Buscar

legislação aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contribuições de Melhoria, de acordo com o artigo 81 do Código Tributário Nacional, são “cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado”.
Para criar este tributo faz-se necessário uma publicação prévia, anunciando sua composição, porém, antes da comunicação da cobrança, requisitos básicos precisam ser executados por parte da autoridade, caso contrário não poderá existir.
São requisitos:
I. Memorial descritivo do projeto.
II. Orçamento do custo da obra.
III. Pessoa beneficiada.
IV. Determinação da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuição.
V. Delimitação da zona beneficiada.
1. I, II, IV, V.
Os princípios tributários norteiam as garantias constitucionais dos contribuintes, em contraposição a poder, voracidade e abuso do Estado em tributar. São regras que propiciam a interpretação da norma, colaborando às aplicações da lei, e que estão destinadas a legitimar a atividade tributária de angariar receitas públicas.
O objetivo mais importante dos princípios tributários é manter a lei sob:
Aponte a opção correta.
1. aUma única interpretação, diminuindo a pluralidade dos sentidos, procurando facilitar a vida dos operadores do direito. a pluralidade no conjunto da sociedade.
Quais são os princípios tributáveis?
De acordo com a Carta Magna, o conjunto de princípios do Direito Tributário brasileiro inclui: a legalidade, a irretroatividade, a anterioridade, a seletividade, a imunidade, a renúcia fiscal e a não cumulatividade – que tem grande destaque.
Quais são os tributos diretos e indiretos na logística?
Os tributos diretos são os impostos ICMS e ISSQN, e os indiretos, as contribuições à seguridade social, as contribuições patronais, o INSS e o FGTS.
como se comporta uma empresa no Lucro real 
Com uma carga tributária comparativamente maior em relação aos outros regimes, mas com uma boa parte dos tributos suscetíveis à não cumulatividade, funciona como um método matemático, usado para compensar os tributos entre as operações antecedentes e as subsequentes, evitando, dessa forma, a bitributação.
Lucro presumido 
Com uma carga tributária de nível intermediário entre o Lucro Real e o Simples; vale-se também da não cumulatividade e dos incentivos do IRPJ.
Regime Simples
Com a menor carga direta, todos os tributos, exceto o FGTS, têm suas alíquotas discriminadas em três setores básicos: industrialização e circulação de mercadorias e a prestação de serviços, reduzidas, aglomeradas e incidentes cumulativamente sobre o faturamento. Tal regime não se beneficia de créditos tributários.

Outros materiais