Buscar

Alimentação e Nutrição para o Cuidado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA O CUIDADO
CONCEITOS BÁSICOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
1) Considerando o padrão nutricional por ciclo de vida, uma vez que as necessidades nutricionais são diferentes para a manutenção e o bom funcionamento do organismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) I. O idoso tem diminuição do paladar e, por essa condição fisiológica comum na terceira idade, há diminuição da sensação de sede. Por isso recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. 
( ) II. Na alimentação do adulto, a quantidade de ingestão de calorias por dia no planejamento alimentar é igual tanto no sexo feminino quanto no masculino. 
( ) III. A única prática alimentar das crianças até os dois anos deve ser o aleitamento materno acrescido de oferta de água. 
( ) IV. Após o nascimento, a criança tem até 12 horas para iniciar a amamentação, como recomenda os órgãos de saúde. 
( ) V. A criança que está em amamentação deve seguir o mesmo número que as demais pessoas, ou seja, três mamadas fixas ao dia, com mais duas mamadas menores entre os intervalos do dia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, F, F, F. 
b) F, F, V, V, F.
c) F, V, V, F, F. 
d) V, F, F, V, V.
e) V, V, F, F, F
2) Durante o envelhecer, o ser humano passa por muitas transformações fisiológicas e anatômicas, o que impacta na qualidade de vida. Entre essas alterações está, por exemplo, a sensibilidade do paladar e diminuição da força física. Considerando as necessidades de adaptação e planejamento alimentar do idoso, assinale a alternativa que não condiz com o planejamento alimentar adequado a esse grupo etário. 
a) Os idosos devem optar por temperos naturais e tirar o saleiro da mesa.
b) Ao idoso, é recomendada a reformulação de um planejamento alimentar associado a atividades físicas para manutenção da massa muscular. 
c) A deficiência no padrão nutricional, como ausência adequada de proteínas e minerais, correlacionada à falta de exercícios físicos faz com que os idosos tenham diminuição da força muscular. 
d) Se o idoso realizar regularmente a refeição do almoço, ele pode comer alimentos ricos em gordura e carboidrato nos intervalos durante o dia. 
e) Orientar quanto ao uso de temperos naturais e especiarias é uma maneira efetiva para evitar o uso excessivo de sal, hábito frequente entre idosos que é reflexo da diminuição do paladar.
3) Em relação ao aleitamento, sabemos que há fatores que podem dificultar o procedimento de aleitamento materno. Assinale uma das causas que impedem o aleitamento materno.
a) Mãe hipertensa.
b) Mãe infectada pela sífilis.
c) Criança portadora de galactosemia neonatal.
d) Mãe infectada pela hepatite A.
e) Mãe infectada por H1N1.
4) O grupo dos açúcares e das gorduras ocupa o topo da pirâmide alimentar. Em todos os ciclos de vida, existe a indicação da quantidade apropriada de cada grupo alimentar conforme a necessidade, no entanto, esse grupo tem a mesma indicação em todas as fases vitais. Sobre ele, é correto afirmar que:
a) não existe indicação de porções de consumo para este grupo. 
b) são alimentos ricos em vitaminas essenciais.
c) deve-se consumir cerca de duas a três porções diárias pela energia que fornecem.
d) são alimentos ricos em gorduras nobres.
e) são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e, por isso, devem ser consumidas cinco vezes ao dia.
A alimentação adequada em todas as fases da vida inclui todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo.
5) Na alimentação do indivíduo adulto, é muito importante o consumo adequado de nutrientes que nos fornecem energia. Dos alimentos abaixo, qual deles é rico no fornecimento de energia?
a) Carboidratos. 
b) Água 
c) Vitaminas.
d) Proteínas.
e) Sais minerais.
6) Ao completar seis meses de idade, a mãe procurou a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para aprender sobre a introdução alimentar complementar. A enfermeira, então, fez algumas indicações. Considere as alternativas a seguir e assinale qual corresponde a uma indicação correta fornecida pela profissional.
a) Não incentivar o consumo de guloseimas, achocolatados e refrigerante nos primeiros anos de vida. 
b) Adoçar as papinhas e os sucos com mel de abelha.
c) Quando a criança criar a rotina das trÊs alimentações mínimas do dia, o aleitamento materno pode ser suspenso.
d) Excluir a oferta de legumes na sua forma in natura.
e) Ofertar papinhas apenas batidas no liquidificador com presença de água para manter a hidratação. 
7) O leite materno está relacionado à fonte principal de alimento do lactente. Assinale a alternativa que contém as informações adequadas quanto ao leite materno.
a) Caso a mãe não possa amamentar, a criança pode ser alimentada por outra puérpera do seu convívio, já que a amamentação é essencial.
b) O leite materno tem função protetora como o fornecimento de anticorpos para as crianças, protegendo, por exemplo, contra diarréias e algumas doenças respiratórias.
c) O colostro, que é o leite produzido nos primeiros dias de vida do recém-nascido, é suficiente para crianças que nascem prematuras e com baixo peso. 
d) As fórmulas de alimentação existentes no mercado podem ser usadas como substituto à amamentação quando a licença maternidade das mães termina, já que têm valor nutricional semelhante ao do leite materno. 
e) A amamentação não tem papel relevante na promoção do desenvolvimento do vínculo mãe e filho, além de ter pouca relação com o aperfeiçoamento dos reflexos adequados esperados até os dois anos de idade.
8) A introdução alimentar é considerada um processo importante e decisivo para a vida do indivíduo até que se torne adulto. A respeito do processo de introdução alimentar, é correto afirmar que:
a) cada alimento novo deve ser ofertado isolado à criança até que ela aceite, para depois poder ser associado a misturas.
b) deve-se dar preferência a alimentos sólidos.
c) a quantidade é mais importante do que a qualidade do alimento, desde que a criança coma tudo que lhe for oferecido.
d) quando a criança rejeitar um novo alimento, os pais devem insistir incisivamente até que ela coma tudo para ter sucesso nos próximos alimentos.
e) deve substituir uma das mamadas da criança.
9) Considerando os conhecimentos adquiridos a respeito do planejamento alimentar indicado e adequado por idade para uma alimentação saudável, assinale a assertiva correta.
a) Os adolescentes têm maior liberdade ao consumo dos alimentos da base da pirâmide alimentar, já que gastam mais energia por estarem em desenvolvimento.
b) As crianças durante a introdução alimentar têm maior resistência a alguns alimentos, se adaptando por vezes após oferecimento de no mínimo oito vezes o mesmo alimento.
c) Na adolescência as necessidades vitamínicas estão aumentadas devido ao gasto energético constante, o que torna sua ingestão diária obrigatória.
d) O idoso não tem necessidade de serem estimulados a ingerir água, apenas os lactentes.
e) Os idosos têm necessidade de apenas duas refeições fixas ao dia. 
10) Referente à alimentação complementar após aos seis meses de vida, assinale a alternativa correta.
a) Os alimentos devem ser introduzidos de forma gradativa, mantendo o leite materno até os dois anos ou mais.
b) A água é importante nesta transição alimentar, devendo-se optar por água insalubre.
c) As frutas e verduras possuem todos os nutrientes necessários nessa fase, sendo indicada, além deles, apenas hidratação diária com água.
d) Pela imaturidade fisiológica, as crianças nessa idade não conseguem digerir os alimentos crus.
e) Ao completar oito meses de idade, a criança deve receber gradativamente os alimentos sempre liquidificados.

Outros materiais