A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
ANATOMIA SISTEMICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

5) Sobre os planos, eixos e movimentos anatômicos, assinale a alternativa que corresponde ao total de afirmativas corretas: (1ponto) I ¿ O eixo látero-lateral orienta os movimentos de flexão/extensão que ocorrem no plano sagital. II - O eixo ântero-posterior orienta os movimentos de abdução/adução que ocorrem no plano sagital. III - O eixo crânio-podálico orienta os movimentos de rotação interna /externa que ocorrem no plano transversal. IV ¿ O movimento de abdução se define pela aproximação do segmento a linha mediana do corpo. V ¿ O movimento de flexão pode ser definido quando a face anterior ou posterior de um segmento se aproxima da face anterior ou posterior de um segmento adjacente, partindo-se da posição anatômica.
		
	
	Somente a I, II, IV e V estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente a I, III e V estão corretas.
	
	Somente a I, III e IV estão corretas.
	
	Somente a I, III, IV e V estão corretas.
	Respondido em 01/05/2021 13:00:37
	
	Explicação:
O conhecimento da relação de planos, eixos e seus movimentos é de extrema importância no referencial anatômico.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo o tipo de tecido interposto entre ossos, as articulações do corpo humano podem ser classificadas em sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. Sobre esses tipos de articulações, considere as afirmativas abaixo.
1. As suturas são articulações fibrosas presentes nos ossos do crânio.
2. As articulações sinoviais são as que permitem menor grau de movimento.
3. Discos e meniscos são dispositivos das articulações sinoviais.
4. A maioria das articulações cartilagíneas situa-se no esqueleto apendicular.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
		
	
	Apenas 1 e 4.
	
	Apenas 2 e 4.
	 
	Apenas 1 e 3.
	
	Apenas 2 e 3.
	
	Todas estão corretas.
	Respondido em 01/05/2021 13:03:19
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os músculos estriados esqueléticos são os responsáveis pelo movimento e são presos por meio de tendão ou aponeuroses. A camada ativa do músculo, o ventre muscular, é altamente vascularizada. Todo o músculo é recoberto pela fáscia que auxilia na nutrição e permite o deslizamento dos músculos. O número de músculos estriados esqueléticos no organismo é de 327 pares. Mas, esse número pode variar, pois alguns anatomistas consideram feixes de músculos como sendo músculos. Os músculos estriados esqueléticos têm controle voluntário. Qual dos músculos listados abaixo é um músculo estriado esquelético, mas possui sua contração deflagrada por reflexo?  
		
	
	Esternocleidomastóideo
	
	Bucinador
	
	Zigomático maior
	
	Corrugador
	 
	Cremáster
	Respondido em 01/05/2021 13:06:32
	
	Explicação:
O músculo cremáster, apesar de ser um músculo estriado esquelético, possui contração por reflexo, durante a ereção, para controle térmico, ejaculação ou quando ocorre necessidade de elevar os testículos.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Qual a função das válvulas (valvas) mitral e tricúspide? E das semilunares aórtica e pulmonar?
		
	 
	Controlar a passagem de sangue arterial do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo do coração; controlar a passagem de sangue venoso do átrio direito para o ventrículo direito do coração; controlar a passagem de sangue arterial do ventrículo esquerdo do coração para a artéria Aorta ascendente; Controlar a passagem de sague venoso que sai do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.
	
	Controlar a passagem de sangue arterial do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo do coração; controlar a passagem de sangue venoso do átrio direito para o ventrículo direito do coração; controlar a passagem de sangue arterial do ventrículo esquerdo do coração para a artéria Aorta ascendente; Controlar a passagem de sague venoso que sai do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.
	
	Controlar a passagem de sangue arterial do átrio direito para o ventrículo direito do coração; controlar a passagem de sangue venoso do átrio direito para o ventrículo direito do coração; controlar a passagem de sangue arterial do ventrículo esquerdo do coração para a artéria Aorta ascendente; Controlar a passagem de sague venoso que sai do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.
	
	Controlar a passagem de sangue arterial do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo do coração; controlar a passagem de sangue arterial do átrio direito para o ventrículo direito do coração; controlar a passagem de sangue venoso do ventrículo esquerdo do coração para a artéria Aorta ascendente; Controlar a passagem de sague venoso que sai do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.
	 
	Controlar a passagem de sangue arterial do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo do coração; controlar a passagem de sangue venoso do átrio direito para o ventrículo direito do coração; controlar a passagem de sangue arterial do ventrículo esquerdo do coração para a artéria Aorta ascendente; Controlar a passagem de sague venoso que sai do ventrículo direito em direção à artéria aorta descendente.
	Respondido em 01/05/2021 13:08:14
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Antes de alcançar a corrente sanguínea, a linfa passa no interior de estruturas que atuam removendo material estranho que pode causar algum dano ao organismo. Essa estrutura recebe o nome de:
		
	
	Vasos linfáticos 
	 
	Linfonodos.
	
	Linfomas
	
	Linfócitos
	
	 linfa.
	Respondido em 01/05/2021 13:09:35
	
	Explicação:
Linfonodos são estruturas encontradas no trajeto dos vasos linfáticos que tem a função de eliminar corpos estranhos. 
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana: I. Ela é responsável pela absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2). II. O feto humano respira através de brânquias enquanto está na bolsa amniótica e, a partir do oitavo mês, as brânquias se transformam em pulmões. III. O sangue se utiliza dos glóbulos brancos para transportar o oxigênio, pois estes aumentam bastante a capacidade do sangue de transportar gases. IV. O ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde se dá a troca dos gases. Estão corretas somente as afirmativas:
		
	 
	b) I e IV
	
	d) I, III e IV
	
	a) I e II
	
	e) II, III e IV
	
	c) II e III
	Respondido em 01/05/2021 13:10:32
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	"... o órgão responsável pela digestão (...) acha-se escondido na profundidade de nosso abdômen, bem protegido, colado na parede lá atrás (...) uma pequena massa que pesa menos de 100 g, mas constitui um laboratório maravilhoso (...) seus sucos são tão poderosos que são capazes de atacar qualquer tipo de comida (...)" Marque a resposta correta:
		
	
	a vesícula biliar.
	
	o fígado.
	 
	o estômago.
	
	o intestino delgado.
	 
	o pâncreas.
	Respondido em 01/05/2021 13:11:19
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O processo de formação da urina passa por duas etapas distintas, que são a filtração e a recaptação de água e sais para o sangue. Sendo assim, pede-se ao aluno que marque a alternativa contendo a estrutura responsável pela filtração nos Néfrons.
		
	
	Glomérulo de Malpighi
	 
	Cápsula de Bowman
	 
	Alça de Henle
	
	Túbulo tortuoso distal
	
	Túbulo tortuoso proximal
	Respondido em 01/05/2021 13:14:28
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A ligadura ou laqueadura é um procedimento de esterilização, que tem como objetivo impedir que a mulher consiga engravidar. É considerada um método contraceptivo permanente e sua taxa de sucesso é elevadíssima, ao redor de 99%. Que estrutura do sistema reprodutor é cortada neste procedimento?
		
	
	Cólo do Útero
	 
	Tuba uterina
	
	O canal Vaginal
	
	Ovário
	
	Fímbrias
	Respondido em 01/05/2021 13:14:46
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A respeito da organização anatômica