A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Pratique e Compartilhe 4

Pré-visualização | Página 1 de 1

TÉCNICAS DE PROGAMAÇÃO – Pratique e Compartilhe 4
COMPARAÇÃO ENTRE LINGUAGENS ESTRUTURADAS NA MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS
Nesta unidade, conversamos sobre a manipulação de arquivos. Arquivos consistem nos meios e mecanismos para o armazenamento de informações fazendo uso de memória não volátil; por exemplo, nos HDs (hard-disks – discos rígidos). Vimos que, para manipularmos um arquivo, além das operações de manipulação propriamente ditas (como funções de leitura e escrita), temos que o abrir e fechá-lo.
As operações são realizadas mediante uso de um descritor de arquivo. Faz-se o uso do descritor por necessidade do Sistema Operacional, para que ele possa gerenciar os dispositivos de I/O (Input/Output – Entrada e Saída).
Sendo assim, para manipularmos um arquivo, temos que:
· instanciar um descritor de arquivo;
· abrir o arquivo passando o nome do arquivo físico e o modo de abertura;
· manipular o arquivo, usando funções de leitura, escrita além da obtenção da posição corrente e posicionamento em um certo registro do arquivo;
· fechar o arquivo.
Referências
ASCENCIO, A. F. G. Fundamentos de Programação de Computadores: Algoritmos, PASCAL, C/C++ (Padrão ANSI) e Java. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. Disponível em: <https://laureatebrasil.blackboard.com/>. . Acesso em: 29/06/2019.
DEITEL, P. J.; DEITEL, H. C: Como Programar. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Disponível em: <https://laureatebrasil.blackboard.com/>. Acesso em: 29/06/2019.
PUGA, S.; RISSETTI, G. Lógica de Programação e Estruturas de Dados – com Aplicações em Java. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. Disponível em: <https://laureatebrasil.blackboard.com/>. Acesso em: 29/06/2019.
Vamos praticar
Apesar de termos visto a manipulação de arquivos usando a linguagem C, será que a forma de manipulação de arquivos usando outras linguagens estruturadas é semelhante? Para essa atividade, escolha 2 outras linguagens estruturadas (exceto a linguagem “C padrão”) e veja como se pode realizar a manipulação de arquivos nelas.
Para essa questão, faça uma pesquisa sobre os itens abordados para a manipulação de arquivos e crie trechos-exemplo de código nas duas linguagens escolhidas. Em cada trecho-exemplo será necessário:
· instanciar um descritor de arquivo;
· abrir o arquivo passando o nome do arquivo físico e o modo de abertura;
· manipular o arquivo, usando funções de leitura, escrita além da obtenção da posição corrente e posicionamento em um certo registro do arquivo;
· fechar o arquivo.
Além dos itens acima mencionados, reflita também, quanto às diferenças na manipulação dos arquivos textuais e binários. Após isto, compartilhe no fórum para que a troca de conteúdo entre você e seus colegas, possa servir de base para o aprendizado de outras linguagens estruturadas, ao mesmo tempo em que fortalece a base de manipulação de arquivos. Não esqueça de visualizar e realizar comentários nas postagens de seus colegas. Não se esqueça de disponibilizar seus códigos-exemplo e conclusões no fórum da seção “Compartilhe”.