Buscar

AV 4 CURRÍCULO

Prévia do material em texto

Usuário
	ANA LUCIA CLARO FERREIRA
	Curso
	PED0005 CURRÍCULO GR0535211 - 202110.ead-29779258.06
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	07/06/21 22:01
	Enviado
	07/06/21 22:39
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	37 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, foi inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, buscando, assim, ampliar as possibilidades de acesso e de formação e preparo do indivíduo para a sociedade. A partir da LDB 9394/96, no entanto, buscou-se uma proposta de educação que viesse a atender os anseios dos programas mundiais de erradicação do analfabetismo e de possibilidade de todos terem acesso à escola e nela permaneceram.
 
FIORIN, B. P. A.; FERREIRA, L. S.; MANCKEL, M. C. M. A Lei 9394/96 como Política Educacional e o Trabalho dos Professores. Disponível em
www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/download/969/639. Acessado em 26 de julho de 2019, às 15h54.
 
Leia as assertivas abaixo:
I – Os artigos da LDB devem ser seguidos com rigidez, sem chance de serem complementados nas unidades escolares, conforme a realidade destas.
II – A LBD prevê que a educação é responsabilidade das famílias e do estado, em esfera municipal, estadual e federal.
III – As verbas destinadas à educação têm um percentual definido pela LDB que apresenta o quanto a união deve destinar à educação.
IV – O Distrito Federal, os Estados e os Municípios têm um gasto mínimo destinado à educação, podendo aumentar, conforme as Constituições ou leis orgânicas respectivas.
V – Os direitos e as incumbências dos profissionais de educação são definidos pela LDB e, se não cumpridas, estes profissionais poderão sofrer processo administrativo.
 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
II, III, IV e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. As famílias têm a responsabilidade de matricularem e manterem as crianças na escola e ao Estado fica instaurada a responsabilidade de proporcionar, principalmente, a igualdade de condições e permanência neste local. A união tem o percentual mínimo de 18% e deve ser gasto com a educação; já o Distrito Federal, os Estados e Municípios devem gastar o mínimo de 25%, podendo ter acréscimo, conforme as leis locais. Os profissionais de educação têm seus deveres e direitos designados pela LBD. Visto que é uma lei, se não forem cumpridos, estarão sujeitos a processo.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ela (a BNCC) está fundamentada em bases legais, presentes na Constituição Federal, de 1988, na LDB, de 1996, e nos fundamentos teórico-metodológicos presentes nas DCNs, nos PCNs e no PNE. Isso significa que a Base não exclui tais documentos oficiais, mas dialoga com eles, consolidando uma necessidade historicamente situada, que é o estabelecimento e a organização progressiva das aprendizagens essenciais de toda a Educação Básica.
EDITORA MODERNA – PNLD 2010. O que é a BNCC? Disponível em https://pnld2020.moderna.com.br/moderna-explica/o-que-e-a-bncc/. Acessado em 29 de julho de 2019, às 23h07.
 A BNCC tem sido tema de muitos congressos e estudos recentes voltados à educação. Assim, considere as seguintes afirmações:
I – A BNCC não reflete diretamente na elaboração do Projeto Político Pedagógico escolar.
II – A BNCC apresenta as competências e habilidades a serem alcançadas pelos alunos.
III – O respeito à diversidade não é preocupação da BNCC, que só orienta os currículos formais.
IV – A incorporação da BNCC nos ambientes passará a ser obrigatória a partir de 2020.
V – A BNCC é autoritária, pois define os objetos de conhecimentos a serem trabalhados.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e IV.
	Resposta Correta:
	 
II e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O PPP deve ser elaborado a partir dos princípios que aparecem na BNCC em relação às competências e habilidades que os alunos devem adquirir após durante e após o processo de aprendizagem. A Base, que deverá entrar em vigor em todas as escolas brasileiras a partir de 2020, além de apresentar as competências e habilidades que os alunos devem adquirir durante e após o processo de aprendizagem, define os objetos de conhecimento e as unidades temáticas a serem contempladas durante o período letivo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes, seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo. As teorias do currículo, tendo decidido quais conhecimentos devem ser selecionados, buscam justificar por que “esses conhecimentos” e não “aqueles” devem ser selecionados.
 SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade : uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 14.
Leia as alternativas abaixo.
I – As Teorias Críticas do Currículo emancipam o sujeito, pois proporcionam-lhe desenvolver o pensamento crítico acerca das questões sociais do mundo e dialogam com o artigo 2º da LDB, o qual afirma ser necessário o desenvolvimento do sujeito para o exercício da cidadania.
II – É possível afirmar que as Teorias Tradicionais do Currículo norteiam a elaboração da LBD, visto que nela há o direcionamento dos conteúdos que devem ser abordados pelos professores da educação básica.
III – A emancipação dos sujeitos é prevista pela LDB e é discutida nas Teorias Críticas do Sujeito, a partir da análise crítica e histórica da sociedade e o desenvolvimento do senso crítico, o qual espera-se desenvolver nas escolas, e sua formação a partir da ideia de divisão de classes.
IV – Ao retirar a temática “gênero” da BNCC, a transdisciplinaridade dos currículos, quando suscitam o respeito às identidades de gênero e questões relacionadas à sexualidade, torna-se inexistente.
V – As Teorias Tradicionais do Currículo permeiam a LDB, pois apresentam como deve ocorrer o processo de aprendizagem, focam na avaliação formal do estudante e apresentam o professor como o centro do processo de educação, assim como a referida Lei.
Estão as alternativas corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O senso crítico do sujeito é desenvolvido na escola a partir da análise crítica das situações que envolvem a sociedade, ideias apresentadas nas Teorias Críticas do Currículo. Na LDB, não há definição quanto aos conteúdos a serem abordados nas escolas. Os currículos transdisciplinares preveem a inserção de temáticas voltadas para as relações de gênero e questões sexuais, retirando esta temática, perde-se o caráter transdisciplinar quanto a este tópico. 
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com a aprovação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o dia 20/12/96 assinala um momento de transição significativo para a educação brasileira. Nessa data, completados 35 anos, revogou-se a 1ª LDB com as alterações havidas no período, entrando em vigor nossa 2ª LDB. O Chefe do Poder Executivo sancionou a Lei 9.394/96, denominando-a “Lei Darcy Ribeiro” e, com este ato, dividiu, formalmente, a conhecida história da Nova LDB: um primeiro momento, caracterizado por amplos debates entre as partes (Câmara Federal, Governo, partidos políticos, associações educacionais, educadores, empresários etc.) e outro, atrelado à orientação da política educacional governamental e assumido pelo professor homenageado.
 
CARVALHO, Djalma Pacheco de. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a Formação de Professores para a Educação Básica. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v5n2/a08v5n2.pdf. Acessado em 27 de julho de 2019, às 14h42.
 
Sobre a LDB, é correto afirmar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A LDB é um documento que reúne leis destinadas ao sistema educacional brasileiro, baseadasna Constituição Federal de 1988. Foi pensada a partir de ideais democráticos, apresentando grande preocupação com o alcance da educação para todos.
	Resposta Correta:
	 
A LDB é um documento que reúne leis destinadas ao sistema educacional brasileiro, baseadas na Constituição Federal de 1988. Foi pensada a partir de ideais democráticos, apresentando grande preocupação com o alcance da educação para todos.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A LDB foi criada logo após o Brasil iniciar o processo de democratização política, o qual começou durante os anos 70, com duras críticas ao Regime Militar. O sistema político autoritário da época refletia em todas as esferas, inclusive na educação. Após este período, a democracia precisava ser reinstaurada no Brasil e a educação deveria ser um dos cenários ideias para isso. Em 1988, a Constituição Federal entra e vigor e os ideais democráticos para uma sociedade justa e igualitária apresentados nela deveriam ser comungados pela LDB.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Encerrando um período de oito anos de renhido embate político, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei no 9394/96) é aprovada em dezembro de 1996. Em sua formulação final, a LDB sancionada expressa uma estreita sintonia com o ideário e a agenda neoliberais, o que pode ser constatado pelo exame dos seus 92 artigos. Sem embargo desse perfil, a sua aprovação não pode ser considerada uma monolítica derrota do movimento dos educadores e de outros segmentos sociais organizados na sua luta por uma lei que traduzisse um ordenamento mais democrático do sistema educativo. Uma vez que as relações jurídicas, como expressão de uma determinada realidade social, reproduzem os conflitos e as contradições presentes nessa formação social específica, a LDB aprovada também é resultado dos interesses antagônicos em jogo.
YAMAMOTO, Oswaldo H. A LDB e a Psicologia. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932000000400004. Acessado em 26 de julho de 2019, às 16h47.
 
Leia as afirmações abaixo.
 
I – O caráter político da educação torna o processo educacional democrático e reflexivo quanto às questões sociais. O PPP da escola apresenta esta característica, cujas ideias são postas em prática a partir de discursos emancipatórios e ações voltadas a reflexão destes fenômenos.
II – A criação da LBD, apesar de apresentar preceitos democráticos e reflexivos quanto às questões de desigualdade social, foi escrita atendendo a uma demanda das classes dominantes. Cabe às escolas apresentarem reflexões acerca da realidade social que cerca os sujeitos.
III – Quando leis são promulgadas a partir de ideias propostas pela e para as classes dominantes, mesmo que de maneira indireta e sem a indicação de uma política partidária, não há neutralidade no processo educativo.
IV – Apesar de a LDB apresentar-se como um texto ideário politicamente, ela dá margem à ressignificações do processo educativo, pois visa a sua democracia, quando reflete e tenta igualizar a educação.
V – Conhecer o processo histórico e político está previsto pela LDB e se refere à compreensão deste processo e das influências que ele teve e ainda tem na contemporaneidade. Jamais deve ser atrelado a campanhas político partidárias.
 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III, IV e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A LDB é um documento que tenta tornar a educação um processo que todos devem ter acesso, apesar de ter sido escrita por ideários de classes dominantes, deste modo, não é neutro. As escolas têm o papel de ressignificar este documento, com o intuito de emancipar e tornar o sujeito crítico para compreender e lutar pelos seus direitos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A utilização do espaço escolar como forma de preparação para o exercício da cidadania é algo que deve acontecer em todos os momentos do processo de formação dos educandos, desde a educação infantil até a sua etapa final que é o ensino médio... É importante tratar da cidadania a partir de atitude de valorização da solidariedade como princípio ético, como fonte de fortalecimento recíproco, de respeito mútuo a pluralidade cultural e aos Direitos Humanos, oferecendo às crianças e aos adolescentes meios para compreender que todos têm direitos de cidadania, independente de raça, cor, sexo, etnia.
 
MEDEIROS, Alexsandro M. Educar para a Cidadania: LDB e PCN.
Disponível em https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/educar-para-a-cidadania-ldb-e-pcn/. Acessado em 26 de julho de 2019, às 17h23.
Uma das finalidades da LDB é o exercício da cidadania.
 
Marque a alternativa correta quanto à efetivação de tornar o estudante um cidadão que exerça os seus direitos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Umas das ações propostas pela escola para tornar o estudante capaz de exercer a cidadania é apresentar-lhe fatores históricos que contribuíram para que a maioria da comunidade periférica seja negra.
	Resposta Correta:
	 
Umas das ações propostas pela escola para tornar o estudante capaz de exercer a cidadania é apresentar-lhe fatores históricos que contribuíram para que a maioria da comunidade periférica seja negra.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O processo histórico que compôs a sociedade contemporânea tem ligação direta com as questões e reflexões sociais que devem ser feitas em sala de aula, para tornar-se um cidadão consciente de seus direitos e deveres. Nestes currículos a política partidária não pode ser introduzida. Apesar de ser obrigatório cumprir o que afirma a CF de 88, a escola tem a obrigação de proporcionar reflexões acerca da elaboração deste documento, assim, sobre todos os fenômenos sociais que permeiam a sociedade e seu passado histórico.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em nosso país, a gestão educacional segue a um sistema determinado por orientações gerais sobrevindas da LDB. Segundo Vieira (2002), essas diretrizes vão estabelecer, pela primeira vez em forma de lei, as incumbências para os estabelecimentos de ensino, bem como prevê a flexibilidade no que se refere às formas de organização. Nesse sentido, a escola é a instituição onde esse direito se viabiliza, e sua função é a socialização do saber sistematizado. Essas orientações vieram para atender a necessidade de haver um ensino o mais padronizado possível a nível nacional, seguindo o exemplo de países desenvolvidos.
 GESTÃO EDUCACIONAL. Infoescola. Disponível em https://www.infoescola.com/educacao/gestao-educacional/. Acessado em 29 de julho de 2019, às 21h40.
VIEIRA, Sofia Lerche (org.) Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A Editora (Biblioteca ANPAE), 2002.
O artigo 12º, da Lei nº 9.394/1996, prevê que é incumbência dos estabelecimentos de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica.
Sobre esta previsão, é correto afirmar o que se diz na alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As escolas devem elaborar o seu próprio Projeto Político Pedagógico, a partir de procedimentos democráticos, como a escuta das propostas de toda a comunidade escolar.
	Resposta Correta:
	 
As escolas devem elaborar o seu próprio Projeto Político Pedagógico, a partir de procedimentos democráticos, como a escuta das propostas de toda a comunidade escolar.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. É incumbência dos estabelecimentos de ensino a elaboração do PPP, o qual atribui a estes locais identidade, valores, o que se espera do processo educativo, o caráter político e social deste processo.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A última década foi marcada por avanços significativos na legislação nacional acerca dos direitos trabalhistas dos/as educadores/as das escolas públicas, mas, ainda é preciso concretizar as vitórias no dia a dia das redes estaduais, distrital e municipais de educação, contrapondo a ofensiva neoliberal de retirada de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários.
ARAUJO, Heleno.A Valorização dos Profissionais da Educação. Carta Capital. Publicado em outubro de 2017. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/educacaoartigo/a-valorizacao-dos-profissionais-da-educacao/. Acessado em 28 de julho de 2019, às 15h23.
A valorização dos profissionais de educação deve ser contínua, a fim de garantir que estes continuem motivados em prol de uma educação de qualidade.
Analise as assertivas abaixo a respeito da valorização dos profissionais de educação, previsto no artigo 3º, inciso VII, da LDB.
I – Valorizar os professores também significa pensar em planos de carreira que os beneficiem ao passar dos anos.
II – Proporcionar aos profissionais de educação momentos de formação continuada, a fim de que aprimorem ou conhecerem novos saberes.
III – Os salários oferecidos aos professores devem ser atrativos e devem respeitar o piso salarial nacional, que foi regulamentado pela Lei 11.738/ 2008.
IV – É direito dos professores o tempo de trabalho fora da sala de aula, para corrigir avaliações e trabalhos escolares, preparar aula, participar de reuniões e outras atividades pedagógicas.
V – Condições necessárias de trabalho, como a terceirização na contratação de professores, fortalece a diversidade de pensamentos que a escola deve apresentar continuamente.
Estão corretas as alternativas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Os profissionais da educação devem ser valorizados com planos de carreira que o remuneram adequadamente, conforme o piso salarial estabelecido pela Lei 11.738/ 2008, e, ao passar dos anos, ofereçam promoções salariais. A formação continuada é direito dos professores, além de 1/3 do tempo de trabalho ser destinado a atividades fora da sala de aula, vinculadas a questões pedagógicas, pedagógicas e/ou burocráticas.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Apesar das diferentes orientações teóricas existentes no campo do currículo, existe hoje uma posição consensual entre os acadêmicos do campo, mesmo que fundamentada em argumentos diferentes. Tratase da rejeição e das críticas à proposta atual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC, defendida como um instrumento importante para a gestão do currículo, é uma temática que tem hoje centralidade no debate educacional. Segundo a página eletrônica do Ministério de Educação (MEC).
 SANTOS, L. L. de C. P.; PEREIRA, J. E. D. Tentativas de Padronização do Currículo e da Formação de Professores no Brasil. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v36n100/1678-7110-ccedes-36-100-00281.pdf. Acessado em 29 de julho de 2019, às 23h38.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O currículo evidenciado pelo texto da BNCC é o formal e prescritivo, pois apresenta referências a serem seguidas em sala de aula, sendo complementado pelo currículo real, a partir das estratégias individuais de cada professor e pelo oculto, por meio dos ideais político-sociais.
	Resposta Correta:
	 
O currículo evidenciado pelo texto da BNCC é o formal e prescritivo, pois apresenta referências a serem seguidas em sala de aula, sendo complementado pelo currículo real, a partir das estratégias individuais de cada professor e pelo oculto, por meio dos ideais político-sociais.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. As referências apresentadas pela BNCC dialogam bem mais com o currículo formal, pois prescrevem o que se espera em relação às aprendizagens e competências dos estudantes, as quais só são possíveis serem efetivadas com o apoio do currículo real e oculto.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As funções normativas e deliberativas do sistema serão exercidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Pensado como um órgão revestido das características de autonomia, representatividade e legitimidade, como uma instância permanente e renovada por critérios e periodicidade distintos daqueles que vigoram no âmbito da política partidária, o CNE estará, senão imune, pelo menos não tão vulnerável aos interesses da política miúda.
 
SAVIANI, Dermeva l. Organização da Educação Nacional: Sistema e Conselho Nacional de Educação, Plano e Fórum Nacional de Educação. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/07.pdf
Acessado em 26 de julho de 2019, às 14h07.
O processo educativo voltado para a democracia deve ser realidade nos currículos.
 
Marque a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O objetivo do CNE é o de promover a democracia na educação, a partir de ações normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro. Sua maior missão foi a elaboração do Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular.
	Resposta Correta:
	 
O objetivo do CNE é o de promover a democracia na educação, a partir de ações normativas, deliberativas e de assessoramento ao ministro. Sua maior missão foi a elaboração do Plano Nacional de Educação e a Base Nacional Comum Curricular.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O CNE promove a democracia na educação, ou seja, a igualdade de direitos para tornar a educação um processo em que todos tenham acesso. O PNE e a BNCC são documentos produzidos por este conselho e foi o sua mais importante meta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes