A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Resumo sistemas do corpo humano

Pré-visualização | Página 1 de 1

(
Atuação da cinesioterapia nos sistemas
)
^ Sistema Respiratório: 
^ É formado pelas vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traquéia e brônquios) e pelos pulmões.
^ A função principal é, basicamente, garantir as trocas gasosas com o meio ambiente, é responsável pela absorção do oxigênio do ar e da eliminação do gás carbônico retirado das células.
^ A fisioterapia respiratória (cinesioterapia) visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo. Serve para melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o organismo. O objetivo sempre será liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão, o que pode ser útil após uma cirurgia cardíaca, torácica ou abdominal para prevenir pneumonia e atelectasia, por exemplo.
^ Sistema cardiovascular:
^ É formado pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares) e pelo coração.
^ É responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano com a função de transportar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.
^ A Fisioterapia Cardiovascular é um conjunto de técnicas, aparelhos e exercícios especializados para recuperar a saúde do paciente, funciona no paciente que possui uma doença cardíaca e/ou vascular, como por exemplo, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, miocardiopatia, cirurgia cardíaca, doença arterial obstrutiva periférica e outras
Durante todo o atendimento o paciente estará sob monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação, sinais e sintomas.
Os benefícios são: maior capacidade física e respiratória, caminhar melhor e maiores distâncias, músculos mais fortes, menor sensação de cansaço e falta de ar e a prevenção da “água no pulmão” (descompensação cardíaca), infecção e hospitalização.
^ Sistema digestório:
^ Formado pelo tubo digestório (boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) e os órgãos anexos (glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e visícula biliar)
^ É responsável pela digestão dos alimentos transformados em moléculas menores que serão absorvidos pelo organismo, ele apresenta órgãos especializados na quebra dos alimentos em partículas menores e no aproveitamento dos nutrientes neles presentes. Também é responsável por eliminar o material que não foi digerido.
^ A constipação intestinal é considerada um problema relevante em saúde pública, sendo necessária uma avaliação cuidadosa. A fisioterapia objetiva a melhora da qualidade de vida da paciente melhorando o quadro evacuatório. (tem outras doenças também)
^ Sistema nervoso:
^ Formado pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos) 
^ Ajuda na neuroplasticidade funcional e fisiológica e é responsável pela captação, interpretação e respostas aos comandos recebidos, as quais podem ser dadas na forma de movimentos, sensações ou constatações.
^ O conjunto de tratamentos e técnicas fisioterapêuticas usado para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas, ou seja, aquelas originadas no sistema nervoso. Alguns exemplos são:
Doença de Parkinson, esclerose múltipla, hidrocefalia, paralisia cerebral, derrame cerebral, traumatismo cranioencefálico, entre outros.
A fisioterapia neurológica trata pessoas de todas as idades, por meio de aparelhos e técnicas específicas. O fisioterapeuta neurológico atua em clínicas, hospitais e centros de saúde, além de poder atender em domicílio, cuidando de pacientes que não podem se locomover.
^ Sistema sensorial:
^ Formado pelos cinco sentidos do corpo (paladar, olfato, visão, audição e tato).
^ Sistema cheio de células especiais, chamadas receptores, através desses receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente.
Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
Propriocepção coinciente é um receptor localizado em ligamentos e tendões que nos ajuda a perceber o movimento mesmo de olhos fechados. 
^ A fisioterapia utiliza a integração sensorial como um recurso, agregando maiores beneficios à estimulação neurosensoriomotora do paciente.
Permite a fisioterapia desenvolver novas estratégias terapêuticas, com ferramentas de acordo com o perfil sensorial de cada individuo, utilizando novos enfoques para proporcionar uma melhor eficiência na intervenção motora.
^ Sistema Endócrino:
^ Formado por glândulas que realizam atividades vitais como a tireóide, hipófise, hipotálamo, suprarrenais, paratireóides, pâncreas, ovários e testículos.
^ Sua função é a regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal, entre outros. O sistema coordena todas as funções do corpo.
^ A fisioterapia (cinesioterapia) pode atuar na antropausa, que é o cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, podem ser decorrentes da diminuição dos hormônios masculinos em razão do envelhecimento. Com exercícios para aumentar a força muscular e diminuir o cansaço, são métodos de tratamento
^ Sistema Urinário:
^ Formado pelos rins e as vias urinárias (ureteres, bexiga urinária e uretra)
^ Responsável pela produção e eliminação da urina, de modo que filtre as impurezas do sangue.
Nesse sistema, uma das coisas que a cinesioterapia trata é a incontinência urinária e fecal, a cinesio e o fortalecimento da musculatura perineal consistem em movimentos voluntários repetitivos, aumentando a força muscular e resistência à fadiga, melhorando a mobilidade, a flexibilidade e a coordenação muscular.
^ Sistema Reprodutor:
^ O masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, visículas seminais, próstata, uretra e pênis.
O feminino é formado pelos ovários, úteros, tubas uterinas e vagina.
^ Responsável pela reprodução de novos seres.
^ A cinesioterapia pode atuar em problemas como incontinência urinária, impotência sexual e a endometriose, com exercícios que proporcionam o fortalecimento pélvico e outros.
^ Sistema Esquelético: 
^ Formado por uma grande quantidade de ossos perfeitamente interligados que recebe o nome de esqueleto. Além do esqueleto, cartilagens, tendões e ligamentos fazem parte desse sistema.
^ Sua função é dar forma e sustentar todo o corpo, além disso, protege os órgãos internos e desempenha um papel importante nos movimentos, junto com o sistema muscular e articular.
^ A fisioterapia pode atuar em disfunções da coluna, como lombalgia, osteoporose e outros.
 
 ^ Sistema muscular:
 
^ Formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Corresponde a 50% do peso do ser humano.
^ Estabiliza e ajuda a sustentar o corpo, contribui na produção dos movimentos, ajuda a regular a temperatura corporal e auxilia o fluxo sanguíneo.
^ A fisioterapia pode tratar doenças como as distrofias musculares, usando os diversos tipos de tratamentos disponíveis para um fisioterapeuta tratar.
^ Sistema Imunológico:
^ Composto pelas torsilas, atenoite, lifonodos, apêndice, medula óssea, vasos sanguíneos, timo, baço e placas de peyers.
^ Todos esses elementos trabalham juntos para defender de bactérias, vírus, micróbios e doenças. É uma barreira contra corpos estranhos, o escudo do corpo.
^ Influenciar no aumento de linfócitos gerado pelo exercício, onde são responsáveis por destruir células tumorais e infectadas por vírus., ajuda na regulação dos níveis de cortisol (hormônio do stress e controle de inflamação no organismo), também serão estimuladas pelo exercício moderado fazendo com que capacidade imunológica esteja aumentada.
Sendo que exercícios de alta intensidade podem afetar o sistema imunológico devido o alto stress.
Site importante: https://blogpilatreinamento-funcional-na-fisioterapia/tes.com.br/