Buscar

PRODUÇÃO DE NOTÍCIA (CADERNO DE CULTURA) - PRODUÇÃO E REDAÇÃO JORNALÍSTICA - 2° PERÍODO - COMUNICAÇÃO SOCIAL: JORNALISMO (2016/1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CULTURA
Por Gabriela Moreira Lopes
“A gente precisa investir na formação do nosso olhar”
Oficina realizada no Mini-Auditório 207B da PUC Goiás despertou o interesse para mudanças na forma de fotografar
A oficina ocorreu das 16h30 às 18h30 e alunos puderam experimentar o que aprenderam nos minutos finais
Ministrada pela Profª. Drª. Déborah Rodrigues Borges, a oficina Fotografia Digital: Possibilidades de expressão por meio de câmeras compactas e de celular ocorreu na sexta-feira (15) no Mini-Auditório 207B do Câmpus V da PUC Goiás. Foi a terceira e última oficina integrante da Semana dos Povos Indígenas e V Jornada de Arqueologia no Cerrado, que encerrou sua programação com o Encontro de Discentes Egressos dos cursos de Arqueologia e Antropologia ocorrido no Auditório 2 da Área II às 18h do mesmo dia. A oficina tratou do aprimoramento do olhar e do conhecimento de recursos de câmera, como enquadramento, ISO, obturador, diafragma, perspectiva e linhas, balanço de brancos, corretor de olhos vermelhos, entre outros.
Segundo Déborah, qualquer um pode fotografar. No entanto, a fotografia não está apenas no disparo da câmera. “Quando você fotografa, você fotografa com todo o seu ser, como diz [Henri Cartier] Bresson. A gente precisa investir na formação do nosso olhar”.
Saber usar os recursos pode reduzir qualquer impedimento da foto perfeita, como o uso do flash, por exemplo. “Uma das coisas mais complicadas é aprender a usar o flash de forma correta. Disparar o flash muito em cima do assunto pode deixar a foto clara demais”. Ela ressalta que “o flash tem um alcance limitado, de três a cinco metros e que não adianta deixar o flash ligado quando o objeto está a trinta metros de você”. Isso vale para shows, quando se quer fotografar o palco e se têm cabeças de pessoas à sua frente. Outra dica é em relação às texturas, onde se deve evitar o flash, principalmente o frontal, e, se usado, sua luz deve ser lateral.
Mudar de posição pode garantir outro aspecto à foto, além de deixá-la mais criativa
Optar por fugir do convencional “horizonte ao meio”, por exemplo, pode ser um diferencial de enquadramento ao usar a regra dos terços. “Tente explorar o espaço, distribuindo os elementos de uma forma dinâmica, ao invés de colocar o assunto no meio da foto”.
Déborah diz que se pode aprimorar o olhar vendo novas fotos, o trabalho de outros fotógrafos e mudando os ângulos na hora do disparo. “Isso te permite mostrar aquele tema sob outros pontos de vista”.

Outros materiais