Buscar

ATIVIDADE 3 Hannah Arendt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
Um dos grandes momentos que marcam a comunidade judaica é o julgamento do ex-oficial nazista Adolf Eichmann, responsável pela ordem de execução de milhares de judeus na Segunda Guerra Mundial. Tal julgamento foi marcado pelo paradoxo apresentado pela situação: Eichmann se enxergava como um cidadão obediente e eficiente, que fazia o que o governo vigente lhe impunha. Por outro lado, o indivíduo também é responsável por aquilo que faz, ainda que seja cumprindo ordens superiores. 
Imagine que você é o juiz e está julgando um caso de manipulação de medicamentos controlados em um asilo. Acontece que a enfermeira-chefe manuseia os medicamentos sem muito zelo, confiando na memória sobre as dosagens de cada paciente. Entretanto, não é ela a aplicar a medicação. A enfermeira deixa as medicações prontas e quem as aplica são dois técnicos de enfermagem. Dois idosos que tomavam medicamentos fortíssimos, e por isso controlados, falecem. No exame de óbito é comprovado o excesso de medicamento que levou ambos os pacientes à morte. 
a) Demonstre em seu parecer/veredicto se, a seu ver, somente a enfermeira-chefe deve ser sentenciada ou os outros profissionais também.
R: Baseado no julgamento de Eichmann, deve-se argumentar no seguinte sentido: todos os três são culpados por negligenciarem os pacientes, dado que a enfermeira-chefe não deveria manipular a dosagem dos medicamentos sem ser a responsável pela aplicação e sem conferir a dosagem recomendada pelo médico na receita.
Quanto aos técnicos, também são culpados, uma vez que um profissional de enfermagem não pode aplicar nenhum medicamento preparado por terceiros sem conferir a receita fornecida pelo médico.

Continue navegando