Buscar

Processos Grupais- Comportamento não verbal em grupos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comportamento não verbal em grupos
Victória Hallal
A forma como se da expressão e a comunicação das pessoas varia, sendo possível perceber indícios vindo da fala, dos movimentos corporais, faciais e outros. A maneira como a pessoa se expressa corpórea e facilmente pode ser mais honesta e esclarecedora do que ela fala, em algumas circunstâncias. Essa comunicação não verbal pode ser percebida tanto nas pessoas que estão falando, quando nós que estamos ouvindo ou apenas observando.
Exemplos:
1. Se os ouvintes começam a demonstrar descontentamento com o falante, normalmente expressam isso por gestos ou expressões faciais e o falante por sua vez se mostra nervoso e pode se sentir ou não a vontade para seguir falando.
2. No indivíduo que está falando, pode se perceber qual a intensa sua fala é, a partir de suas expressões.
3. Gestos, respiração e expressões podem revelar muito de uma pessoa.
Em grupos como olhar está sempre voltado a pessoa que está falando existe uma cadeia de sensações e sentimentos dirigidos a essa pessoa, dependendo de como grupo avalia a fala ou a pessoa. A maneira com que o indivíduo afeta o ambiente e o grupo como um todo é tão importante que pode facilitar o andamento e o desenvolvimento do grupo é muito mais rápido Em grupos como olhar está sempre voltado a pessoa que está falando existe uma cadeia de sensações e sentimentos dirigidos a essa pessoa, dependendo de como grupo avalia a fala ou a pessoa. A maneira com que o indivíduo afeta o ambiente e o grupo como um todo é tão importante que pode facilitar o andamento e o desenvolvimento do grupo.

Outros materiais