Buscar

ESTUDO DIRIGIDO (com gabarito) PPB (Raciocínio, linguagem, pensamento, emoções, sentimentos, motivação, etc.)

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Processos Psicológicos Básicos
O que é Pensamento?
A cognição envolve os processos de pensar e entender estudados por psicólogos cognitivos. O conhecimento sobre o mundo é armazenado no cérebro como representações. Esse armazenamento faz com que seja possível pensar. 
O que são Representações Analógicas e Simbólicas?
Representações analógicas são imagens que incluem características dos objetos reais. 
Representações simbólicas são representações abstratas com nenhuma conexão real com objetos reais. 
Os mapas mentais usam as representações analógicas e simbólicas.
As representações analógicas são não-individuais, concretas, ou seja, que representam entidades específicas do mundo exterior. Exemplo: Mapa; analogia a uma área geográfica; Relogio: analogia ao tempo. 
As representações simbólicas, se referem a símbolos, não necessariamente tendo a ver com o objeto a ser representado: 
O que são Roteiros mentais?
A categorização consiste em agrupar objetos ou eventos com base nas propriedades compartilhadas para aumentar a eficiência do raciocínio. 
Conceitos são representações mentais que categorizam itens em torno de semelhanças.
Os esquemas são as categorias utilizadas para organizar as informações e geralmente funcionam porque as situações e os comportamentos adequados seguem regras gerais. 
Os roteiros são esquemas que orientam o comportamento em situações específicas, como ir ao cinema. Os esquemas e roteiros são adaptativos porque minimizam os requisitos de atenção e ajudam as pessoas a evitar situações perigosas. Uma consequência negativa dos esquemas e roteiros é que eles podem reforçar estereótipos e preconceitos. 
VANTAGENS E DESVANTAGENS:
Vantagem- a. Eles fornecem guias rápidos e quase sem esforço para o comportamento em diferentes situações.
Desvantagem Eles podem reforçar comportamentos indesejáveis
O que é Modelo de Protótipo e Modelo de Exemplar?
De acordo com o modelo de protótipo, o indivíduo constitui um conceito em torno de uma categoria e, em seguida, escolhe um protótipo que melhor represente o conceito. 
De acordo com o modelo de exemplar, o indivíduo forma um conceito por meio da combinação de todos os exemplos (exemplares) de uma categoria já experimentados por ele. 
O que é Ancoragem?
A ancoragem ocorre quando, na tomada de decisões, as pessoas confiam na primeira parte da informação com a qual se deparam ou com a informação que chega mais rapidamente à mente. 
Depois de fazer um julgamento inicial baseado em uma âncora, as pessoas comparam a informação subsequente a essa âncora e se ajustam em relação a ela até chegarem a um ponto em que a informação parece razoável. 
O que é Enquadramento?
O modo como a informação é apresentada pode alterar a maneira como as pessoas percebem suas escolhas. Você prefere fazer um curso onde tem uma chance de 70% de passar ou um em que tem uma chance de 30% de falhar? Mesmo que as chances de passar (ou não) sejam idênticas, muitos estudantes escolheriam o primeiro curso. Essa decisão é um exemplo de enquadramento.
 Esse termo se refere à tendência a enfatizar as potenciais perdas ou potenciais ganhos de pelo menos uma alternativa na tomada de decisão. 
As pesquisas sobre o enquadramento indicam que, quando as pessoas fazem escolhas, elas podem pesar as perdas e ganhos de modo diferente. Elas geralmente se preocupam muito mais com os custos do que com os benefícios, uma ênfase conhecida como aversão à perda. 
O que é a Heurística de Disponibilidade?
A heurística da disponibilidade é a tendência geral de tomar uma decisão com base na resposta que vem mais facilmente à mente. Em outras palavras, quando pensamos sobre eventos ou tomamos decisões, tendemos a confiar na informação que é fácil de recuperar. 
O que é a Heurística de Responsabilidade?
A heurística da representatividade é a tendência de colocar uma pessoa ou objeto em uma categoria caso seja semelhante ao nosso protótipo para tal categoria. Usamos essa heurística quando baseamos uma decisão sobre a medida em que cada opção reflete o que já acreditamos sobre uma situação. Mas a heurística da representatividade pode levar a um raciocínio falho se não considerarmos outras informações. Uma parte muito importante da informação é a taxa de base. 
As pessoas muitas vezes decidem fazer coisas que acreditam que irão torná-las felizes, enquanto evitam aquelas que as farão se arrepender. As expectativas de como as decisões mudarão os estados afetivos (ou emocionais) no futuro são forças poderosas na tomada de decisão. 
Infelizmente, as pessoas são ruins na predição afetiva – prever como vão se sentir em relação às coisas no futuro (Gilbert & Wilson, 2007). Ainda mais importante, as pessoas geralmente não percebem o quão ruins são em predizer seus sentimentos futuros.
O que é Linguagem?
A linguagem é um sistema de comunicação utilizando sons e símbolos. 
- Os morfemas são as menores unidades de linguagem que têm significado. 
- Os fonemas são os sons básicos da fala, os blocos de construção da linguagem. Uma rede de regiões do hemisfério esquerdo do cérebro – incluindo a área de Broca, no lobo frontal, e a área de Wernicke, na junção entre os lobos temporal e parietal – regulam a produção e a compreensão da fala. 
De acordo com a teoria da relatividade linguística, a linguagem determina, ou pelo menos influencia, o raciocínio. O discurso normalmente progride dos murmúrios e risadas dos bebês a balbucios, uso de palavras isoladas, combinação de palavras em fala telegráfica até a aquisição de cerca de 60 mil palavras. 
Os behavioristas acreditavam que a linguagem é aprendida por meio do condicionamento operante, mas pesquisas mostram que as crianças adquirem a linguagem mesmo na ausência de reforço. Noam Chomsky propôs que os seres humanos nascem com uma capacidade inata para a linguagem, o chamado dispositivo de aquisição da linguagem, que contém regras de gramática universal. 
Por meio da experiência com outras pessoas que falam, as crianças adquirem as regras específicas para o seu idioma nativo. Para a maior parte dos adultos, a leitura é automática e ocorre sem esforço. 
Somos capazes de extrair significados precisos, mesmo a partir de palavras com erros ortográficos. O método fonético é um método de ensino de leitura que associa letras a fonemas. A fonética é a melhor maneira de ensinar habilidades básicas de leitura, especialmente para pessoas não familiarizadas com a leitura. 
O método de linguagem global é um método de ensino de leitura que enfatiza os significados das palavras e como as palavras são interligadas em sentenças. O método de linguagem global pode ajudar a estimular a leitura. As pessoas com dislexia, um transtorno da leitura, têm dificuldade para ler, soletrar e escrever, apesar de terem níveis normais de inteligência.	
Quais são os 5 marcos da Linguagem?
Murmúrios; 
Balbucios;
Palavras isoladas;
Frases curtas;
Fala telegráfica
Explique as características das emoções abaixo:
Tempo- A emoção tem duração de tempo limitada;
Intensidade: A emoção vai ter diferentes formas de intensidade, não ficando na mesma por muito tempo.
Físico: Ela terá reflexos fisiológicos no indivíduo;
Causa; A emoção geralmente vem com um gatilho;
Versatilidade; A emoção é inconstante, podendo mudar de gatilhos, intensidade e tempo...
Polaridade: A emoção pode ter aspectos de diversos polos, sendo adaptativos para um lado passivo ou mais ativo/agressivo...
Interpretação: A interpretação de nossa emoção e das situações a nossa volta acabam influenciando.
Quais são as Emoções Primárias e Secundárias?
As emoções muitas vezes são classificadas como primárias ou secundárias. 
As primárias são inatas, evolutivamente adaptativas e universais (compartilhadas entre as culturas). Essas emoções incluem a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a alegria, a surpresa e o desprezo. 
As secundárias são misturas de emoções primárias. Elas incluem o remorso, a culpa, a submissão, a vergonha, o amor, o rancor e a inveja. 
As emoções têm uma valência (positiva ou negativa)e um nível de alerta (fisiológico, baixo ou alto). A ínsula recebe e integra sinais somato-sensoriais, ajudando-nos a experimentar a emoção, especialmente o nojo, a raiva, a culpa e a ansiedade. 
A amígdala processa o significado emocional dos estímulos e produz reações imediatas. Também está associada à aprendizagem emocional, à memória de eventos emocionais e à interpretação de expressões faciais de emoção. 
Quais são as as teorias da emoção?
As três principais teorias para a emoção diferem em suas ênfases relativas na experiência subjetiva, alterações fisiológicas e interpretação cognitiva. 
A teoria de James-Lange afirma que padrões específicos de mudanças físicas dão lugar à percepção de emoções associadas. 
A teoria de Cannon-Bard propõe que duas vias separadas – mudanças físicas e experiências subjetivas – são ativadas ao mesmo tempo. 
A teoria dos dois fatores de Schachter-Singer enfatiza a combinação entre alerta fisiológico generalizado e avaliações cognitivas para determinar emoções específicas. 
Consistentes com a teoria de dois fatores de Schachter-Singer, pesquisas mostram que as pessoas podem atribuir erroneamente as causas de suas emoções, buscando explicações no ambiente para o que estão sentindo.
Qual a diferença entre AFETO, EMOÇÃO E SENTIMENTO?
AFETO é um termo mais genérico, que abrange as sensações experimentadas, englobando tanto as emoções quanto os sentimentos; já a EMOÇÃO é a expressão afetiva intensa dirigida a alguém ou alguma coisa, sendo na maioria das vezes de curta duração e geralmente acompanhadas de reação fisiológica como o choro, tremor nas pernas, taquicardia e sudorese. 
Os SENTIMENTOS, por sua vez, são estados afetivos menos intensos e mais duráveis do que as emoções. Também podem ser chamados de estados de ânimo ou humores. Os sentimentos não necessitam, em regra, de um estímulo contextual para se manifestar, são de natureza cognitiva e sofrem interpretação subjetiva de cada situação. 
Qual a função da Motivação nas pessoas?
A motivação dá energia, direciona e sustenta o comportamento. Maslow descreveu uma hierarquia de necessidades: as pessoas em primeiro lugar devem satisfazer necessidades inferiores, como a fome e a sede, antes de satisfazer as necessidades de segurança, sociais, de estima e de realização pessoal. As necessidades surgem de estados de deficiência biológica ou social. 
Os impulsos são estados psicológicos que criam alerta e motivam comportamentos voltados a satisfazer necessidades. Os impulsos ajudam a manter a homeostase – isto é, o equilíbrio das funções corporais. 
A lei de Yerkes-Dodson sugere que se as pessoas estão pouco alertas ou muito alertas, seu desempenho irá cair. As pessoas também são motivadas por incentivos, que são objetos ou objetivos externos. 
Motivação Intrínseca e Extrínseca:
Alguns incentivos são motivados extrinsecamente (direcionados a uma recompensa externa). Outros são motivados intrinsecamente (são direcionados a uma recompensa interna ou simplesmente são agradáveis). Fornecer às pessoas recompensas extrínsecas pode minar a motivação intrínseca. 
A teoria da necessidade de pertencimento sugere que as pessoas têm uma necessidade fundamental de estabelecer vínculos interpessoais. 
A necessidade de pertencimento explica a facilidade com que as pessoas fazem amigos, sua sensibilidade à exclusão social, os sentimentos negativos causados na ausência de contato social e os esforços para se aproximar de outras pessoas quando estão ansiosas.
A maior crítica a teoria de Maslow, é que ele universaliza as necessidades para todos os humanos. Para alguns necessidades sociais, são mais importantes que segurança e por ai vai, ele acaba não levando em consideração individualidades.
Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, esse conceito está relacionado à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades.
* Autoconhecimento
* Se sentir capaz
* Fazer o que ama
Motivação extrínseca: também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos.
* Dinheiro
* Reconhecimento de amigos
* Status Social de saúde 
O adiamento de gratificações principalmente na tenra infância do indivíduo, faz com que o mesmo tenha mais poder de tolerância a situação de frustrações no futuro. Pessoas que são frustradas possuem maior probabilidade de resiliência no futuro.
Tipos de Motivação:
Biológico- A motivação está intimamente ligada a diversas atividades neuronais. Tanto em aspectos de produção de hormônios ou neurotransmissores, os quais influenciam diretamente no nível de atividade dos seres humanos.
Cultural- A preferência por certo aspectos de objetivos de vida está ligada diretamente ao que os pares daquela sociedade os fazem. Seja em um aspecto macro, de uma nação/estado ou micro, de um bairro ou “tribo” específica.
Alimentação- Os aspectos citados anteriormente se relacionam com alimentação. Diversas estruturas neurais estão associadas ao comportamento alimentar, incluindo os lobos frontais, o hipotálamo, o córtex pré-frontal e o sistema límbico. 
Foram propostas duas teorias para explicar o comportamento alimentar: a teoria glicostática e a teoria lipostática. 
A teoria glicostática sustenta que a alimentação é controlada por receptores na corrente sanguínea que monitoram os níveis de glicose – o principal combustível metabólico do corpo. A teoria lipostática afirma que a alimentação é regulada de modo a manter um nível preestabelecido de gordura corporal. 
A alimentação é fortemente afetada pela aprendizagem. Por meio do condicionamento clássico, as pessoas associam a alimentação a refeições regulares. A saciedade sensorial específica evoluiu em animais para incentivar o consumo de alimentos que contêm diversos nutrientes. Em razão desse mecanismo, as pessoas rapidamente se cansam de um único sabor. O que as pessoas comem é grandemente influenciado por regras culturais sobre quais alimentos são apropriados para comer em diferentes contextos.
Comportamento sexual- Os hormônios influenciam o desenvolvimento de características sexuais secundárias durante a puberdade e motivam o comportamento sexual. O hipotálamo organiza o comportamento sexual e influencia a produção de hormônios. Os hormônios testosterona e ocitocina são determinantes particularmente importantes do comportamento sexual. Encontrou-se que os neurotransmissores, incluindo a dopamina, a serotonina e o óxido nítrico, também influenciam no funcionamento sexual. 
Masters e Johnson identificaram quatro fases do ciclo de resposta sexual humana que são muito semelhantes em homens e mulheres: excitação, platô, orgasmo e resolução. 
O comportamento sexual é limitado por roteiros sexuais: crenças determinadas socialmente em relação aos comportamentos adequados a serem utilizados por homens e mulheres durante as interações sexuais. Em média, os homens têm um maior nível de motivação sexual e se envolvem em mais atividade sexual do que as mulheres. Os homens e as mulheres procuram qualidades semelhantes em potenciais parceiros, mas eles estão mais preocupados com a atratividade de uma parceira em potencial, e elas estão mais preocupadas com o status do parceiro. As diferenças entre os gêneros na preferência pelas qualidades do parceiro podem ser decorrentes de diferentes problemas de adaptação que os gêneros enfrentaram ao longo da história evolutiva humana. Os pesquisadores teorizaram que a exposição hormonal pré-natal, os genes e as diferenças funcionais no hipotálamo podem influenciar a orientação sexual. No entanto, os dados que apoiam essas teorias são correlacionais e não podem ser usados para inferências causais. Muitos psicólogos acreditam que diversos fatores biológicos e ambientais determinam a orientação sexual.
Dieta restritiva- A dieta restritiva é relativamente ineficaz na perda de peso, porque o peso corporal é regulado a partir de um ponto de referência. A ingesta reprimida também tende a ser ineficiente porque os comedores reprimidos tendem a comer em excesso quandoacham que quebraram sua dieta. Em casos extremos, os indivíduos podem desenvolver um transtorno alimentar – anorexia nervosa, bulimia nervosa ou transtorno de compulsão alimentar – como consequência dos seus esforços para controlar seu peso e sua forma corporal.
As questões de aspectos positivos podem auxiliar a focar no positivo do ser humano e não em aspectos puramente da doença, como depressão e ansiedade. Focalizamos em questões de virtudes e forças do paciente, isso é visto que de forma automática a negativa acaba por diminuir.

Continue navegando