Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
57 pág.
GABARITO Cenário Econômico Mundial

Pré-visualização | Página 1 de 11

Questão 1/10 - Cenário Econômico Mundial
Com base nas negociações e regimes internacionais:
Para entender o cenário econômico mundial é preciso lembrar que as dinâmicas econômicas e comerciais entre Estados, empresas e outros agentes internacionais possuem regulamentos e regulamentações para que ocorram minimamente sob uma ordem. Os regimes internacionais, como mencionado, criados pelos Estados, surgem para regular as relações econômicas, financeiras e comerciais ao redor do mundo.
A afirmação é verdadeira verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Dumping é o procedimento de elevar os preços para garantir que os concorrentes não atuem no mercado.
	
	B
	As empresas multinacionais submetem aos Estados interessados as condições de mercado para regulação e assim atuarem em fornecimento de bens e serviços.
	
	C
	O objetivo da expansão econômica através de mercados globalizados atualmente é orientado somente por fatores econômicos.
	
	D
	A prática de comercio exterior também avalia questões sociais, respeito às leis específicas de cada Estado entre outros fatores para se estabelecer um ambiente de negócio favorável.
Gabarito: (d) – Rota 1. Tema 5. Página 21 .
 
Justificativa
 
Dumping é o procedimento contrário ao descrito. Os Estados são soberanos em definir as suas normatizações e as empresas que pretendem ocupar um espaço no mercado vislumbrado, adequa-se as regras de cada local. Naturalmente podem haver concessões visando interesses mútuos. Considera-se que a oportunidade de atuar em mercados internacionais vai além do aspecto econômico. Também hoje ocorre da inovação cada vez mais constante, pois as tendências mudam rapidamente, abrindo possibilidade para os processos de inovação. 
	
	E
	Atualmente devido ao ganho de escala, não há espaço para a inovação em mercados globais.
Questão 2/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as agências internacionais de desenvolvimento e monitoramento financeiro: 
Para viabilizar as transações internacionais entre Estados, é necessário que o Sistema Financeiro Internacional seja organizado em instituições com fins específicos
Sobre as entidades participantes do Sistema Financeiro Internacional, e verdadeiro afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O Fundo Monetário Internacional regulariza o comércio mundial.
	
	B
	A Organização Mundial do Comércio disponibiliza recursos para países em dificuldade de adquirir bens de consumo.
	
	C
	O Banco Mundial é responsável em financiar as empresas privadas na intensão destas de internacionalizar as suas atividades.
	
	D
	O Fundo Monetário Internacional visa apoiar Estados com dificuldade financeira e não visa lucro, portanto seus empréstimos não têm custos de capital ou juros.
	
	E
	O Banco Mundial tem a finalidade de fomentar iniciativas que melhorem as condições dos Estados em relação ao bem estar e desenvolvimento social
Gabarito: (e) – Rota 3. Tema 3. Páginas 15 16 e 17
Justificativa
O FMI não regulamenta o comercio
A OMC não empresta recursos
O Banco Mundial não faz empréstimos para empresas e sim para estados e seus mutuários garantidos por eles. Outras instituições se responsabilizam por empréstimos privados diretamente.
O FMI visa lucro e seus empréstimos tem custos financeiros atrelados aos riscos do país tomador.
 
Questão 3/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da intervenção do Estado no modelo econômico:
O Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real. O programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
Sobre os índices de inflação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	No Brasil atua-se pelo modelo da meta de inflação publicada pelo Banco Central do Brasil que significa que a autoridade monetária define a inflação para o ano fiscal, atualmente definido em 4,5%, aceitando uma variação de dois pontos percentuais;
	
	B
	O principal índice de acompanhamento da inflação no Brasil é a Selic, que é definida mensalmente pelo Comitê de Política Monetária;
	
	C
	IPCA e INPC são índices coordenados pelo IBGE embora obtidos nas mesmas regiões, medem variáveis diferentes para se estabelecer a evolução dos preços;
Capítulo 2. Pagina 88 e 89: A meta não define a inflação e sim orienta as políticas monetárias;
A Selic é referência para a taxa básica de juros e não para a inflação;
A referência para a meta inflacionária é o Indice de Preços ao Consumidor Ampla (IPCA)
A inflação no Brasil anterior ao plano real tinha diversas razões, entre elas a baixa capacidade de produção da economia e outros fatores. A demanda não foi a principal responsável pela hiperinflação. 
	
	D
	O IGPM, calculado pela Fundação Getúlio Vargas mensalmente desde 1944, é o índice de referência para a meta de inflação da política monetária.
	
	E
	A inflação elevada até o ano de 1994 é devido à forte demanda por produtos e serviços estabelecida no país, que permitiu o crescimento econômico do Brasil nos anos anteriores ao Plano Real.
Questão 4/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito de integrações regionais e empresas:
Segundo o teórico da integração regional Bela Balassa, bem como discutido no livro de Paulo Vagner Ferreira (2015, p. 161), a integração regional proporciona um favorecimento às economias locais que se abrem para seus vizinhos em determinadas etapas, desde a mais simples – zona de livre comércio – até a mais complexa – integração econômica.
Considerando o enunciado acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Uma aliança entre blocos regionais permite diminuir ou ampliar barreiras a determinadas situações de mercado e assim buscar melhores condições competitivas
                                                          Porque
II. Parte dos interesses comuns entre os países participantes do bloco podem ganhar representatividade em negociações maiores, oportunizando melhores condições de mercado para as empresas
Nota: 0.0
	
	A
	A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	B
	A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	C
	As duas afirmativas são falsas.
	
	D
	As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira;
Gabarito: (d) – Rota 2. Tema 4. Página 20
	
	E
	As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Questão 5/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da responsabilidade econômica global das empresas:
Considerando as diferentes formas de organização política e social de cada país e a possibilidade de benefícios econômicos a partir de regulamentações ou condições de ambiente de negócios específicas, o sistema de comércio mundial procura estabelecer práticas comerciais que visam um equilíbrio entre as negociações e também respeito a valores fundamentais na área de direitos humanos. 
A respeito das regulamentações do comércio mundial, é possível afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) monitora as ações da empresa e pode puni-las em caso de descumprimento de normas regulatórias do comércio mundial.
	
	B
	Os embargos econômicos são formas de punição às empresas que se beneficiam de mercados subdesenvolvidos.
	
	C
	As práticas de reduzir os preços para prejudicar eventuais concorrentes ou ainda concentrar mercados para ter ganhos de escala são condições econômicos e não são regulamentadas.
	
	D
	O Pacto Global visando as boas práticas das empresas em relação ao comércio mundial, embora não seja uma regulamentação, considera que a responsabilidade social das empresas
Página123456789...11