas o olhar apurado e experiente de um administrador capaz, no exercício diário de sua profissão, pode captar.

Outros materiais