Buscar

Expectativa de Vida e Políticas Públicas

Prévia do material em texto

A expectativa de vida estudada de um país que seja desenvolvido, em desenvolvimento e subdesenvolvido é um aspecto muito estudado por grandes universidades do mundo. Os países desenvolvidos têm uma expectativa de vida muito prolongada por terem políticas públicas que auxiliam na longa expectativa de vida de sua população, já os países em desenvolvimentos, ainda estão alinhadas suas ideias, pesquisas e estudos, sobre como inserir políticas públicas que sejam da realidade daquele país e que de fato seja benéfico a sua população. Nos países subdesenvolvidos não existe uma política pública, não existe um incentivo na mudança dessas políticas, não é igualitário para a sociedade, portanto, a expectativa de vida é muito baixa. 
Cientistas e pesquisadores estimam que o calculo da expectativa de vida vem de sua mortalidade, estudo esse essencial para o crescimento de um país. Se um país não possui uma política pública que trabalhe todas as áreas da sociedade, ele não se desenvolve, fica arcaico, sem natureza e sem identidade. Se não olharmos para os problemas em que nosso país sofre durante as décadas passadas e que estão sendo refletidas novamente em pleno século XXI, não conseguiremos mudar, nem avançar, a chegar a um país mais junto e democrático.
O Brasil está ficando cada vez mais “velho” na década de 70 tínhamos um país voltado a sociedade tradicional e pluralmente rural, nos anos 2000 essa realidade mudou, mais nossa população envelheceu e atualmente estamos envelhecendo mais rápido. O estado deve fazer uma intervenção e criar políticas públicas voltada as pessoas de 3ª idade. A previdência social, aposentadoria de qualidade as pessoas que passaram a vida toda dedicada ao trabalho, uma saúde de qualidade, em que idosos possam ter acesso com mais rapidez e cuidado socio patológico, segurança, habitação entre outros sujeitos sociais que nossos idosos precisam ter acesso com dignidade e igualdade para todos. O envelhecimento populacional traz consigo problemas de saúde que desafiam os sistemas de saúde e de previdência social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes