Buscar

Atividade Contextualizada- Auditoria da Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Relatório de auditoria é muito importante, pois mostra o que foi examinado. Pois sabemos que a direção da empresa e os envolvidos na execução das tarefas vão ser informado sobre o que pode ser melhorado.
Portanto um relatório de auditoria mal apresentando e que permita a contestação do auditado ou possibilita à direção da empresa fazer uma má avaliação de todo um trabalho efetuado, pois descredita o valor da auditoria e, por fim, a desmoralização do próprio profissional.
Durante a fase de apuração dos atos, o auditor mesmo sendo um exímio conhecedor das técnicas e procedimento da área onde atua e, no entanto, na apresentação do relatório, consegue desmerecer todos os seus atributos técnicos, levando ao fracasso um excelente trabalho de campo.
É fundamental, que todo o trabalho de auditoria seja previamente planejado e estruturado, com conclusões lógicas e eficiente. Essa responsabilidade cabe única e exclusivamente ao auditor, que deve ter a prudência de dizer as coisas certas, no momento certo.
Porém, o auditor desperdiça seu relatório, apresentando os fatos de maneira desordenada e apresentando sugestões incompatíveis às soluções esperadas
Nesta situação a auditoria termina perdendo seu objetivo que é reconhecer o sistema de qualidade da empresa, para certificá-la.
Reconhecer o sistema de qualidade da empresa, certificando-a.
Existe uma tendência de apenas apontar o fato, sem maiores comentários e/ou evidências, e recomendar a regularização sem expor qualquer fundamento técnico ou legal. Exemplo:
“Verificamos que a empresa não está apresentando Declaração Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Recomendamos providenciar”.
Observamos que existe a necessidade de expor as exigências legais, inclusive o fato de que existe penalidade para tal omissão, e citar os fundamentos legais.
Acreditamos que estas situações sejam frutos dos trabalhos que estão sendo executados, pois, com raras exceções, os exames têm se limitado aos aspectos dos documentos, descuidando-se do mais importante que são os procedimentos.
Nestas situações a auditoria termina perdendo seu objetivo que é a avaliação do sistema no tocante à sua eficácia na realização de objetivos.
Fonte (s)
https://www.xerpa.com.br/blog/tudo-sobre-auditoria-interna/
http://www.crc-ce.org.br/fiscalizacao/informacoes-importantes/auditoria-contabil/

Outros materiais