A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva 2

Pré-visualização | Página 2 de 2

c)
	Judaica e norteamericana.
	 d)
	Grega e romana.
	7.
	Para Vieira, Coutinho e Saraiva (2016, p. 206), "[...] os atores sociais demonstraram entendimento acerca da sexualidade, bem como aceitação das práticas sexuais na velhice, embora alguns tenham ressaltado a percepção negativa da sociedade quanto a essa realidade. Foram apontadas mudanças tanto positivas quanto negativas decorrentes do processo de envelhecimento, bem como destacada a importância dos idosos vivenciarem sua sexualidade de maneira saudável e prazerosa. As representações dos idosos acerca da sexualidade foram permeadas de conhecimentos oriundos do senso comum, interligados com experiências de vida dos mesmos". No que se refere à expressão práticas sexuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As práticas sexuais são simplesmente as relações sexuais, o ato de fazer sexo. Assim, é muito subjetivo e diversificado como elas acontecem.
(    ) Para realmente ser uma prática sexual, todos os envolvidos devem estar em consenso e acordo, diferente disso pode ser considerado uma violência sexual.
(    ) Práticas sexuais são necessariamente aquelas que acontecem entre um homem e uma mulher, e envolvem a relação sexual (coito, cópula, transa).  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VIEIRA, Kay Francis Leal; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque. A Sexualidade Na Velhice: Representações Sociais De Idosos Frequentadores de Um Grupo de Convivência. Psicol. cienc. prof., Brasília, 2016.
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	8.
	Na concepção de Palma (et al. 2015, p. 729), "Ter a possibilidade de trabalhar questões relacionadas à orientação sexual (esclarecendo que o termo orientação, neste caso dos PCN, refere-se ao ato de propor um espaço de discussão sobre a sexualidade, e não está relacionado com o direcionamento da escolha de parceiros ou parceiras) nas escolas, e dentre ela a questão da diversidade, é um avanço no ensino brasileiro. A escola não pode simplesmente fechar os olhos para a realidade, e considerar que as palavras: gay e lésbica devem ficar fora dos portões escolares". Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Homossexual ou homoafetivo.
II- Heterossexual ou heteroafetivo.
III- Bissexual ou biafetivo.
(    ) Quando a pessoa se sente atraída por ambos os gêneros.
(    ) Quando a atração ocorre entre pessoas do mesmo gênero (gays e lésbicas, por exemplo).
(    ) Quando uma pessoa se atrai por um gênero diferente do seu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PALMA, Yáskara Arrial et al . Parâmetros curriculares nacionais: um estudo sobre orientação sexual, gênero e escola no Brasil. Temas psicol., Ribeirão Preto,  v. 23, n. 3, p. 727-738, set. 2015.
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	9.
	"Em 2006, as Secretarias de Cultura e de Saúde de Suzano estabeleceram uma parceria para implantar o projeto Pavio Erótico, que consiste em um sarau temático, com a exibição de filmes, declamação de poesias, mesas de diálogo, interpretação de contos, apresentação teatral, dança, música, além da disponibilização de preservativos e materiais informativos, que fomentam as discussões do universo da sexualidade humana à luz das práticas sexuais seguras" (SOUSA, et al, 2009, p. 63). Com foco nas propostas para trabalhar a temática da sexualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma sugestão é que os professores peçam para que os participantes tragam consigo letras de músicas de todos os estilos que falem de relações amorosas, sexualidade e modos de ser homem e ser mulher. Além das letras, podem ser exibidos os videoclipes de algumas dessas músicas.
II- Uma temática que deve ser rejeitada nas escolas envolve a forma pela qual as relações afetivas são representadas nas músicas. Recomenda-se evitar diálogos sobre como homens e mulheres se comportam nessas relações, quais os comportamentos que a música critica ou estimula, se as relações são heterossexuais ou homossexuais.
III- Os alunos poderão ser instigados a identificar nas músicas como homens e mulheres são representados/as, suas ações, seus sentimentos, comportamentos na relação e os verbos e adjetivos usados para se referir a homens e a mulheres.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUSA, Ademiro Alves de et al. Pavio Erótico: uma experiência de Suzano na prevenção das DST/HIV/Aids e fomento da arte erótica. Saude soc., São Paulo, 2009.
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	10.
	"Os conceitos de 'sexo' e 'gênero' são importantes porque revelam, em parte, a oposição fundante entre natureza e cultura e a dicotomia entre ciências humanas e biociências" (OKA; LAURENTI, 2018, p. 238). Sobre os conceitos de gênero, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os estudos de gênero trazem importantes reflexões sobre as relações de poder, entre o masculino e o feminino. São muito pertinentes, ainda que não incluam pesquisas sobre homossexuais ou bissexuais.
(    ) Historicamente, podemos situar que foi em fins do século XIX que se tornou possível colocar em evidência uma discussão sobre gênero como forma de resistência a uma cultura e política de dominação do masculino sobre o feminino.
(    ) A perspectiva de gênero está ligada a epistemologias que discutem conceitos como identidade, diversidade e cultura. Dessa forma, não escapa das discussões sobre sexualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OKA, Mateus; LAURENTI, Carolina. Entre sexo e gênero: um estudo bibliográfico-exploratório das ciências da saúde. Saúde soc.,  São Paulo, 2018.
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário