Buscar

Adg4 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg4 - Direitos Humanos e Cidadania
1)“As redes acompanham a configuração dos imigrantes e instituições na cidade de São Paulo na medida em que possibilitam a articulação, por determinado período e com objetivos determinados, de objetos e ações distantes e díspares, pertencentes a diferentes sistemas e, por consequência, podem desestruturar sistemas previamente estabelecidos, reestruturando as relações de poder. Redes como o Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados formam-se a partir de um princípio comum. [...]
A rede, como forma de governança, parte de uma necessidade de mobilizar todos os recursos políticos e administrativos, além de todo o conhecimento disponível, para melhorar o desempenho dos poderes públicos (governamentais e da sociedade civil). Essa necessidade é que impulsiona a harmonização de interesses divergentes por meio de relações de confiança: a participação tanto do poder público governamental quanto das instituições é decisiva, todavia a harmonização dos interesses divergentes deve ser conseguida com base não só em um documento formalizador, mas também na união e harmonia dos participantes da rede tendo em vista um princípio comum. Outra característica que confere credibilidade e confiabilidade à rede perante seus integrantes e a sociedade é ter seus trabalhos pautados por uma lógica de transparência.”
Sobre a Rede Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados e as redes em geral, marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A rede Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados organiza-se em torno de uma causa que une seus participantes.
( ) As redes reproduzem o modelo de organização tradicional de poder hierárquico e de representação.
( ) Os pressupostos do trabalho em rede são a participação, a cooperação, a estrutura piramidal, a circulação de informações e a articulação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a)V – V – V
b)V – V – F
c)F – F – V
d)F – F – F
e)V – F – F
2)“É consabido que um dos aspectos mais inovadores, do ponto de vista da democracia, introduzido pela Constituição Federal (CF) de 1988, reside na ‘participação direta e pessoal da cidadania nos atos de Governo.’ (...) Todavia, é no âmbito do Poder Executivo que as inovações alcançam maior amplitude e profundidade. A Constituição Federal contém vários dispositivos que fazem menção expressa à ‘participação da comunidade’ na gestão pública, notadamente na área da saúde (CF, art. 198, III), da seguridade social (CF, art. 194, VIII), da política agrícola, ‘envolvendo produtores e trabalhadores rurais’ no seu planejamento e execução (CF, art. 187, caput), e da assistência social, onde se estabelece, de forma específica, a participação da população ‘por meio de organizações representativas’ na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis (CF, art. 204, II).”
A partir da leitura do texto acima, complete a oração abaixo com as palavras-chave mais adequadas:
O ____________ entre o Estado e a sociedade se dá por meio do ____________, que significa de modo geral a influência da sociedade na elaboração, deliberação, avaliação e financiamento das ____________. Os ____________, de gestão e de políticas sociais são órgãos colegiados, deliberativos e consultivos que têm por missão a formulação, supervisão e avaliação das ações estatais para efetivação dos direitos humanos em todos os entes federativos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)compartilhamento de poder – controle social – políticas públicas – conselhos de direitos.
b)direcionamento de poder – atingimento social – políticas públicas – colegiados de poder.
c)direcionamento de poder – controle social – políticas públicas – conselhos de direitos.
d)compartilhamento de poder – atingimento social – políticas públicas – colegiados de poder.
e)compartilhamento de poder – controle social – ações afirmativas – conselhos de direitos.
3)“Democracia e direitos humanos caminham juntos. ‘Não há democracia sem direitos humanos e não há direitos humanos sem democracia.’ No caso do Brasil, a história dos direitos humanos está diretamente vinculada às constituições brasileiras (...).
(...)A Constituição Federal de 1988 é um marco. Segundo Piovesan, é um marco simbólico que reinventa a nossa cidadania, é o marco da transição democrática e da nacionalização dos direitos humanos no país.”
Com base no texto acima, assinale a única alternativa CORRETA:
a)A democracia participativa se restringe ao direito de votar e de ser votado.
b)A democracia participativa não se restringe ao direito de votar e de ser votado; ela também inclui a possibilidade de os cidadãos influenciarem o processo legislativo, por meio de plebiscito, iniciativa popular e referendo, além de um compartilhamento do poder estatal com a sociedade, por meio do controle social (conselhos).
c)A democracia participativa pode ocorrer em regimes autoritários, pois, no caso brasileiro, tivemos a experiência com a ditadura militar que permitia as eleições indiretas para o cargo de Presidente da República.
d)Os direitos humanos, embora compreendam os direitos políticos, econômicos e sociais, não dependem de regimes democráticos para que sejam garantidos e observados.
e)Os regimes autoritários têm maior capacidade de efetivar os direitos humanos porque utilizam unicamente do Estado para realizar o controle social, assim, observando o interesse público.
4)“O Brasil é um país anestesiado pela violência. Dados do 9o Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que os municípios brasileiros registram mais de 58 mil homicídios em 2014 – 28,9 mortes por 100 mil habitantes, um taxa de nações em guerra. Em geral, a ineficiência das políticas públicas aumenta a revolta e a sensação de impotência da população diante de uma situaçãoo que se agrava dia a dia. E de quem é a responsabilidade?”
Complete as lacunas do texto a seguir na tentativa de responder à indagação colocada pelo texto acima:
Para responder a essa pergunta, nada melhor do que começar pela Constituição Federal de 1988 que em seu _______ define segurança pública como “dever do Estado, ____________________ de todos.” O desafio é de todos mas, em geral, sempre predominou a ideia de que esse é um problema somente ____________, pois as tarefas mais visíveis – preservar a ordem pública e investigar crimes – são ___________.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a)Artigo 144 – direito – do governo federal – da polícia federal.
b)Artigo 5o – direito e responsabilidade – dos governos municipais – das polícias militar e civil.
c)Artigo 144 – direito e responsabilidade – dos governos estaduais – das polícias militar e civil.
d)Artigo 85, VII – direito – dos governos estaduais – da guarda civil metropolitana.

Outros materiais

Outros materiais