Buscar

Resenha crítica, Óleo de Lorenzo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA CRÍTICA DO FILME"O óleo de Lorenzo"
 O filme estadunidense O óleo de Lorenzo, foi lançado em 1992, de gênero drama, e foi dirigido por George Miller, baseado em uma história real, ele conta a história de um menino chamado Lorenzo Odone que com 5 anos de idade começou a apresentar sintomas de surdez, hiperatividade e dificuldades ao andar, seus pais Augusto Odone e Michaela Odone percebem a situação do garoto, e o leva para fazer vários exames em especialistas em diferentes hospitais com o intuito de entender o que estava ocorrendo com ele, ,diagnosticado com uma doença rara genética e incurável que mataria Lorenzo em pelo menos dois anos. A partir disso, o filme percorre uma longa jornada dos pais tentarem sozinhos encontrar uma cura para seu filho.
 O médico do hospital deu à Lorenzo o diagnóstico da doença genética ligada ao cromossomo X,sendo esta ligada ao sexo de caráter recessivo, chamada de ALD (adrenoleucodistrofia), um tipo de leucodistrofia que afeta o cérebro que é degenerado no estado final da enfermidade devido ao excesso de gorduras saturadas no organismo. Até então não havia nenhum tipo de cura ou tratamento para a doença, que havia sido descoberta a pouco tempo pela medicina. Mesmo assim os médicos sugerem uma dieta de controle de ácidos graxos, desesperados para ajudar o filho, os pais aceitam e autorizam que Lorenzo participe de testes da ciência com um dos melhores especialistas em leucodistrofias do mundo.Porém,mesmo após o tratamento de imunossupressão e a dieta dura que fez Lorenzo perder os cabelos, a medicina não conseguiu resultados positivos para tratar a doença, então os pais do menino insatisfeitos, decidem estudar por si mesmos Bioquímica e síntese de ácidos graxos, pois a doença se caracterizava pela alteração do metabolismo dos peroxissomos, e depois de muito esforço conseguem por meio de um experimento feito no passado com ratos uma possível maneira de diminuir os níveis de gorduras saturadas no sangue com um óleo extraído do azeite de oliva ,porém, os médicos e cientistas não apoiaram a ideia no primeiro simpósio de ALD, pois mesmo após dar ao menino o óleo, ele fez efeito, mas abaixou apenas 50% das gorduras e depois voltou a subir. Diante disso, Augusto não desistiu e encontrou um outro óleo que era feito da mistura de ácidos oleico e erúcico, preparados a partir dos óleos de oliva e colza que enganasse o organismo interrompendo a síntese dos ácidos graxos. Esse óleo conseguiu diminuir os efeitos da doença em Lorenzo. O filme se concentra muito em mostrar essa dificuldade e “preconceito” que os pais passam por serem leigos no assunto ,pois impossibilitaria eles de realizarem testes de tratamentos em humanos ao invés de ratos e achar parceiros químicos para produzir a formula dos óleos que eles achavam que poderia tratar Lorenzo.
 É possível perceber que devido a esse desespero os pais perderem totalmente seu controle emocional e razão, e a mãe chegou até a demitir duas enfermeiras que trabalhavam em sua casa, ela admitia que ninguém tinha o verdadeiro interesse de ajudar o seu filho e julgava quem a contestasse, e parecia realmente obvio nos meios científicos, que tratar Lorenzo em casa sem aparelhos e usar um remédio sem comprovação cientifica e que nunca foi testado não era a melhor opção. Apesar da altitude dos Odone ser realmente louvável e uma verdadeira lição de vida para nunca desistir, o filme peca ao exagerar nas cenas de desvalorização da ciência,que demanda tempo para se produzir resultados e comprovações. Era realmente impossível os profissionais intervirem no tratamento de qualquer maneira, mesmo se eles pesquisassem para criar tal medicamento, os profissionais da saúde trabalham com o resultado da ciência e com os estudos elaborados por profissionais da área, não podendo elaborar dos seus conhecimentos individuais, sem falar que a formula do ácido erúcico foi dada a Augusto por um cientista,e quem transformou ele em um composto comestível para humanos foi um quimico.Diante disso parece óbvio que o desespero e julgamento dos mesmos com os médicos e enfermeiras foi equivocado, e a briga entre eles no meio para o final do filme demonstra essa fuga da realidade e fraqueza emocional em que os dois estavam. Além disso o sofrimento e dor de Lorenzo foi bem grande durante o longo processo. Para concluir é evidente que Lorenzo não tinha se curado das lesões pois seu sistema nervoso central sofreu sequelas permanentes. Mas o que foi mais significativo foi o fato de que a prevenção ajuda a diminuir os danos causados pela doença.e trouxe melhores qualidade de vida para meninos com a doença no futuro.

Outros materiais