A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Avaliando o aprendizado - Cuidar 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sabendo-se que durante o exame físico dos genitais é de extrema importância a avaliação das mamas, o enfermeiro deverá observar os tipos de mamilos. Sendo assim, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
		
	
	Invertidos.
	
	Protusos.
	
	Hipertróficos.
	
	Planos.
	 
	Umbilicados.
	Respondido em 04/06/2021 18:04:37
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A paciente R.G de 55 anos chega ao Pronto atendimento referindo náuseas, mal estar e astenia. O enfermeiro ao realizar o exame físico, observou que  a paciente apresentava um abdome muito distendido ao ponto de visualizar a rede venosa deste local. Diante disso, esse enfermeiro irá realizar .......:
		
	
	Teste de giordano.
	 
	Teste de Piparote.
	
	Teste de Cacifo.
	
	Teste de Allen.
	
	Ausculta abdominal total.
	Respondido em 04/06/2021 18:09:16
	
Compare com a sua resposta: 1. Gastrostomia (2 ) Sensação de dor, desconforto ou plenitude epigástrica. 2. Dispepsia (8 ) Objetiva a identificação de apendicite. 3. Pirose (4 ) Deglutição dolorosa. 4. Odinofagia (6 ) Trata-se de acúmulo de fezes endurecidas que não podem ser eliminadas, ficando retidas no reto. 5. Melena ( 7 ) Tem a finalidade de investigação de ascite. 6. Fecaloma ( 9 ) Objetiva a investigação de crise renal. 7. Sinal/teste de piparote ( 3 ) Sensação de queimação ou ardência que pode ser acompanhada de dor e que sobe por trás do esterno e se irradia para a garganta. 8. Sinal de psoas (1 ) Introdução de sonda no estômago com finalidade de alimentar o paciente. 9. Método de Israel ( 5 ) Eliminação de sangue nas fezes de coloração de alcatrão.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(UPENET/IAUPE, 2014) JM, sexo feminino foi admitida em uma unidade de saúde apresentando os seguintes sinais e sintomas: disúria, urgência urinária, dor suprapúbica, discreta dor lombar. Para elucidar o diagnóstico e iniciar o tratamento, foi solicitado ao enfermeiro que realizasse a coleta de material para urinocultura. Quanto a esse procedimento, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A paciente deve ser orientada a coletar aproximadamente 50 ml de urina a partir do primeiro jato, sem realizar higiene do meato, para não mascarar o resultado do exame bacteriológico.
	
	O material pode ser coletado a qualquer hora em frasco limpo e seco e encaminhado ao laboratório em um período máximo de 4 horas, se mantido em temperatura ambiente.
	 
	Preferencialmente, quando possível, deve-se coletar, em frasco estéril, o jato intermediário da primeira urina do dia após higiene adequada do meato urinário.
	
	O frasco de coleta deve estar limpo e seco.
	
	A paciente deve ser orientada a realizar a higiene do meato urinário e coletar o primeiro jato da urina em frasco estéril.
	Respondido em 04/06/2021 18:17:25
	
Compare com a sua resposta: Suspeita de Apendicite aguda. Rovesing
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Para calcular o comprimento de inserção da sonda nasogástrica, o enfermeiro antes mede externamente, usando o corpo do paciente, colocando a extremidade distal da sonda na ponta do nariz do paciente, estendendo até o lóbulo da orelha e, a seguir, estendendo até __________:
		
	
	A costela inferior.
	
	A clavícula.
	
	A cicatriz umbilical.
	 
	A ponta do apêndice xifóide.
	
	A região periumbilical inferior.
	Respondido em 04/06/2021 18:12:34
	
Compare com a sua resposta: Data e horário do procedimento; Localização do sítio de punção; Identificar se a ferida foi suturada; Características do líquido drenado; Amostras enviadas para o laboratório; Sinais Vitais; Medidas do perímetro abdominal; Complicações; Tolerância do paciente ao procedimento.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Os distúrbios do sistema nervoso podem ocorrer em qualquer fase da existência humana podendo variar de sintomas brandos e autolimitados até distúrbios mais graves com risco de morte. Sobre esses distúrbios é CORRETO afirmar que:
		
	
	Hemiplegia é a diminuição da força motora.
	 
	Disfagia é um déficit neurológico e manifesta-se pela dificuldade do paciente em articular palavras.
	
	Hemiparesia é a paralisia da face, braço e perna no mesmo lado, devido a uma lesão no hemisfério oposto.
	
	Na afasia motora deve-se encorajar o paciente a repetir os sons do alfabeto.
	 
	A parestesia é um déficit motor que causa dormência e formigamento do membro e a enfermagem deve instruir o paciente a evitar usar esse membro como membro dominante devido à sensibilidade alterada.
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Aperto de mão, indica a capacidade de preensão. No bíceps, aplica-se a resistência de prevenir a flexão dos braços. Nos membros inferiores, aplica-se a resistência do tornozelo e solicita ao paciente que eleve a perna. Palpa o músculo passivamente com a extremidade relaxada. Marque a alternativa que representa o tipo de exame descrito nas afirmativas:
		
	
	Exame físico articular
	
	exame físico dos membros superiores
	 
	Exame da força muscular.
	
	Grau de mobilidade
	
	Exame físico de quadril
	Respondido em 04/06/2021 18:18:34
	
Compare com a sua resposta: Edema Disúria Hematúria Piúria Algia
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Com relação a avaliação da marcha do cliente, temos como verdadeira a alternativa:
		
	
	Na avaliação da marcha, o enfermeiro deverá observar o passo e o ritmo, somente.
	 
	O exame da marcha deve ser realizado durante a deambulação normal. Na marcha normal, os músculos abdutores da extremidade sustentadora do peso do corpo se contraem e mantém a pelve nivelada para manter o equilíbrio do corpo.
	 
	A função primordial da marcha é locomover o corpo por um ciclo denominado fase de apoio e da se de avanço.
	
	Na marcha na rigidez do tornozelo observa-se que o paciente não pode fletir o joelho, há elevação do quadril para que o pé possa se deslocar.
	
	Para a avaliação da marcha é dispensável solicitar ao cliente para levantar e caminhar.
	Respondido em 04/06/2021 18:20:19
	
Compare com a sua resposta: Sinal de Brudzinzki
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	( EBSERH, 2014) Para a realização do exame físico locomotor, é necessária a realização de provas específicas. A prova em que o paciente é orientado a andar e (ou) permanecer na vertical com os olhos fechados, para indicar a presença ou a falta de equilíbrio, é a prova de:
		
	 
	Romberg.
	
	Kerning.
	
	Lasegue.
	
	Lewinson.
	
	Brudzinski.
	Respondido em 04/06/2021 18:21:49
	
Compare com a sua resposta: Resíduos fecais, pesquisar presença de muco, sangue ou pus .
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O Sr. Francisco paciente da UTI, leito 01, vítima de acidente automobilístico, sofreu vários traumatismos e não resistiu aos ferimentos. Após ter sido constatado seu óbito, a equipe de enfermagem iniciou o preparo do corpo, seguindo uma sequência lógica de técnicas com a finalidade de mantê-lo em condições satisfatórias para entregá-lo aos seus parentes.
I. Realizou registros da ocorrência no Prontuário (horário, intercorrências e providências).
II. Encaminhou os pertences do Sr. Francisco à administração, onde serão entregues à família.
III. Fixou biombo ao redor do leito; usou Equipamentos de Proteção Individual (EPI); em seguida colocou o corpo em decúbito dorsal, com os braços estendidos dos lados ou dobrados sobre o abdômen.
IV. Removeu equipamentos, tais como: cateter intravenoso, cateter urinário, curativos, sondas, etc. Higienizou o corpo e realizou tamponamento de cavidades e orifícios (narinas, boca, traqueostomias, anus), para evitar extravasamento de excretas.
V. Fixou queixo, pés e mãos com atadura de crepom; identificou e vestiu o corpo, envolveu num lençol; fixou uma 2ª etiqueta de identificação na parte externa do corpo envolvido; fez a limpeza terminal do leito; organizou a área próxima ao leito e descartou todo equipamento sujo; transportou