Buscar

APS Análises Clinicas II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS Análises Clinicas II
O mundo caminha para uma era "pós-antibiótica", em que infecções comuns podem matar. O alerta é do médico britânico Manica Balasegaram, diretor da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), recém-nomeado para coordenar o programa Pesquisa e Desenvolvimento de Antibióticos Globais (Gard, na sigla em inglês), lançado no último dia 27 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês). O objetivo do programa é financiar pesquisas para encontrar novos antibióticos. O lançamento do Gard coincidiu com o anúncio do primeiro caso nos Estados Unidos de superbactéria resistente à colistina, o mais potente dos antibióticos, último recurso de infecções difíceis. Em novembro de 2015, uma cepa da superbactéria já havia sido identificada na China. Desde então, foi localizada em mais de 20 países. O temor dos pesquisadores é que o gene que confere resistência à cepa se espalhe por outros agentes infecciosos. Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2016/06/06/caminhamos-para-era-das-bacterias-resistentes-a-antibioticos-diz-especialista.htm
ATIVIDADE 1: O aluno deverá assistir um vídeo, disponibilizado no link: https://www.youtube.com/watch?v=xYVKjq5vSbs
ATIVIDADE 2: O aluno deverá fazer a leitura do artigo: “Enterobactérias produtoras de ESBL em Passo Fundo, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil”, disponibilizado no link: https://www.youtube.com/watch?v=xYVKjq5vSbs
ATIVIDADE 3: O aluno deverá responder as questões:
1. Qual o significado da sigla ESBL? Qual o impacto desses microrganismos na saúde pública?
 β-lactamases de espectro estendido, que são capazes de hidrolisar penicilinas, cefalosporinas de todas as gerações e monobactâmicos, minimizando as opções terapêuticas. Somente alguns antibióticos β-lactâmicos conservam sua atividade frente a cepas produtoras de ESBLs. Aliado a isso, o uso contínuo e, muitas vezes inadequado, de agentes antimicrobianos pode induzir à seleção de cepas multirresistentes.
2. Qual foi o local de estudo? Número de amostras avaliadas? Período da coleta de dados?
Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, RS, Brasil. 4.888 culturas avaliadas. No período de julho a dezembro de 2007. 
3. Como foi realizada a identificação de cepas, antibiograma e triagem fenotípica da produção de ESBL?
As amostras biológicas foram identificadas através da coloração de Gram e provas como fermentação de glicose, sacarose e lactose, motilidade, produção de H2S, gás, indol e, quando necessário à identificação foi confirmada pelo painel de Gram-negativos do AUTO-SCAN-4 (Dade Microscan, Inc., Sacramento, CA, USA).  A triagem fenotípica para produção de ESBL foi realizada pela técnica de disco aproximação também segundo as normas do CLSI (CLSI, 2007).
4. Qual foi o total de culturas positivas? Dessas, qual o percentual de enterobactérias? Dessas, qual o percentual de isolados produtores de ESBL?
O percentual de culturas positivas foi de 31,6%. Dentre essas, 54,2% foram identificadas como enterobactérias. 24,8% o percentual de isolados produtores de ESBL.
5. Quais as espécies mais prevalentes nesse estudo?
Escherichia coli foi à espécie prevalente, com 46,2%, seguida de Enterobacter sp, com 30,3%.
6. Em relação ao perfil de resistência dos isolados, contra quais antibióticos os isolados se mostraram mais sensíveis/resistentes?
A sensibilidade desses isolados ao meropenem foi de 91,4% e a piperacilina/tazobactam de 67,4%.
7. Do ponto de vista de saúde pública, qual a importância da frase encontrada no artigo: “As enterobactérias produtoras de ESBL avaliadas no presente estudo mostraram-se bastante susceptíveis aos carbapenêmicos, principalmente meropenem”.
Pois há antibióticos que funcionam contra essas bactérias, então ainda há tratamento para elas.

Outros materiais