Buscar

Avalição II - Tópicos Especiais

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na área de ciência e tecnologia, o maior desafio no Brasil é a elaboração e a implementação de uma política de longo prazo que permita ao desenvolvimento científico e tecnológico alcançar a população e que efetivamente tenha um impacto determinante na melhoria das condições de vida da sociedade. Acerca da importância da ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços tecnológicos, especialmente no setor de comunicação, transformaram a sociedade atual, pois se antes era preciso esperar dias ou até semanas para receber uma carta pelos correiros, hoje podemos conversar com alguém do outro lado do mundo em tempo real, com imagem e som.
PORQUE
II- O acesso aos novos meios de comunicação é universal, e no Brasil esse fenômeno contribui para a formação das comunidades virtuais, as quais visam promover a integração da população e valorizar seus conhecimentos, com foco em questões ambientais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/. Acesso em: 18 jul. 2018.
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns, você compreendeu o solicitado.
	2.
	O trabalho pode ser definido como uma atividade coordenada de caráter físico ou intelectual, necessária a qualquer tarefa, no exercício de profissão. Sobre o trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No século XIX, a produção capitalista, que introduziu a máquina a vapor e a modernização dos métodos de produção, desintegrou costumes e introduziu novas formas de organização da vida social.
(    ) As linhas de montagem, a produção em série e o consumo em massa (fordismo e taylorismo) geraram a produção de poluição e impactos ao meio ambiente.
(    ) A maquinização e a mecanização da produção conferiram ao trabalhador a percepção da perda do saber fazer. Diante disso, o trabalhador se sentiu pressionado a se adaptar para poder operar as máquinas que estavam sendo introduzidas nos espaços de trabalho.
(    ) A separação e a especialização da produção fizeram com que o produtor pudesse reconhecer melhor a totalidade do produto depois de pronto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	As mudanças na área da tecnologia vêm ocorrendo cada dia mais rápido, isso faz com que as empresas busquem atualizações constantes. A tecnologia da informação e da comunicação é uma das áreas que mais influencia as organizações, que desde o período pós-industrial sofreram grandes mudanças. Com a facilidade na comunicação, é possível manter negócio com qualquer lugar do mundo. Com relação a essas conexões empresariais, analise as sentenças a seguir:
I- Foi possível o aumento dos lucros das empresas com a possibilidade de negócios maiores e lucrativos.
II- Com a inclusão de novos maquinários e mais modernos o número de funcionários pode ser mantido.
III- Neste período, foi possível a entrada em grande volume das mulheres no mercado de trabalho.
IV- Com o avanço tecnológico, foi possível facilitar o acesso à informação para diversas áreas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	Imagine que você seja o encarregado de uma equipe de desenvolvimento de novas tecnologias da informação e a recomendação central é desenvolver um trabalho focado no humano. Considerando que a comunicação é uma das características mais particulares dos seres humanos e que a internet conecta as pessoas em tempo real. Sobre a categoria que corresponde aos meios de comunicação, como o Facebook e o Instagram, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Redes Alternativas.
	 b)
	Redes Sociais.
	 c)
	Redes sem fio.
	 d)
	Redes com fio.
	5.
	Com a globalização da economia social por meio das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas. Cada vez mais é necessário combinar as políticas que priorizam modernidade e competitividade com incorporação dos setores atrasados mais intensivos de mão de obra. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O terceiro setor, em geral, é uma mistura dos dois setores clássicos da sociedade, o público representado pelo Estado, e o privado representado pelo empresariado.
(    ) É o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras, políticas e ambientais.
(    ) A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	6.
	Mesmo tendo uma relação de emprego, a atividade informal é preocupante. O trabalhador não conta com benefícios importantes quando sofre um acidente ou adquire uma doença ocupacional. A falta de emprego e o excesso de burocracia para consolidar o próprio negócio levam empregador e empregado a procurarem a informalidade. Sobre o trabalho informal, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços.
	 b)
	Geralmente apresenta elevado montante de capital envolvido.
	 c)
	Inclui as atividades que ocorrem de forma coletiva e em estruturas suprafamiliares, a chamada economia solidária.
	 d)
	Envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário.
	7.
	A tecnologia está presente em nossas vidas o tempo todo. Estamos cada dia mais rodeados por ela, seja no trabalho com sistemas cada vez mais modernos que nos auxiliam na execução das nossas tarefas organizacionais ou mesmo em casa, com televisores cada dia mais finos e que acumulam várias funções. Tudo isso relatado anteriormente virou, para nós, sinônimo de tecnologia. Sendo assim, sobre o conceito de tecnologia, analise as sentenças a seguir:
I- É o meio onde os conhecimentos da ciência são colocados em prática.
II- É a identificação de um determinado campo de conhecimento, seja na teoria ou na prática.
III- É o agrupamento de determinados processos de determinadas áreas.
IV- É o estudo geral dos processos de produção industrial.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	As relações de trabalho e os processos legais do Brasil vêm evoluindo desde o aparecimento dos imigrantes europeus, que trouxeram com suas experiências a possibilidade de formar sindicatos e representantes legais para os operários. Esses processos trazidos pelos europeus tiveram a participação na evolução dos direitos trabalhistas aos trabalhadores até hoje, proporcionando a qualidade de vida no trabalho e a seguridade para as empresas. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Confederação Brasileira do Trabalho.
II- OrganizaçãoInternacional do Trabalho.
III- Ministério do Trabalho.
(    ) Defende e regulamenta aos operários as funções exercidas a uma jornada de trabalho de oito horas.
(    ) Torna-se mediadora do conflito entre o capital e o trabalho, defendendo adequações relacionadas às causas sociais e econômicas.
(    ) Consagraram-se os direitos aos trabalhadores, proporcionando férias, repouso semanal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	9.
	Um sistema de produção industrial contempla a descentralização do poder e a formação de redes de trabalho, a diferenciação da produção, o forte controle da produção, a qualificação constante dos trabalhadores, com mão de obra multifuncional e bem qualificada, envolvendo trabalhadores treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, com um sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. Sobre como é conhecido esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Toyotismo.
	 b)
	Trabalho informal.
	 c)
	Terceirização.
	 d)
	Fordismo.
	10.
	Diante do conceito de governo, foram relacionados alguns termos de responsabilidade com relação ao modelo econômico envolvendo sistemas políticos, apresentado como modelos do liberalismo e do neoliberalismo, enfatizando distinções, comparações e reflexões sobre seu governo. Já o Estado participa junto aos setores públicos e privados, dando a oportunidade aos cidadãos de interagir sobre os assuntos de seus próprios interesses. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Administração pública.
II- Nova gestão pública.                                            
III- Governança participativa.
(    ) Realização da legalidade e regulamentos.
(    ) Envolvimento de pessoas.
(    ) Competência profissional.
(    ) Bom comportamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - I - II.
	 b)
	II - II - III - I.
	 c)
	I - III - II - I.
	 d)
	III - II - I - II.

Outros materiais

Perguntas Recentes