Buscar

AOL 06 Gestão de Projetos Atividade Contextualizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A QUALIDADE EM PROJETOS
Núbia Rafaella 
01092360
Engenharia Ambiental e Sanitária
A qualidade em projetos pode ser vista sobre duas vertentes: a qualidade do produto e a qualidade do processo. Esses dois aspectos do gerenciamento da qualidade são complementares. O foco no cliente aparece em destaque, enfatizando a importância de compreender, controlar e influenciar as necessidades dos stakeholders, de modo a atender a suas expectativas (PMI, 2017). No seu contexto a abordagem para a gestão da qualidade é equivalente aos requisitos normativos da ISO 9000:2015. 
A primeira etapa são as entradas que identifica os requisitos e padrões de qualidade do projeto que devem ser cumpridos. A segunda etapa é a fase intermediária responsável por auditar os requisitos e garantir que procedimentos e padrões da qualidade estão em conformidade. Nessa fase utiliza-se ferramentas e técnicas como folha de verificação, fluxograma, carta controle, histograma, gráfico de dispersão, diagrama de Ishikawa e diagrama de pareto. A terceira etapa representa saídas através de monitoramento e registro periódico dos resultados sugerindo recomendações de melhoria quando necessário.
Na figura do gestor de projetos foi definido o DMAIC como método de gerenciamento de qualidade em projetos. Tal método é largamente utilizado em projetos Lean Six Sigma que vislumbra melhorar a qualidade de produtos e serviços, a redução e/ou eliminação dos modos de falha e perdas no processo com maior foco no cliente. Traduzindo do inglês a sigla DMAIC significa definir, medir, analisar, melhorar e controlar. Encontra-se em anexo um fluxo linear de própria autoria para melhor esclarecimento das etapas do DMAIC incluindo ferramentas da qualidade e técnicas comumente utilizadas.
	Conclui-se que o cumprimento de requisitos e padrões técnicos de qualidade pré-estabelecidos é de suma importância para superar as expectativas do cliente e/ou consumidor. Um sistema de gestão de qualidade robusto identifica falhas e não conformidades inerentes ou não ao processo que podem ser tratados antes mesmo de chegar cliente e/ou consumidor final. Isso acarreta em maior valor agregado, prestígio da marca e/ou serviço, melhor aproveitamento dos recursos e redução de perdas. 
REFERÊNCIAS:
PMI – Project Management Institute. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, 6ª edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
KERZNER, Harold. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Editora Blucher, 2006. 
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed. São Paulo: Createspace, 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais