Buscar

Apresentação escrita sobre Platão

Prévia do material em texto

Faculdades Integradas Maria Thereza 
 Filosofia e Ética 
 Prof. Marcos Andrade 
 Cleinerson Regis da Silva 
 Daniel Barbosa 
 Eduardo Gregório Caffagni
 Isi Lima 
 Nathaly Rodrigues 
Apresentação escrita sobre Platão
Platão (427-347 a.C.) viveu durante o período clássico da Grécia antiga. Era filósofo e matemático e fundador da Academia de Atenas, a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental. Sócrates foi o mentor de Platão, e Aristóteles, seu pupilo. Juntos, os três foram os maiores pensadores da história e há quem diga que foram os principais responsáveis pela filosofia natural, pela ciência e filosofia ocidental.
Inserido na proposta filosófica socrática, Platão desenvolveu um amplo e complexo sistema filosófico, que contempla, articuladamente, diferentes questões da filosofia, como ontologia, cosmologia, conhecimento, linguagem, ética e política.
Seus escritos tornaram-se fundamentos do pensamento filosófico, referência fundamental para a cultura ocidental e para os estudiosos da filosofia. As diversas perspectivas teóricas desenvolvidas na história do pensamento, da filosofia clássica grega à atualidade, preservam o contato, ainda que muitas vezes conflitivo, com o repertório filosófico platônico.
Durante duas décadas, Platão esteve à frente de sua escola, e foi durante este período que ele escreveu diversos de seus diálogos, chamados por alguns estudiosos de “da maturidade”. Foram eles:
· Fédon;
· Fedro;
 
· Banquete;
· Menexêno.
· Eutidemo;
 
· Crátilo;
Platão é considerado um filósofo que viveu no limiar do pensamento antigo com o pensamento político moderno. Mas ele não falava somente sobre política e era capaz de abordar os mais diferentes temas com a mesma desenvoltura, como o amor por exemplo. Sua obra é um dos legados mais importantes do conhecimento humano, onde ele falava de amor, de ética, política, metafísica e sobre a teoria do conhecimento.
Para além de sua grande relevância para a filosofia e ciência, Platão também foi importante para o processo de racionalização da fé cristã, em grande medida através de sua influência sobre o filósofo e teólogo Agostinho, um dos mais importantes da história da cristandade.
Ele costumava escrever em forma de diálogo, onde se misturavam mitos poéticos com pensamentos totalmente racionais.
A Teoria das Formas, também frequentemente referida como Teoria das Ideias, é um dos mais importantes desenvolvimentos filosóficos de Platão, de acordo com esta teoria, as formas abstratas, aquelas não-materiais, possuem o tipo mais elevado e fundamental de realidade, mesmo não possuindo existência física estas formas são substanciais e imutáveis. O mundo material mutável que conhecemos através da sensação teria existência secundária e dependente das formas, também chamadas "ideias". Alguns autores chamaram estas formas de "essências puras" que sustentam a existência do mundo material. Platão defendeu a existência de uma conexão metafísica, portanto abstrata, entre a maneira como procuramos ter acesso às formas, descrevendo tal procura, bem como as dificuldades inerentes a este processo, em sua Alegoria da caverna, na obra República.
Um dos pensamentos mais conhecidos de Platão é sobre o espírito humano. Segundo ele, a alma estaria aprisionada em uma caverna, se isolando da verdadeira realidade. Para ele tudo nascia, se desenvolvia e morria. Mas o ser humano precisa transcender o seu ser físico e admirar a esfera inteligível, o principal objetivo dos seres humanos.
Trazendo a Alegoria da Caverna para os dias atuais, podemos dizer, que a influência dos meios de comunicação faz com que vejamos a realidade de uma forma distorcida. Exemplificando isso, podemos levar em conta que apesar de não conhecermos a fundo os conflitos no Oriente Médio, opinamos sobre eles levando em conta apenas informações que já nos foram transmitidas por terceiros. Ou seja, nossa visão do mundo real é fruto da visão de outras pessoas.
Platão foi um homem à frente do seu tempo, sem o seu legado talvez a sociedade não teria o conhecimento que possui em diversas áreas hoje, pois vários pensadores e escritores basearam-se nos textos escritos por ele.

Outros materiais

Perguntas Recentes