Buscar

Administração da Produção 3 Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455320) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13204065
	Nota da Prova:
	7,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Demanda é a procura por um determinado produto, ou é o que os clientes solicitam por um produto ou serviço. Por exemplo: conhecendo a programação de produção de um cliente, no caso, uma indústria automobilística, um fabricante de pneus pode saber quantos pneus seu cliente demandará. Se o fabricante de automóveis produzir 1000 veículos por dia, logo, a demanda por pneus será de 5000 por dia. Cada veículo utiliza 5 pneus. Portanto, a demanda dependente está atrelada a alguns fatores conhecidos e, conhecendo esses fatores, deduzimos a demanda. Outro exemplo: um supermercado baseia suas decisões de planejamento e controle de estoque com base na experiência e no conhecimento sobre o comportamento do mercado, sem qualquer garantia de que suas expectativas sejam concretizadas. Desta forma, o risco de obsolescência e de perdas de estoques é maior quando a demanda real não corresponde com as decisões de planejamento e controle tomadas. Diante dos fatos, existem duas tipologias de demanda: demanda independente e demanda dependente. Disserte sobre essas tipologias.
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/53271/tipos-de-demanda-planejamento-de-estoque#ixzz40v7qe3F8>. Acesso em: 20 fev. 2016.
	Resposta Esperada:
* Demanda independente: o supermercado é um modelo de demanda independente, pois não sabem o que o cliente comprará, apenas estimam uma quantidade conforme é feito um relatório anual de entradas e saídas de produtos no determinado tempo, outro exemplo é na época de natal, páscoa, dias dos namorados etc. Não tem como prever o que será vendido.
* Demanda dependente: esse é o exemplo dos automóveis. A fábrica saberá quanto é necessário produzir de pneus, motores etc., pelo motivo que já está estimado quantos veículos serão produzidos, mesmo que não sejam vendidos, é uma forma diferente de controlar a produção, estando associada a pedidos fechados.
	2.
	A manufatura (do latim, manu, mão e factura, feitio) descreve a transformação de matérias-primas em produtos terminados para sua comercialização. Também envolve processos de elaboração de produtos semifaturados. O termo manufatura pode se referir a uma grande variedade de atividades humanas, desde o artesanato até a alta tecnologia, mas é mais comumente aplicada à produção industrial, na qual as matérias-primas são transformadas (produção ou montagem de elementos) em bens acabados em grande escala. Isto permite qualificar como manufatureiras um conjunto de indústrias, dentre as quais podemos destacar a indústria aeronáutica, mecânica, alimentícia, eletrônica, elétrica, química, automobilística, confecção, calçados e moveleiros. O processo da manufatura ou sistemas de produção estão divididos em cinco fases de processos, onde é importante uma sequência lógica para ser aplicada na linha de produção. Disserte sobre três modelos de processo da manufatura.
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com/industria/manufatura/>. Acesso em: 29 fev. 2016.
	Resposta Esperada:
* Processo por projeto: são os processos de manufatura com maior variedade e menor volume. São os mais customizados possíveis, consequentemente, com períodos de produção mais longos. Como exemplo, pode-se citar a construção naval e a produção cinematográfica.
* Processo por jobbing ou job shop: é o tipo de processo de alta velocidade e pouco volume e customizado. No entanto, cada modelo de projeto/produto divide os recursos das operações com outros produtos. A variedade é grande e o volume também, como exemplo as empresas de gráficas, que produzem certo tipo de material em grande número, utilizando os mesmos criadores, máquinas de impressão, embalador e corte.
* Processo por lote ou batelada: no caso dos lotes, a quantidade produzida é grande, podendo o produto ser feito em vários momentos ou ao mesmo tempo, e pode variar bastante, dependendo do tamanho do lote. Neste tipo de processo, encontra-se uma mescla de características de maior variedade e menor volume e vice-versa, pois existe a possibilidade de cada lote produzir tipos de produtos diferentes ou somente um tipo de produto, em um processo relativamente repetitivo. Como exemplo de lotes, podemos citar os alimentos congelados, a produção da maioria das roupas e sapatos e móveis comuns.
* Processo por massa: processo utilizado geralmente em linhas de montagem, é o processo que manufatura bens em grande escala com pequenas variedades de diferenciação. Embora exista uma pequena variação de características no acabamento, o componente padrão é similar. Como exemplo são as empresas montadoras de veículos, eletrodomésticos, televisores, geladeiras, entre outras.
* Processo contínuo: esse tipo de processo é muito parecido com o de linha de montagem. No entanto, é uma produção ininterrupta e inflexível, apenas finalizando com o fim da matéria-prima, como exemplo, o petróleo e a água de um reservatório para gerar energia.
Parte inferior do formulário

Outros materiais