Buscar

Análise de Balanço e Gestão de Crédito 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Análise de Balanço e Gestão de Crédito (GFI10)
	Avaliação:
	Avaliação I - 
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Ao analisarmos um balanço patrimonial, à direita estão as contas do Ativo e à esquerda estão as do Passivo e o Patrimônio Líquido. Somando o Passivo ao Patrimônio Líquido e deduzindo seu resultado ao do total do Ativo, teremos sempre o resultado 0 (zero). A estrutura do Patrimônio Líquido é composta por várias contas. Sobre essas contas, analise as opções a seguir:
I- Capital Social.
II- Reservas de Capital.
III- Reservas de Lucros.
IV- Reservas do Passivo não Circulante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	2.
	Na análise de liquidez, há algumas maneiras de interpretar as contas do Balanço Patrimonial. A observação da liquidez é a primeira análise a se observar, uma empresa consegue segurar prejuízos temporais, mas muitas vezes crises de liquidez "temporais" podem levar à falência negócios com muito potencial. Analogicamente, o giro da liquidez para uma empresa é como o oxigênio dando energia a nossas células graças aos latidos do coração, ele é vital para nos manter vivos, da mesma forma é a liquidez para as empresas. Sobre as contas do Balanço Patrimonial que permitem nos dar um primeiro olhar da liquidez das empresas, analise as sentenças a seguir:
I- O índice de Liquidez Geral (LG) tem a função de indicar a liquidez da empresa no curto e longo prazo.
II- A relação entre ativo circulante e passivo circulante permite apurar o índice de liquidez corrente, se for maior que um, a empresa possui ativo circulante suficiente para cumprir todas suas obrigações com terceiros, isto é, que não sejam os acionistas da empresa.
III- O Índice de Liquidez Imediata (LI) tem a sua função de observar a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo por meio de disponibilidade imediata, isto é, ativo circulante de rápida conversão em dinheiro disponível.
IV- O índice de liquidez seca (LS) é semelhante à Liquidez Corrente (LC), mas, neste caso, se desconsidera os estoques com o intuito de excluir da capacidade de gerar caixa ao ativo circulante que mais demora em se converter em caixa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	3.
	Na análise de rentabilidade, geração de liquidez e solvência das empresas existem diversos índices que procuram determinar esses elementos de avaliação. No entanto, nos últimos anos vêm se utilizando ferramentas de interpretação mais específicas que focam na capacidade de "geração valor" dos negócios, isso se consegue por meio da ferramenta Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Considerando a ferramenta DVA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os dados para analisar a DVA vêm da Demonstração do Resultado do Exercício - DRE -, neste sentido, a base de análise da DVA se origina como Princípio da Geração de Caixa.
	 b)
	A DVA pode ser enxergado como a relação de custos versus os benefícios gerados vindos das vendas executadas, levando em consideração os custos e o valor dos investimentos realizados.
	 c)
	Os dados para analisar a DVA vêm da Demonstração do Resultado do Exercício - DRE -, neste sentido, a base de análise da DVA se origina como Princípio da Competência.
	 d)
	A DVA tem como objetivo demonstrar qual a capacidade de gerar valor de uma empresa; isto é feito por meio de relatórios de produção, principalmente.
	4.
	Além de ser requisito formal que toda empresa apresente seu Balanço Patrimonial, os seus dados são muito úteis, são a base da análise das demonstrações contábeis. Do ponto de vista de gestão, a análise das demonstrações contábeis fornece informações importantíssimas para os gestores. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A análise das demonstrações contábeis oferece de informações expressas em relatórios gerenciais que servem, entre outras coisas, como ponto referencial para a avaliação de desempenho da organização durante o período contábil em questão.
II- A análise das demonstrações contábeis é apresentada com dados bem fundamentados e robustos com foco na análise técnica para a tomada de decisões contábeis, que logo serão resumidos em relatórios para uma linguagem com foco gerencial.
III- A análise das demonstrações contábeis é apresentada com dados tecnicamente fundamentados, mas de maneira simples com foco na fácil compreensão destes para a tomada de decisões dos gestores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	Um dos objetivos principais da análise do balanço é identificar fatores, sejam eles positivos e/ou negativos, sobre a saúde financeira, assim como observar algumas correlações tanto da administração operativa como financeira da empresa. Essa análise é feita por meio da comparação de valores e indicadores das contas que fazem parte da estrutura do Balanço Patrimonial dentro de um mesmo período, assim como entre períodos consecutivos, visando observar a evolução do desempenho da empresa. Para que a análise possa ter fundamento, ela deve se sustentar em três eixos de observação inicial, o conhecido tripé. Sobre esse tripé, que fundamenta o nível introdutório da análise, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fluxo de caixa, lucro e capital de giro.
(    ) Endividamento, desempenho e lucro.
(    ) Liquidez, rentabilidade e endividamento.
(    ) Capital de giro, performance financeira e rentabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	Parte do lucro gerado de uma empresa pode ficar retido na conta de patrimônio para ser reinvestido no futuro. Essa retenção de lucros é conhecida como a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), sendo registrada no Balanço Patrimonial por meio de reservas, e conhecida como reservas de lucros. Sobre os tipos de reservas de lucros usados pelas empresas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Reservas estatutárias.
II- Reservas para contingência.
III- Reservas de lucros para expansão.
IV- Reservas de lucros a realizar.
(    ) Mediante a assembleia dos acionistas e uma proposta da administração feita, considera-se realizar reserva do lucro para fins de execução orçamentária de capital previamente aprovado.
(    ) Definido no estatuto da empresa, esta reserva possui os seguintes critérios: clareza na sua finalidade, critérios de fixação da parcela anual de lucro líquido, e limite máximo para este tipo de reserva.
(    ) Por meio desta reserva se apropriará da parcela do lucro quando houver realização financeira do lucro em caixa. Assim, será feito o pagamento de dividendos sobre a parcela de lucro a se executar, quando houver efetivação do lucro.
(    ) Esta reserva destinará parte do lucro líquido para fins de compensar diminuições futuras de lucro, recorrente de possíveis perdas previstas no futuro. Este tipo de reserva pode ser reconsiderado quando as causas negativas projetadas deixarem de apresentar risco ou de existir.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	III - I - IV - II.
	7.
	Os investimentos das empresas em bens duráveis são registrados no ativo realizável no longo prazo, esses bens são conhecidos como bens de capital, tais como veículos, equipamento industrial, maquinaria pesada etc. Salvo a sua manutenção e gasto da apólice de seguros, esses ativos não geram saída de caixadurante a vida útil deles, mas as empresas reconhecem seu desgaste como um gasto. Sobre o reconhecimento desse desgaste de uso dos bens de capital registrados no ativo fixo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em função da análise de geração valor do ativo fixo se determinará a vida útil deste, fazendo, assim, o registro de desgaste deste na conta de ativo, na denominação "Depreciação Acumulativa".
	 b)
	Para fins de fazer uma reserva técnica de reposição do ativo ao final de sua vida útil, deve-se levar em consideração o princípio da geração valor do ativo, ou seja, qual a porcentagem de desgaste deste, para, assim, fazer o registro no Balanço Patrimonial.
	 c)
	Esse desgaste é reconhecido como a depreciação é registrada no ativo só ao final da vida útil deste e, à medida que vai acontecendo o desgaste, deve-se fazer o registro deste custo para fins de determinação de reposição do ativo no Balanço Patrimonial.
	 d)
	As empresas com a finalidade de garantir uma reserva técnica para reposição dos bens de capital ao final de sua vida útil, aplicam o gasto da depreciação programada na DRE e assim vai se apropriando valores desse desgaste.
	8.
	A geração de lucro das empresas pode ser analisada em vários ângulos, mas em termos de rendimentos o foco de qualquer pessoa interessada na rentabilidade de uma empresa é observando a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Essa análise de desempenho começa a partir dos dados de vendas e vai até a geração de lucro líquido, conhecido como DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). Sobre o DRE, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na composição da DRE, obrigatoriamente, deverá constar: Receita Operacional Bruta, Receita Operacional Líquida, Patrimônio da Empresa e a Razão entre mão de obra direta e indireta.
	 b)
	O CPV (Custo dos Produtos Vendidos) compreende os custos de operações quando se trata de empresas comerciais, que é deduzido da receita bruta.
	 c)
	É feita de forma horizontal, ou seja, das despesas subtraem-se às receitas, inferindo o lucro ou o prejuízo.
	 d)
	Na DRE fica registrado os impostos sobre o lucro, se obtendo o lucro líquido do período. Fica registrado os impostos sobre vendas, tais como: ICMS, IPI, PIS e COFINS.
	9.
	A confiabilidade das demonstrações contábeis depende de diversos fatores, mas no contexto geral para poder gerar essa confiabilidade deve existir uma padronização e classificação das informações contábeis para fins de preparação da análise. Considerando a confiabilidade das demonstrações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para ter confiabilidade, deve existir qualidade nas informações contábeis; estas informações devem estar baseadas em relatórios precisos, auditados e atualizados.
	 b)
	Um dos elementos da confiabilidade é ter qualidade de análise com base em relatórios referenciais das atividades registradas e solicitadas pela administração.
	 c)
	A confiabilidade é feita ao longo da vida útil da empresa, e é refletida no sucesso de suas atividades operacionais. Assim, cabe à gerência quais relatórios contábeis devem ser entregues aos auditores externos.
	 d)
	Os auditores externos demandam informações padrões em função das particularidades de cada empresa. Assim, a confiabilidade dependerá da qualidade desses relatórios entregues aos auditores externos.
	10.
	O Balanço Patrimonial de qualquer empresa mostra à direita as contas do Ativo e à esquerda as contas do Passivo. O Passivo está estruturado em Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido. Entre o Total do Ativo e o Total do Passivo deve existir sempre uma dinâmica que consiga manter o equilíbrio entre esses dois grandes grupos de contas. Sobre essa dinâmica, analise as sentenças a seguir:
I- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for um valor negativo, logo, isso mostra que há prejuízo na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), devendo-se ajustar isso no Patrimônio Líquido.
II- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for um valor positivo, logo, isso mostra que há lucro na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), devendo-se ajustar isso no Patrimônio Líquido.
III- Somando o Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos teremos sempre o resultado 0 (ZERO). Isso acontece independente de que haja prejuízo ou lucro na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
IV- Se a somatória do Passivo Circulante + Passivo não Circulante + Patrimônio Líquido - Total Ativos for ZERO, logo, isso mostra que há lucro ZERO na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), não devendo ajustar isso no Patrimônio Líquido.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: http://blog.dominusauditoria.com.br/contabilidade/balanco-patrimonial-e-a-importancia-para-a-transparencia-contabil/attachment/ativo-passivo-balanco-dominus-custom. Acesso em: 8 out. 2019.
	
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parte inferior do formulário

Outros materiais