Buscar

Avaliando o aprendizado - Saúde do adulto e idoso

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Dentre as complicações da insuficiência hepática, a que está relacionada com o metabolismo da amônia é a
		
	 
	encefalopatia hepática.
	
	ascite.
	
	Varizes esofageanas
	
	síndrome hepatorrenal.
	
	hepatite
	Respondido em 09/06/2021 23:24:00
	
Compare com a sua resposta: DPOC são doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como por exemplo a enfisema pulmonar e bronquite crônica do adulto. São causadas por resposta inflamatória excessiva , caracterizado por condições irreversíveis associada a dispnéia ao esforço e fluxo de ar reduzido.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(FGV - 2014 - SUSAM Adaptada) A fisiologia do envelhecimento se caracteriza por alterações bem definidas ao longo da idade avançada. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir I. No envelhecimento pode ser observado, no ligamento cruzado anterior, o aumento de enxofre e a diminuição de cálcio, fósforo e magnésio. II. No envelhecimento há diminuição da taxa metabólica basal e da massa muscular esquelética. III. No envelhecimento há perda da elasticidade e redução da complacência arterial. Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	 
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	Respondido em 09/06/2021 23:24:23
	
Compare com a sua resposta: Sintomas sensitivos: dor neurogênica, queimação e formigamento distal, Alterações na deglutição devido ao acometimento dos nervos cranianos XI, X e IX (relacionados com a deglutição), Paralisia facial por acometimento do VII par craniano que inerva os músculos da face, esta paralisia pode ser bilateral,Comprometimento dos centros respiratórios com risco de parada respiratória,Sinais de disfunções do SNA traduzidos por variações da pressão arterial (elevada ou baixa),aumento da frequência cardíaca ou arritmias cardíacas, Em alguns casos, alterações do controle vesical e intestinal; Alterações de movimentos dos olhos decorrente do acometimento do III, IV e V nervos cranianos.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Asma - é uma doença obstrutiva das vias aéreas, intermitente e reversível, na qual a traquéia e os brônquios respondem de forma hiperativa a determinados estímulos; Apresenta o quadro de crise asmática com as seguintes manifestações clínicas:
		
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	 
	desorientação ou lucidez, tosse ¿ que pode ou não estar acompanhada de muco; dispnéia;cianose labial; Sibilos
	
	desorientação ou lucidez, tosse ¿ que pode ou não estar acompanhada de muco; dispnéia; cianose labial roncos
	
	desorientação ou lucidez, tosse ¿ que pode ou não estar acompanhada de muco; apnéia; cianose labial e estertores
	
	desorientação ou lucidez, tosse ¿ que pode ou não estar acompanhada de muco; apnéia; cianose labial e roncos
	Respondido em 09/06/2021 23:26:09
	
Compare com a sua resposta: 1 ¿ evitar irritantes respiratórios (fumo, foligem, pedreiras), 2 ¿ imunizaçãoes de agentes virais (influenza), e bacterianos ( streptocócicos pneumoniae).
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Sobre assistência de enfermagem ao cliente com problemas hepáticos e biliares é correto afirmar:
		
	
	Colecistite é a presença de cálculos no colédoco;
	
	O alívio da dor não é conduta de enfermagem, uma vez que a conduta é medicamentosa;
	
	A origem dos cálculos ocorre somente pela precipitação dos pigmentos biliares;
	 
	A hepatite bacteriana tem maior incidência e é preocupação crescente da saúde pública.
	 
	Na colelitíase ocorre cólica biliar causada pela contração da vesícula, em virtude da obstrução pelo cálculo;
	Respondido em 09/06/2021 23:26:47
	
Compare com a sua resposta: - Explicar a ação, os efeitos colaterais e a posologia de cada medicamento; - Escrever o esquema medicamentoso; - Incentivar o uso de recipientes padrões, em vez daqueles com tampas de segurança; - Desprezar medicamentos antigos e em desuso; - Rever periodicamente o esquema de medicação; - Desencorajar a automedicação sem antes consultar um profissional da saúde; - Incentivar a ingesta satisfatória de água com comprimido, para deglutição do medicamento; - Explicar que as cápsulas se dissolverão melhor caso a água esteja à temperatura ambiente, em vez de gelada.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quanto ao envelhecimento fisiológico, pode-se afirmar que são fatores patológicos:
		
	 
	Todas as alternativas anteriores
	
	Tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas
	
	Consumo excessivo de aditivos químicos, gorduras saturadas e conservantes;
	
	Exposição a pesticidas e a poluentes atmosféricos
	
	Estresse e excesso de exercícios físicos
	Respondido em 09/06/2021 23:27:09
	
Compare com a sua resposta: Na insuficiência cardíaca ventricular esquerda o ventrículo esquerdo não consegue bombear sangue suficiente, o sangue reflui para os pulmões causando edema pulmonar com acúmulo de fluidos nos mesmos. O edema faz com que o paciente fique sem fôlego, isto é, sinta falta de ar. insuficiência cardíaca ventricular direita o ventrículo direito não pode bombear sangue suficiente para o pulmão. Desta forma os fluidos recuam para as veias e capilares. Devido a esse acúmulo o fluido extravasa dos capilares e acumula-se nos tecidos.
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A Doença de Parkinson (DP) está associada à deficiência nos níveis de dopamina causada pela destruição das células neuronais pigmentadas na substância negra nos gânglios basais do cérebro.O tratamento medicamentoso visa corrigir essa deficiência tendo como droga de escolha:
		
	
	Dolantina
	 
	Levodopa
	
	Palidotomina
	
	Prociclina
	
	Tiroxina
	Respondido em 09/06/2021 23:28:17
	
Compare com a sua resposta: Sinais e Sintomas: Febre, artralgia, inaptência, dor abdominal, indisposição, fraqueza, icterícia, fígado doloroso, urina escura, esplenomegalia (baço aumentado). Transmissão: através do sangue contaminado, relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas. Tratamento: Alfa-interferon. Prevenção: Vacina Hepatite B.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um paciente do sexo masculino, 67 anos de idade, deu entrada na no pronto-atendimento após sentir desconforto torácico. Ele passou pela classificação de risco e o enfermeiro o encaminhou para a sala laranja, onde foi feito o eletrocardiograma e confirmado o infarto agudo do miocárdio. No tratamento do infarto agudo do miocárdio, são utilizadas drogas específicas. Sobre essas drogas, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A heparina é uma droga antiagreganteplaquetária.
	
	Os benzodiazepínicos são betabloqueadores.
	
	O propranolol é um bloqueador dos canais de cálcio e causa analgesia.
	
	A morfina e o nitrato são drogas indicadas para diminuir a dilatação vascular.
	 
	O ácido acetilsalicílico é um antiplaquetário.
	Respondido em 09/06/2021 23:28:37
	
Compare com a sua resposta: Incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para suprir a necessidades de O2 e nutrientes para os tecidos
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	De acordo com a Política de Saúde do Idoso ¿ Portaria 1395/GM (CNS, 1999), o envelhecimento é ¿uma etapa da vida em que há um comprometimento da homeostase, isto é, o equilíbrio do meio interno, o que fragilizaria o indivíduo, causando uma progressiva vulnerabilidade do indivíduo perante a uma sobrecarga fisiológica¿. O estudo do processo do envelhecimento, a gerontologia, advém das Ciências Biológicas, da Psicologia e das Ciências Sociais. A enfermagem cuida de pessoas idosas em todos os níveis de atenção à saúde. É correto afirmar sobre o cuidado com o cliente idoso:
		
	
	saúde do idoso pode ser promovida através do exercício regular, três refeições durante o dia, para evitar o risco de hipertensão, controle do peso,medições regulares da pressão arterial, gerenciamento do estresse e cessação do tabagismo.
	 
	Auxílio para que os idosos identifiquem e utilizem seus potenciais para atingir a independência.
	
	Promoção de uma assistência de enfermagem, valorizando algum aspecto do rejuvenescimento.
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Ocorre um aumento do número e diminuição no calibre dos vasos sanguíneos, o que leva a uma dificuldade do idoso a se ajustar às variações térmicas do meio ambiente.
	Respondido em 09/06/2021 23:28:53
	
Compare com a sua resposta: A síndrome de Guillain-Barré tem caráter autoimune,ou seja os indivíduo produz anticorpos contra sua própria mielina. Dor em MMII,seguida por fraqueza muscular progressiva de distribuição geralmente simétrica e distal,que evolui para diminuição ou perda dos movimentos de maneira ascendente, com flacidez dos músculos; Perda dos reflexos profundos de início distal e simétrico a partir das primeiras horas ou primeiros dias;
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Sobre as alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento humano, marque a incorreta:
		
	 
	No cérebro, podemos ter hipertrofia da córtex cerebral, fato que favorece o aparecimento da doença de Parkinson.
	 
	No intestino ocorre alteração do tônus muscular e da motilidade, o que pode levar à constipação intestinal.
	 
	No sistema tegumentar poderemos ter a xerose, fato que em acamados, favorece o desenvolvimento de úlceras por pressão.
	 
	No fígado ocorre a diminuição da sua massa celular, fato que pode comprometer o metabolismo dos medicamentos.
	 
	No sistema cardiovascular pode ocorrer o aumento da pressão arterial devido a a diminuição da elastina nas artérias.
	Respondido em 09/06/2021 23:30:09
	
Compare com a sua resposta: 1. Risco de perfusão gastrointestinal ineficaz; 2. Risco de constipação; 3. Risco de volume de líquido desequilibrado; 4. Risco de constipação funcional crônica; 5. Risco de motilidade gastrintestinal disfuncional; 6. Risco de choque; 7. Risco de sangramento
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O refluxo de material ácido do estômago para o esôfago não significa necessariamente doença. Em alguns casos, a mucosa do esôfago pode ter sua resistência diminuída ou o ácido refluir mais vezes ou por mais tempo que a mucosa esofágica pode resistir. O ácido pode, ainda, refluir até a garganta, ou causar sintomas pela simples irritação do esôfago. Nessas situações, o refluxo deixa de ser considerado normal e trata-se de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta quais serão os primeiros sintomas apresentados.
		
	
	Hiposmia, pirose e disfasia.
	
	Disfagia, pirexia e hiposmia.
	
	Regurgitação, pirexia e anosmia.
	
	Disfasia, anosmia e pirose.
	 
	Pirose, regurgitação e disfagia.
	Respondido em 09/06/2021 23:29:43
	
Compare com a sua resposta: 1 ¿ evitar irritantes respiratórios (fumo, foligem, pedreiras), 2 ¿ imunizaçãoes de agentes virais (influenza), e bacterianos ( streptocócicos pneumoniae).

Outros materiais