Buscar

Aap2 - TOPICOS EM DIREITO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap2 - Tópicos em Direito Administrativo
1)Quanto às autarquias sabemos que sua definição está presente no Decreto 200/1967, nos seguintes termos: Art. 5º, I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
Com base nas regras que regem as autarquias podemos dizer que quanto ao seu regime de pessoal, bens e obrigação de licitar:
a)ingressam mediante concurso público; bens privados; têm obrigação de licitar
b)não ingressam mediante concurso público; bens públicos; têm obrigação de licitar
c)não ingressam mediante concurso público; bens públicos; não têm obrigação de licitar
d)ingressam mediante concurso público; bens públicos; têm obrigação de licitar
e)ingressam mediante concurso público; bens privados; não têm obrigação de licitar
2)Agências Reguladoras podem ser subdivididas em 2 tipos: a) que exercem, com base na lei, típico poder de polícia, com imposição de limitações administrativas, fiscalização e repressão; b) ou que regulam e controlam as atividades que constituem objeto de concessão, permissão ou autorização de serviços públicos, ou de concessão para exploração de bem público (petróleo e outras riquezas minerais, rodovias etc...
As Agências Reguladoras são espécies de:
a)Empresas Públicas
b)Autarquias
c)Fundações Públicas
d)Sociedades de Economia Mista
e)Paraestatais
3)Organizações Sociais são entidades paraestatais de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades estatutárias sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à preservação e proteção do meio ambiente, à cultura e à saúde. OS é uma qualificação, um título que a Administração Pública outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.).
O instrumento firmado entre o Poder Público (Ministério ao qual a OS tenha atuação) e a entidade qualificada como organização social, com vistas à formação de parceria entre as partes para fomento e execução das atividades a serem realizadas se chama:
a)Termo de Parceria
b)OSCIP
c)Contrato de Gestão
d)Terceiro Setor
e)Sistema “S”
4)Nem todos os acontecimentos são relevantes para o direito, pois não criam, extinguem ou modificam situações jurídicas. Assim, podemos conceituá-lo como sendo todo o acontecimento, natural ou humano, capaz de criar, conservar, modificar, ou extinguir relações ou situações jurídicas.
Após atenta análise às afirmações acima, podemos dizer que o texto falava do:
a)Fato natural;
b)Ato jurídico;
c)Fato jurídico;
d)Ato não jurídico;
e)Ato administrativo.

Outros materiais