Buscar

A industrialização mudou a forma da sociedade produzir e consequentemente de se relacionar com o meio ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A industrialização mudou a forma da sociedade produzir e consequentemente de se relacionar com o meio ambiente. O ser humano sempre teve necessidade da natureza e com o passar do tempo ela começou a ser intensamente explorada e comercializada e com isso começou sua devastação, cujas consequências como a destruição da biodiversidade e bruscas mudanças climáticas estão mais visíveis e preocupantes a cada dia. Dessa forma, é essencial que os jovens tenham consciência deste cenário e se esforcem para muda-lo.
 Em primeiro plano, apresenta-se a destruição da biodiversidade. Os variados ecossistemas necessitam da biodiversidade para se manter em equilíbrio e assim os mais diversos seres vivos continuarem a existir e se adaptar; além de sua importância ambiental, também grande influência na economia, sendo usado para a produção de medicamentos, cosméticos e alimentação. As queimadas na Amazônia em 2019, que tiveram repercussão internacional, fizeram muitos jovens ao redor do mundo discutirem sobre a biodiversidade e apresentar ideias e projetos para tentar amenizar essa situação.
 Em segundo plano, apresentam-se as mudanças climáticas. Mudanças no clima são naturais, entretanto fatores antrópicos como a poluição dos solos e das águas e a queima de combustíveis fósseis estão fazendo com que ocorra uma intensificação na frequência e intensidade desses fenômenos, percebe-se que a emissão de grandes quantidades de poluentes vem aumentando a frequência de chuvas acidas, principalmente nas cidades mais industrializadas, podendo ocorrer também em florestas caso haja um índice elevado de queimadas. De acordo com Instituto Nacional de metrologia, as chuvas ácidas tendem a aumentar devido ao aumento de focos de incêndio ocasionados pelas queimadas e os períodos mais secos.
 Dessarte, visando a um país que respeite o meio-ambiente é mister que a população mais jovem, crie projetos, apresente ideias e cobre do governo e de empresas o respeito aos ecossistemas. É de extrema importância que essa parcela da população use a voz e a representatividade nas redes sociais para denunciar crimes ambientais e criar grandes movimentos que exijam ações efetivas do governo, por meio de palestras nas escolas e excursões que mostrem a realidade da degradação e da poluição nas florestas, rios, ar e mares. Diante dessa realidade é mister que cada indivíduo, órgão e empresa cumpra sua função com excelência.

Outros materiais