Buscar

APS-A4 (aparelho locomotor)

Prévia do material em texto

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
CAROLINE SANTOS
MANUELA LIMA
GEIZIANE OLIVEIRA
ALINE GOMES
SAMARA MIRANDA
MILENA CARVALHO
ISIS SOUZA
SAMARA SOLEDADE
LUANA COSTA
STEFANY AQUINO
AMANDA TARARÁ
ALANA DIAS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Feira de Santana-BA
2020
CAROLINE SANTOS
MANUELA LIMA
GEIZIANE OLIVEIRA
ALINE GOMES
SAMARA MIRANDA
MILENA CARVALHO
ISIS SOUZA
SAMARA SOLEDADE
LUANA COSTA
STEFANY AQUINO
AMANDA TARARÁ
ALANA DIAS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Atividade solicitada como requisito de avaliação para a disciplina de Aparelho Locomotor da Universidade Salvador-UNIFACS para os cursos de Enfermagem e Fisioterapia.
Docente: Graciely Ferraz
Feira de Santana-BA
2020
Analise o caso clínico e responda:
Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um forte “estalo” e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem (figura 1), foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior.
1- Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?
O ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável pelos movimentos de rotação interna e externa do joelho e por evitar que a tíbia se anteriorize em relação ao fêmur.
Além do LCA, o joelho possui outros três ligamentos: o ligamento cruzado posterior (LCP), que tem como função principal impedir a translação posterior da tíbia em relação ao fêmur e também ajuda a prevenir a rotação externa da tíbia; o ligamento colateral lateral (LCL), que tem como função evitar movimentos excessivos em varo; e o ligamento colateral medial (LCM), que evita o movimento excessivo em valgo.
2- Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
O joelho é a articulação intermediária dos membros inferiores (MMII), pois encontra-se entre a articulação do quadril e a articulação do tornozelo, e é responsável por absorver parte dos impactos dos MMII e fornecer estabilidade durante a marcha. As articulações do joelho são formadas por quatro ossos: o fêmur, a tíbia, a patela e a fíbula, esses ossos se articulam formando 3 articulações:
Fêmoro tibial - entre o fêmur e a tíbia: movimentos de flexão e extensão, e alguns rotacionais e laterais.
Fêmoro patelar - entre o fêmur e a patela: Centralizar a tensão divergente dos músculos extensores de joelho, tensão que é transmitida ao tendão patelar, aumentar a área de contato entre o tendão patelar e o fêmur e diminui o estresse por contato da articulação patelofemoral.
Tíbio fibular proximal - entre a tíbia e a fíbula: permitindo movimento de deslizamento. A articulação tíbio fibular distal é fibrosa, do tipo sindesmose, apresentando um movimento bem reduzido.
3- Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados
Para o tratamento no caso de quando o ligamento cruzado anterior é lesionado é possível que exista a probabilidade de intervenção cirúrgica. Pessoas mais ativas possivelmente precisarão de cirurgia. Pessoas menos ativas, normalmente mais idosas, podem conseguir retomar estilos de vida mais calmos sem cirurgia. Neste caso, é indicado um processo cirúrgico de reconstrução. O tecido ligamentar não tem capacidade regenerativa, apenas cicatricial. Ou seja, ele não tem condições de se regenerar, ele vai precisar de uma cirurgia e nessa cirurgia vai trazer como consequência uma cicatriz. A reabilitação pós-cirúrgica do LCA tem como objetivo restaurar a função da articulação do joelho. Na maioria desses casos é necessária essa cirurgia de reconstrução, em que é feita a retirada de um fragmento de tendão do próprio joelho do paciente para ser usado como um “enxerto” do novo ligamento. 
4- De acordo com sua competência acadêmica pesquise e proponha uma possível terapêutica para este indivíduo
De imediato pode ser feito compressa fria, elevação do membro e se possível imobilizar a área lesionada. 
O tratamento para ruptura do ligamento anterior vai variar de acordo com as necessidades de cada paciente. Porém, todas são feitas cirurgicamente. A Reconstrução do LCA, nos casos de lesões agudas em pacientes com atividade física recreacional, quando feita com enxertos tendinosos, propicia alta percentagem de bons resultados. E a técnica que utiliza o enxerto do músculo semitendíneo triplo apresenta resultados semelhantes aos que utiliza o terço médio do ligamento patelar, com número menor de complicações no programa de reabilitação. 
O objetivo do tratamento é aliviar a dor e o edema e tenta restabelecer os movimentos do joelho, para então passar a fortalecer os músculos responsáveis em estabilizar o joelho. A crioterapia seria uma proposta de tratamento já que o frio age como agente analgésico, diminuindo a velocidade de condução nervosa, além de reduzir edema e a hiperemia pela ação vaso constritora.

Outros materiais