Buscar

Administração da Produção 2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455319) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12971282
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os custos de manutenção podem ser identificados como um tipo de medição do desempenho de manutenção e como medida importante em todo o planejamento da gestão de manutenção. Após fazer o levantamento dos custos é que um gestor pode afirmar qual a melhor maneira de se fazer a manutenção, quando e como fazer. Infelizmente, os custos são geralmente usados para comparar o desempenho de manutenção entre empresas ou entre plantas dentro da mesma empresa. Da mesma forma, não existe um padrão para medir esses custos. Cada empresa, cada planta e, muitas vezes, cada setor dentro de uma mesma empresa pode desenvolver sua própria definição de "custo de manutenção". Entretanto, as comparações dos custos devem sempre ser acompanhadas por uma definição mais clara do que está incluído e excluído em cada planta. Caso a empresa esteja no processo de definição dos custos, deverá ter em mente o que pode ser considerado custo, para que, dessa forma, consiga gerenciar da melhor maneira como irá reduzir os gastos e aproveitar cada investimento realizado. No entanto, é importante que os custos de manutenção sejam controlados. A respeito dos indicadores de controle de custos de manutenção, analise as sentenças a seguir:
I- O histórico de custos deve ser feito mensalmente, criando, assim, um acompanhamento histórico.
II- É importante fazer o comparativo de investimentos em manutenção (benchmarking), ou seja, fazer um comparativo anual do que a própria empresa investe em manutenção.
III- O histórico de custo deve ser acompanhado de acordo com o cronograma proposto pelo setor operacional.
IV- O comparativo entre o que se planeja investir em manutenção e o que realmente foi investido nesta área é um dos indicadores de controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1798-custos-de-manutencao-como-identificar/>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	as sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	Tendo em vista que a Administração da Produção é o gerenciamento das atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos e/ou serviços, está nítido que no interior destas atividades existe um processo de transformação, que é constituído por Inputs (Entradas), geralmente matéria-prima, que sofre um processo de transformação, tendo como resultado a criação de produtos e/ou serviços, que são os Outputs (Saídas). O processo de transformação é a parte em que os inputs serão alterados/transformados, ele pode ser constituído por diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônicas etc.). Nesse momento, aquilo que entrou (input/entrada) terá sua matéria desfeita para se transformar em um novo bem/produto. Assim, ao conjunto de ações que transformam a matéria-prima/insumos em produtos chamamos de processos. Existem duas classes de processos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Processos elementares são compostos por processos complexos.
(    ) Processos elementares correspondem à célula de um processo composta pelas entradas, transformações e saídas de uma atividade.
(    ) Processos complexos são compostos por processos de insumos na produção.
(    ) Processos complexos são compostos por processos elementares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida/78698/>. Acesso em: 20 out. 2015.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a ter um enorme crescimento industrial e tecnológico. Para que isso fosse possível, utilizou-se o ciclo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Controlar e monitorar e Action = Implantar). Deming, um engenheiro americano, foi o grande estrategista e responsável pelas grandes mudanças realizadas no Japão. Com o passar dos anos, foi-se aprimorando o que chamamos hoje de Os 14 pontos de Deming. Sobre os pontos desenvolvidos por Deming, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não aceitar atrasos devido a erros, insumos e acabamentos defeituosos.
(    ) Criar planos de melhoria contínua.
(    ) Estabelecer metas para a mão de obra.
(    ) Acrescentar na estratégia da organização treinamentos para os usuários.
(    ) Deixar claro pela gestão gerencial o compromisso com a qualidade e a produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	4.
	A abertura dos mercados e a consciência da importância da preservação do meio ambiente se transformaram em competitividade para as organizações. Por outro lado, as empresas ?redescobriram? um capital relegado a segundo plano por muitos anos: as pessoas da empresa, o seu maior capital. Na maioria das empresas, seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas e gerada nas posições anteriores tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e paradigmas instalados não estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções. Diante desses fatos, sabe-se que o processo de melhoria contínua contempla o uso de normas técnicas como complemento para buscar a produtividade com competitividade. Assim, quanto aos exemplos de aplicações das normas técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alavancar a melhoria, pois ela só ocorre se houver um documento que a sustente.
(    ) Dar legalidade é melhoria, pois as normas são uma obrigação para as empresas que querem introduzir processos sólidos de melhoria contínua.
(    ) Permitir a introdução de auditorias, que garantam a manutenção da melhoria ao longo do tempo.
(    ) Levar a equipe de qualidade a uma busca constante pela fundamentação teórica das melhorias e a sua documentação como meio de formar memória empresarial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-processo-de-melhoria-continua/29794/>. Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	Quando se fala das sete ferramentas da qualidade (Diagrama de processo, análise de Pareto, Diagramas de Causa e efeito, Diagramas de Correlação, Histogramas, Cartas de Controle de Processo e Folhas de Verificação), estas devem ser conhecidas por todos da organização. Essas ferramentas de qualidades foram implantadas por Ishikawa, um químico japonês. Qual é a verdadeira finalidade dessas ferramentas para a organização?
	 a)
	Oferecer treinamentos aos colaboradores para aumentar a sua motivação e, com isso, errar menos.
	 b)
	Para que os colaboradores pudessem refletir sobre as questões relativas à qualidade.
	 c)
	As técnicas não deveriam ficar restritas à equipe da qualidade, já que todos os setores e pessoas de todas as hierarquias deveriam contribuir.
	 d)
	Aperfeiçoar os investimentos em treinamento e assegurar o cumprimento das políticas de RH.
	6.
	A necessidade constante das empresas em buscar a qualidade total de seus produtos, tem gerado muitas situações, como custos elevados, desperdícios, entre outros. Para tanto, é importante essa busca por qualidade para não se perder clientes, visto que a concorrência está muito acirrada e sobreviverá aquele que tem um maior investimento em tecnologia e inovação. No quese refere à qualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Produzir um produto com qualidade deverá ter uma conformidade, objetivos bem definidos e as especificações corretas.
II- O produto, ao seu uso, atende ao que foi proposto, ou seja, cumpre com a função que foi especificada.
III- O produto realmente tem o valor desejado pelo cliente, ou seja, o valor pago está de acordo com a qualidade pretendida.
IV- O pós-venda é considerado muito importante com relação à qualidade de atendimento ao suporte.
V- A qualidade total do produto não tem importância com relação aos critérios de escolha do cliente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e V estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	7.
	Uma organização deve estar atenta à questão do controle da qualidade, para isso, ela utiliza quatro ferramentas. A ferramenta A contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta B é um modelo de gráfico no formato de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta C é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema. A ferramenta D é um modelo gráfico que determina o levantamento de ações com relação à observação do que está ocorrendo na produção ou no serviço prestado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A ferramenta A é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito.
II- A ferramenta B é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente a priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais.
III- A ferramenta C é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).
IV- A ferramenta D é o check list para que sejam apresentados de forma clara os ganhos recebidos e perdidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	8.
	Na administração da produção, é muito importante verificar onde será localizada a infraestrutura para gerar novos produtos. Temos como exemplo a fábrica da BMW localizada à beira da BR 101, em Araquari. A instalação não foi apenas por isenção de impostos, mas também pela facilidade de exportar os automóveis e importar equipamentos necessários para a produção dos veículos. Como podemos perceber, existem três portos a menos de 100 km e uma linha férrea a 30 km de distância da localização da fábrica. Para esse fato, há dois fatores que influenciam na localização, os do fornecimento e da demanda. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fatores do Fornecimento.
II- Fatores de Demanda.
(    ) Custo da mão de obra.
(    ) Custo do transporte.
(    ) Habilidade da mão de obra.
(    ) Adequação do Local.
(    ) Fatores da Comunidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I - I.
	 b)
	II - I - I - I - II.
	 c)
	I - I - II - II - I.
	 d)
	I - I - I - II - II.
	9.
	Quando uma empresa é bem organizada e tem muita atenção com a manutenção dos equipamentos, ela não pode ficar parada para não prejudicar a produção, pois essa manutenção é o foco de preocupação e de muita atenção dos gestores de produção, tentando promover o possível para que a produção não pare. Quais são os principais objetivos a serem atingidos quando definidas as técnicas de manutenção?
	 a)
	Aumentar a disponibilidade dos equipamentos e ter a possibilidade de planejar as paradas das operações.
	 b)
	Qualificar a equipe de manutenção e adquirir máquinas de baixa manutenção.
	 c)
	Melhorar a qualidade dos produtos gerados pelos equipamentos e baixar custos.
	 d)
	Reduzir custos de manutenção e aproveitar bem a mão de obra de manutenção.
	10.
	A partir do momento em que a empresa decide se instalar em uma determinada localização, tem início outro processo. Esse processo é o de organizar a empresa com os mais variados leiautes, que dependem de cada ramo de negócio para se por em prática o melhor formato, para que o fluxo de produção ou serviço seja satisfatório para a organização. Sobre o leiaute, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Cada mudança de leiaute tem a função da racionalização e organização dos insumos, minimizar os custos de produção e, consequentemente, os desperdícios.
	 b)
	O leiaute tem como base resolver apenas os problemas de paradas de produção.
	 c)
	O leiaute tem a necessidade de verificar o processo de organização do almoxarifado.
	 d)
	O processo de leiaute interno de uma organização tem apenas o intuito de minimizar os erros na produção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes