Buscar

AV_Metodologia do Trabalho Científico 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do Trabalho Científico
AV1 - 2021
Nota: 9
1
O desenvolvimento do método científico envolve algumas das culturas mais esclarecidas da história, bem como alguns grandes cientistas, filósofos e teólogos. Além de analisar as mudanças na filosofia subjacentes à descoberta científica, não podemos esquecer algumas das ferramentas que tornam a ciência possível, incluindo indexação de bibliotecas e revistas científicas revisadas por pares. Nesse sentindo, desde as observações dos:
Resposta correta:
antigos gregos e zoroastrianos até o telescópio espacial Hubble, a história do método científico está subjacente ao desenvolvimento de toda ciência e tecnologia, e devemos nossa tecnologia moderna a algumas mentes grandes e inovadoras.                       
2
É importante enfatizar que a abordagem indutiva não implica desconsiderar as teorias ao formular questões e objetivos de pesquisa. Essa abordagem visa gerar significados a partir do conjunto de dados coletados, a fim de identificar padrões e relacionamentos para construir uma teoria; no entanto, a abordagem indutiva não impede o pesquisador de usar a teoria existente para formular a questão de pesquisa a ser explorada (Saunders, 2012). Ainda sobre o raciocínio intuitivo podemos afirmar que:
Resposta correta:
Todas as alternativas acima estão corretas
3
O método dedutivo, por sua vez, realiza-se por meio do desenvolvimento de um raciocínio lógico, que tem por ponto de partida uma ideia geral, uma verdade estabelecida, da qual decorrerão preposições particulares. O raciocínio, neste caso:
Resposta correta:
parte de uma ideia geral para conclusões particulares. Enquanto que o processo analógico representa um raciocínio baseado em razões de relevante similitude. 
4
O modelo ou método hipotético-dedutivo é uma descrição proposta do científico. Segundo ele, a investigação científica prossegue formulando uma hipótese de uma forma que pode ser falsificável, usando um teste em dados observáveis onde o resultado ainda não é conhecido. Um resultado de teste que pode ter e é contrário às previsões da hipótese é considerado
Resposta correta:
 Todas as questões encontram-se corretas por corresponderem ao modelo ou método hipotético-dedutivo.
5
Richardson (1999, p. 82) afirma ainda que “[...] as pesquisas qualitativas de campo exploram particularmente as técnicas de observação e entrevistas devido à propriedade com que esses instrumentos penetram na complexidade de um problema”. De acordo com Godoy (1995b, p.21) existe três tipos de abordagem qualitativa:
Resposta correta:
Todas as alternativas estão corretas
6
Os conceitos de método, que ora apresentamos, foram fundamentados em focos que remetem aos caminhos da metodologia, pois a história do método científico se confunde com a história da própria ciência. Salienta-se a importância da escolha de um método de pesquisa, por certificar que não há ciência sem método, embora nem todos os estudos se constituam em ciência. Nesse sentindo as definições:
Resposta correta:
Todas as alternativas acima encontram-se corretas
7
Conforme Ferreira (1998), o método indutivo define suas regras e etapas a partir de dois pressupostos que se sustentam na ideia da existência de um determinismo nas leis observadas na natureza, são eles: 
Resposta correta:
Duas das alternativas encontram-se corretas e uma complementa o entendimento da outra
8
O método dialético é diferente do método científico. Este último, o teimoso legado da maneira antiquada de formular o pensamento, derivado de conceitos religiosos baseados na revelação dogmática, apresenta os conceitos das coisas como imutáveis, absolutas, eternas, fundamentadas em alguns primeiros princípios, alheios um ao outro e com um tipo de vida independente. Para o método dialético:
Resposta correta:
Todas as alternativas encontram-se corretas
9
O método científico deve ser diferenciado dos objetivos e produtos da ciência, como conhecimento, previsões ou controle. Métodos são os meios pelos quais esses objetivos são alcançados. Desse modo, o método científico também deve ser:
Resposta correta:
diferenciado da meta-metodologia, que inclui os valores e justificativas por trás de uma caracterização específica do método científico
10
Podemos considerar a metodologia científica como uma ferramenta maior que agrega vários meios que auxiliam na realização da pesquisa científica. Que ajuda nas questões:
Resposta correta:
éticas e legais, que ajuda a delimitar os temas e não deixa fugir do proposto

Outros materiais