Buscar

atividade sr jorge

Prévia do material em texto

S.r. Jorge = um homem de 50 anos, baixa renda, que precisa locomover-se diariamente da zona norte do rio de janeiro para a zona sul, pois trabalha de taxista. Habitualmente vivencia situações conflitantes ao longo de sua jornada de trabalho, como assaltos, alagamentos e etc. Tal situação gera um grande cansaço e estresse devido ao longo deslocamento percorrido cotidianamente, ao déficit de segurança e a baixa infraestrutura presente na cidade em que habita. Faz tempo que s.r. Jorge não procura um médico, pois a clínica da família mais próxima de sua casa funciona apenas em horário comercial e raramente faz visita domiciliar. Ademais, s.r Jorge possui também uma alienação em relação aos exames médicos, decorrente da falta de informações sobre a necessidade e importância dos mesmos, o que acaba por infringir os pré-requisitos básicos para a saúde, tais como: paz, habitação, renda, equidade.
Pais do s.r Jorge = É evidente a presença de um déficit educacional, uma vez que concluíram os estudos até o 3º ano do ensino fundamental, por conta de suas situações financeiras e a necessidade de trabalhar desde muito cedo para sustentar a família, o que acaba por infringir os pré-requisitos básicos para a saúde, tais como: educação, renda, equidade, justiça social. 
Srta. Marly = 40 anos, renda baixa. Quando Marly estava grávida de Pedro Henrique, teve algumas complicações, mas houve muita dificuldade para obter os diagnósticos, o que quase resultou em sua morte e a de seu filho, visto que faltava médicos nas unidades clínicas para atender Marly. Tal situação corrobora a infração de um dos principais pré-requisitos básicos para a saúde: a equidade, uma vez que os agendamentos das consultas eram imparciais, sendo estabelecidos por meio de critérios como o da amizade.
Pedro Henrique = 7 anos. Sempre “assalta “o pote de pirulitos do barzinho da mãe e possivelmente está com lesões de cáries, pois vive se queixando de dor, entretanto, se depara com muita dificuldade para encontrar vaga na clínica da unidade. Foi orientado pela coordenadora a realizar atividades físicas, pois seu sobrepeso pode afetá-lo emocionalmente. Ao procurar a pracinha da comunidade, se deparou com a mesma quebrada e cheia de lixos. Outrossim, ao tentar uma alimentação mais sadia, se assustou com o valor das frutas e verduras no mercado. Tal situação corrobora a infração dos principais pré-requisitos básicos para a saúde, tais como: lazer, paz, ecossistema estável, equidade, alimentação e renda, visto que os espaços comunitários se encontram sujos e indesfrutáveis, os alimentos se encontram superfaturados , e a dificuldade de acesso as clínicas de saúde é irrefutável.

Outros materiais