Buscar

APOL- Administração, Sistemas e Ambiente

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Os pressupostos de uma concepção de organização são elementos que são admitidos como verdade e que, por sua vez, atuam como balizas para a formação do pensamento acerca desse conceito.
Considerando os pressupostos do modelo da burocracia, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O modelo da burocracia tem como ênfase a busca por uma estrutura que permita a máxima eficiência nas atividades da organização.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “a”, pois o modelo da burocracia dá ênfase à busca da máxima eficiência na operação da organização. A alternativa b está incorreta, pois a intensidade das mudanças ambientais é uma ameaça para o funcionamento do modelo burocrático. A alternativa c está incorreta, pois o desperdício de tempo em tarefas desnecessárias é incoerente com o conceito de burocracia, já que preza pela máxima eficiência. A alternativa d está incorreta, pois o modelo burocrático define limites claros para a atuação de cada função. A alternativa e está incorreta, pois o modelo burocrático considera justamente que são necessários padrões claros de desempenho das atividades. (ROTA DE APRENDIZAGEM 2)
	
	B
	O modelo da burocracia é mais adequado para ambientes que demandam um intenso ritmo de inovação, devido a adotar uma visão mecanicista da organização.
	
	C
	A organização burocrática é aquela que desperdiça tempo com tarefas desnecessárias, como arquivamento de formulários.
	
	D
	O modelo burocrático promove uma cultura de inovação na organização, pois os trabalhadores são incentivados a exceder os limites de sua função.
	
	E
	O modelo burocrático considera que, para que a organização seja mais eficiente, não devem haver padrões rígidos de execução das atividades.
Questão 2/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Leia com atenção a tirinha abaixo de Calvin e Haroldo:
Com base no conteúdo exposto, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Calvin demonstra que os processos organizacionais são resultado das escolhas do gestor, sem relação com os fatores ambientais.
	
	B
	Calvin sugere a adoção de uma visão mecanicista pelo Papai Noel para a condução da organização.
	
	C
	Calvin argumenta que o padrão de operação do Papai Noel poderia ser reproduzido em qualquer lugar onde a organização escolha atuar.
	
	D
	O argumento de calvin demonstra uma associação entre o ambiente da organização e a forma como opera seus subsistemas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”, pois o argumento central de Calvin considera que a escolha da localização se dá pelas características daquele ambiente que permitem desempenhar os processos de formas específicas. A alternativa a está incorreta, pois Calvin faz uma associação direta entre as características ambientais e as escolhas do gestor (neste caso, o Papai Noel). A alternativa b está incorreta, pois a personagem faz uma análise sob uma perspectiva sistêmica, mas não aponta sugestões. A alternativa c está incorreta, pois Calvin aponta justamente que o padrão de atuação observado tem como condição a localização no polo Norte. A alternativa e está incorreta, pois Calvin não considera que esse seja o objetivo da organização, mas sim que esses sejam meios adotados para que o objetivo da organização seja cumprido. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	E
	Calvin argumenta que o objetivo da organização em questão é pagar baixos salários aos trabalhadores e violar padrões ecológicos responsáveis.
Questão 3/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
A gestão de uma organização busca fundamentalmente garantir eficiência e eficácia no desempenho dos processos organizacionais. Para que isso seja possível, é preciso compreender não apenas cada elemento da organização, mas também a relação entre esses elementos. Considerando essa conceituação, avalie as afirmações abaixo:
I) A divisão funcional de uma organização representa sua estrutura organizacional, portanto a relação entre os subsistemas precisa ser observada para garantir o atingimento dos objetivos estratégicos.
II) As diversas funções organizacionais devem ser integradas, o que significa que todos os subsistemas devem funcionar como um único sistema, sem divisão de responsabilidades.
III) Uma organização processa recursos materiais e humanos para devolver ao ambiente o resultado da transformação desses recursos.
IV) Organizações são formadas para cumprir objetivos, que precisam estar claros para que se possa ter uma atuação eficiente.
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “e”.  A afirmação “I” está correta, pois a estrutura organizacional é dada pela forma como se arranjam suas diversas funções, operadas nos diferentes subsistemas, sendo que o resultado da organização ocorre também em função da relação entre esses subsistemas. A afirmação “II” está incorreta, pois cada subsistema assume responsabilidades específicas. A afirmação “III” está correta, pois a operação das organizações é baseada justamente no desempenho de processos, que são essencialmente a geração de produtos a partir da transformação de recursos obtidos no ambiente organizacional. A afirmação “IV” está correta, pois uma das premissas fundamentais das organizações é que são formadas para desempenhar um propósito, sendo que se esse propósito for definido com clareza há mais chances de que a organização seja eficiente e eficaz em cumpri-lo. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1).
Questão 4/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Após cursar uma disciplina de Fundamentos de Administração, o proprietário de uma fábrica de tintas e revestimentos passou a refletir sobre como o conceito da linha de produção fordista poderia contribuir para a competitividade de seu negócio. Para isso, em uma visita à área de produção da sua fábrica, mapeou toda a sequência de etapas até que uma lata de tintas esteja pronta para ser comercializada. Considerando esse cenário, avalie as afirmações abaixo:
I) A lógica da linha de produção se tornou obsoleta a partir do surgimento da abordagem sistêmica da organização.
II) Considerando os princípios da administração científica, o gestor precisa otimizar a interação entre o maquinário e os trabalhadores da linha de produção.
III) Para tornar a linha de produção mais eficiente, o gestor deverá trabalhar com uma grande variedade de produtos, mais personalizados para cada público.
IV) O modelo da linha de produção é mais eficiente para uma produção em massa, portanto o gestor deve avaliar se é coerente com o posicionamento estratégico da organização.
É correto o que se afirma em
Nota: 10.0
	
	A
	II apenas.
	
	B
	IV apenas.
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”. A afirmação “I” está incorreta, pois a abordagem sistêmica não anula a utilidade da linha de produção, apenas modifica a visão sobre a organização como um todo. A asserção “II” está correta, pois a máxima eficiência é alcançada por meio da otimização do tempo gasto em cada atividade, portanto a administração científica considera a otimização do fluxo entre cada atividade. A afirmação “III” está incorreta, pois a linha de produção procura maximizar a eficiência por meio da repetição, o que faz com que tenha maior potencial na produção em massa. A afirmação “IV” está correta, pois, como comentado anteriormente, a linha de produção funciona melhor para a produção em massa, portanto é preciso avaliar as características do mercado que a organização se propõe a atingir. (ROTA DE APRENDIZAGEM 2).
	
	E
	I, II e IV apenas.
Questão 5/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Entre as características do conceito weberiano de burocracia, podemos destacar a divisão do trabalho. Essa característica está profundamente ligada à busca de eficiência, elemento centraldos estudos da administração científica do século XX.
Considerando a função da divisão do trabalho no modelo da democracia, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O modelo burocrático sugere a divisão do trabalho como uma forma de permitir que o trabalhador tenha maior liberdade de criação sobre a atividade que desempenha.
	
	B
	A linha de produção em uma organização mecanicista deve ser composta por trabalhadores com diferentes competências para desempenhar uma mesma tarefa.
	
	C
	A divisão do trabalho na organização mecanicista ocorre no nível operacional quando sua atividade é a produção de bens materiais, mas não para serviços.
	
	D
	Na burocracia, o princípio da divisão de trabalho pressupõe que, ao desempenhar uma mesma tarefa repetidamente, o trabalhador consegue
desempenhá-la de forma mais eficiente.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”, pois a divisão do trabalho está associada ao ganho de eficiência por meio do alto nível de especialização do trabalhador em relação à tarefa que desempenha. A alternativa a está incorreta, pois a divisão do trabalho não está associada à liberdade criativa do trabalhador, mas antes à atribuição da responsabilidade de desempenhar de forma padronizada a tarefa que lhe cabe. A alternativa b está incorreta, pois a divisão do trabalho na organização mecanicista agrupa os trabalhadores de acordo com competências similares para a tarefa que desempenham. A alternativa c está incorreta, pois o conceito pode ser aplicado também a empresas de serviços.. A alternativa e está incorreta, pois a divisão do trabalho no conceito de burocracia aponta justamente para a necessidade de limites claros de responsabilidades. (ROTA DE APRENDIZAGEM 2)
	
	E
	A divisão do trabalho tratada nesse conceito significa que todos os trabalhadores devem compartilhar o trabalho, eliminando responsabilidades individuais.
Questão 6/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
O modelo da burocracia proposto por Max Weber elenca características que implicam em uma forma específica de operar a organização, o que traz certa previsibilidade sobre o que se pode esperar como características de seu resultado.
Considerando as características da burocracia proposta por Weber, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	O ganho de eficiência no modelo da burocracia é explicado pelo fato de o trabalhador dominar todo o processo produtivo.
	
	B
	O modelo da burocracia adota uma abordagem mecanicista da organização.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “b”, pois há um pressuposto mecanicista da atuação da organização no conceito da burocracia, já que discute a estruturação da empresa para a máxima eficiência. A alternativa a está incorreta, pois a burocracia, como um modelo mecanicista, considera a especialização do trabalhador em sua tarefa. A alternativa c está incorreta, pois a burocracia busca justamente atribuir previsibilidade aos resultados organizacionais.. A alternativa d está incorreta, pois a adequação da burocracia pode ser seriamente comprometida em um ambiente instável, devido à rigidez de seu modelo. A alternativa e está incorreta, pois o modelo burocrático considera os trabalhadores como executores de tarefas definidas. (ROTA DE APRENDIDZAGEM 2)
	
	C
	O modelo da burocracia assume que a empresa deve ser eficiente, porque não há como prever seus resultados.
	
	D
	O modelo da burocracia permite uma operação mais eficiente quando há necessidade de mudanças constantes na forma de desempenhar as tarefas.
	
	E
	O modelo da burocracia atribui grande autonomia para a inventividade dos trabalhadores no processo de produção.
Questão 7/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
As diversas possibilidades de arranjo organizacional representam para o(a) gestor(a) um desafio. Afinal, sendo um atributo interno da organização, é preciso pensar a estrutura da organização para que seja compatível com as características do ambiente em que opera.
Considerando esse contexto, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A estrutura hierárquica é uma particularidade das organizações religiosas, portanto esse modelo não influencia a condução de empresas.
	
	B
	A divisão hierárquica na organização caiu em desuso a partir da criação da linha de produção, pois esse modelo eliminou a necessidade do nível intermediário.
	
	C
	As características da linha de produção não são mais observadas nas organizações que observamos atualmente, pois as tecnologias de informação a tornaram obsoleta.
	
	D
	As empresas possuem um objetivo bastante peculiar de transformar recursos físicos e de trabalho em lucro para o dono do meio de produção, mas seu arranjo é influenciado por outras formas de organização, como a instituição militar.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”, pois as empresas se destacam de outras organizações em relação à sua finalidade, mas a forma como são estruturadas é influenciada por outros tipos de organização. A alternativa a está incorreta, pois a estrutura hierárquica pode ser observada também em empresas. A alternativa b está incorreta, pois a criação da linha de produção não eliminou a estrutura hierárquica das organizações, uma vez que depende também de atividades de supervisão desempenhadas no nível intermediário. A alternativa c está incorreta, pois o arranjo de linha de produção pode ser observado ainda na forma de operação principalmente das grandes indústrias, mas também de outras organizações. A alternativa e está incorreta, pois a linha de produção é um modelo eficiente de produção, além de não ter sido criado para absorver os trabalhadores disponíveis. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	E
	A linha de produção é um modelo ineficiente, mas ganhou relevância na Revolução Industrial para evitar o desemprego, já que empregaria mais pessoas.
Questão 8/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Leia atentamente o trecho abaixo:
 
“Trabalhadores da linha de produção de uma fábrica inventaram um processo para enrolar os travesseiros da fábrica e, assim, diminuir os custos de logística. Eles também encontraram uma composição de fibra para que o produto voltasse à forma original rapidamente após ser desenrolado.”
 
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/sc-que-da-certo/noticia/funcionarios-de-empresa-criam-processo-para-enrolar-travesseiros-e-reduzem-custos-de-logistica.ghtml (Adaptado)
Com base no cenário descrito, é possível afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A situação descrita revela uma mudança de processo originada no nível operacional da organização.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “a”, pois a melhoria de processo apresentada no trecho foi originada a partir da atuação dos trabalhadores que desempenham as rotinas produtivas da organização, portanto trata-se do nível operacional. A alternativa “b” está incorreta, pois o nível intermediário é responsável pela organização e supervisão dos processos, portanto a mudança não foi originada nesse nível. A alternativa “c” está incorreta, pois o nível institucional é responsável pela definição dos rumos estratégicos da organização, portanto a mudança não foi originada nesse nível. A alternativa “d” está incorreta, pois a mudança impactou fundamentalmente a atuação do nível operacional. A alternativa “e” também está incorreta, pois não se pode dizer que não houve impacto sobre o nível operacional. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	B
	A situação descrita revela uma mudança de processo originada no nível intermediário da organização.
	
	C
	A situação descrita revela uma mudança de processo originada no nível institucional da organização.
	
	D
	A mudança descrita ocorre no nível institucional da organização, sem impacto sobre as atividades no nível operacional.
	
	E
	A mudança descrita ocorre no nível intermediário da organização, sem impacto sobre as atividades do nível operacional.
Questão 9/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
O conceito weberiano de burocraciacarrega consigo pressupostos acerca da estrutura organizacional, e as implicações dessa estrutura para sua interação com o ambiente. Na realidade, a  própria forma de interação com o ambiente deve partir de um pressuposto acerca de seu papel sobre a operação da organização. Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo e a relação entre elas.
I) O modelo da burocracia procura proteger a organização das mudanças ambientais, por isso é um arranjo altamente eficaz para organizações que operam em ambientes voláteis.
PORQUE
II) O modelo da burocracia pressupõe que a organização trabalha de forma ineficiente em um ambiente estável, pois demanda que sejam desempenhadas tarefas desnecessárias para seu funcionamento.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	B
	As assertivas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	Nenhuma das assertivas é verdadeira.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “e”. A afirmação “I” está incorreta, pois a visão burocrática da organização, enquanto abordagem mecanicista, considera a operação da organização como uma máquina, independentemente da interferência ambiental. A asserção “II” está incorreta, pois o modelo da burocracia pretende justamente maximizar a eficiência operacional da organização. A percepção da burocracia como perda de eficiência vem de uma concepção equivocada do senso comum sobre esse conceito, baseada nas disfunções observadas em organizações inspiradas no modelo burocrático. (ROTA DE APRENDIZAGEM 2)
Questão 10/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
A partir da observação das organizações industriais que se formara, pensadores como Frederick Taylor e Jules Fayol desenvolveram recomendações sobre como as organizações devem ser conduzidas para garantir uma atuação eficiente e eficaz.
Considerando esse contexto, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Embora o foco dos estudos de Taylor esteja nas atividades de produção de uma indústria, a gestão de uma organização deve alinhar a produção às demais funções organizacionais.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “a”, pois o foco dos estudos de Fayol está no desenvolvimento da eficiência no chão-de-fábrica, no entanto é preciso que haja alinhamento entre os níveis organizacionais para que a organização atinja seus objetivos. A alternativa b está incorreta, pois existe um fluxo lógico para o desempenho das funções administrativas, que devem respeitar a sequência PODC. A alternativa c está incorreta, pois o desempenho das funções administrativas é um processo contínuo, já que diante das mudanças ambientais é preciso reavaliar constantemente as práticas da organização. A alternativa d está incorreta, pois as funções PODC consideram tanto recursos físicos quanto humanos no desempenho dos processos. A alternativa e está incorreta, pois a abordagem taylorista tira autonomia do trabalhador para garantir que todas as tarefas sejam desempenhadas conforme definidas pelo gestor. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	B
	As funções administrativas propostas por Fayol devem seguir a sequência proposta de planejar, organizar, dirigir e controlar, mas essa sequência pode ser alterada e ainda assim manter um fluxo lógico.
	
	C
	As atividades do ciclo PODC seguem um fluxo linear, ou seja, ao concluir as atividades de controle, podemos dizer que está concluída a responsabilidade do(a) administrador(a).
	
	D
	O ciclo PODC é apropriado para as atividades de produção devido a envolver o planejamento e organização dos recursos materiais, mas não se aplica à gestão dos(as) trabalhadores(as) da organização.
	
	E
	A abordagem taylorista busca dar grande autonomia ao trabalhador a fim de fomentar a inovação.

Outros materiais