Buscar

GABARITO Cenário Econômico Mundial

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Cenário Econômico Mundial
Com base nas negociações e regimes internacionais:
Para entender o cenário econômico mundial é preciso lembrar que as dinâmicas econômicas e comerciais entre Estados, empresas e outros agentes internacionais possuem regulamentos e regulamentações para que ocorram minimamente sob uma ordem. Os regimes internacionais, como mencionado, criados pelos Estados, surgem para regular as relações econômicas, financeiras e comerciais ao redor do mundo.
A afirmação é verdadeira verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Dumping é o procedimento de elevar os preços para garantir que os concorrentes não atuem no mercado.
	
	B
	As empresas multinacionais submetem aos Estados interessados as condições de mercado para regulação e assim atuarem em fornecimento de bens e serviços.
	
	C
	O objetivo da expansão econômica através de mercados globalizados atualmente é orientado somente por fatores econômicos.
	
	D
	A prática de comercio exterior também avalia questões sociais, respeito às leis específicas de cada Estado entre outros fatores para se estabelecer um ambiente de negócio favorável.
Gabarito: (d) – Rota 1. Tema 5. Página 21 .
 
Justificativa
 
Dumping é o procedimento contrário ao descrito. Os Estados são soberanos em definir as suas normatizações e as empresas que pretendem ocupar um espaço no mercado vislumbrado, adequa-se as regras de cada local. Naturalmente podem haver concessões visando interesses mútuos. Considera-se que a oportunidade de atuar em mercados internacionais vai além do aspecto econômico. Também hoje ocorre da inovação cada vez mais constante, pois as tendências mudam rapidamente, abrindo possibilidade para os processos de inovação. 
	
	E
	Atualmente devido ao ganho de escala, não há espaço para a inovação em mercados globais.
Questão 2/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as agências internacionais de desenvolvimento e monitoramento financeiro: 
Para viabilizar as transações internacionais entre Estados, é necessário que o Sistema Financeiro Internacional seja organizado em instituições com fins específicos
Sobre as entidades participantes do Sistema Financeiro Internacional, e verdadeiro afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O Fundo Monetário Internacional regulariza o comércio mundial.
	
	B
	A Organização Mundial do Comércio disponibiliza recursos para países em dificuldade de adquirir bens de consumo.
	
	C
	O Banco Mundial é responsável em financiar as empresas privadas na intensão destas de internacionalizar as suas atividades.
	
	D
	O Fundo Monetário Internacional visa apoiar Estados com dificuldade financeira e não visa lucro, portanto seus empréstimos não têm custos de capital ou juros.
	
	E
	O Banco Mundial tem a finalidade de fomentar iniciativas que melhorem as condições dos Estados em relação ao bem estar e desenvolvimento social
Gabarito: (e) – Rota 3. Tema 3. Páginas 15 16 e 17
Justificativa
O FMI não regulamenta o comercio
A OMC não empresta recursos
O Banco Mundial não faz empréstimos para empresas e sim para estados e seus mutuários garantidos por eles. Outras instituições se responsabilizam por empréstimos privados diretamente.
O FMI visa lucro e seus empréstimos tem custos financeiros atrelados aos riscos do país tomador.
 
Questão 3/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da intervenção do Estado no modelo econômico:
O Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real. O programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
Sobre os índices de inflação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	No Brasil atua-se pelo modelo da meta de inflação publicada pelo Banco Central do Brasil que significa que a autoridade monetária define a inflação para o ano fiscal, atualmente definido em 4,5%, aceitando uma variação de dois pontos percentuais;
	
	B
	O principal índice de acompanhamento da inflação no Brasil é a Selic, que é definida mensalmente pelo Comitê de Política Monetária;
	
	C
	IPCA e INPC são índices coordenados pelo IBGE embora obtidos nas mesmas regiões, medem variáveis diferentes para se estabelecer a evolução dos preços;
Capítulo 2. Pagina 88 e 89: A meta não define a inflação e sim orienta as políticas monetárias;
A Selic é referência para a taxa básica de juros e não para a inflação;
A referência para a meta inflacionária é o Indice de Preços ao Consumidor Ampla (IPCA)
A inflação no Brasil anterior ao plano real tinha diversas razões, entre elas a baixa capacidade de produção da economia e outros fatores. A demanda não foi a principal responsável pela hiperinflação. 
	
	D
	O IGPM, calculado pela Fundação Getúlio Vargas mensalmente desde 1944, é o índice de referência para a meta de inflação da política monetária.
	
	E
	A inflação elevada até o ano de 1994 é devido à forte demanda por produtos e serviços estabelecida no país, que permitiu o crescimento econômico do Brasil nos anos anteriores ao Plano Real.
Questão 4/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito de integrações regionais e empresas:
Segundo o teórico da integração regional Bela Balassa, bem como discutido no livro de Paulo Vagner Ferreira (2015, p. 161), a integração regional proporciona um favorecimento às economias locais que se abrem para seus vizinhos em determinadas etapas, desde a mais simples – zona de livre comércio – até a mais complexa – integração econômica.
Considerando o enunciado acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Uma aliança entre blocos regionais permite diminuir ou ampliar barreiras a determinadas situações de mercado e assim buscar melhores condições competitivas
                                                          Porque
II. Parte dos interesses comuns entre os países participantes do bloco podem ganhar representatividade em negociações maiores, oportunizando melhores condições de mercado para as empresas
Nota: 0.0
	
	A
	A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	B
	A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	
	C
	As duas afirmativas são falsas.
	
	D
	As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira;
Gabarito: (d) – Rota 2. Tema 4. Página 20
	
	E
	As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Questão 5/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da responsabilidade econômica global das empresas:
Considerando as diferentes formas de organização política e social de cada país e a possibilidade de benefícios econômicos a partir de regulamentações ou condições de ambiente de negócios específicas, o sistema de comércio mundial procura estabelecer práticas comerciais que visam um equilíbrio entre as negociações e também respeito a valores fundamentais na área de direitos humanos. 
A respeito das regulamentações do comércio mundial, é possível afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) monitora as ações da empresa e pode puni-las em caso de descumprimento de normas regulatórias do comércio mundial.
	
	B
	Os embargos econômicos são formas de punição às empresas que se beneficiam de mercados subdesenvolvidos.
	
	C
	As práticas de reduzir os preços para prejudicar eventuais concorrentes ou ainda concentrar mercados para ter ganhos de escala são condições econômicos e não são regulamentadas.
	
	D
	O Pacto Global visando as boas práticas das empresas em relação ao comércio mundial, embora não seja uma regulamentação, considera que a responsabilidade social das empresaspode beneficia-las na sua imagem e aceitação de sua atuação em outros países.
Você acertou!
Gabarito: (d) – Rota 2. Tema 02. Página 13.
Justificativa
A OMC não pune as empresas e sim os Estados que regulamentam e fiscalizam as empresas nele estabelecidas. Os embargos econômicos não estão necessariamente relacionados a benefícios de empresas em mercados desenvolvidos.  O Dumping, que é o procedimento de reduzir os preços ou ainda a concentração de mercado, podem ser regulamentadas pelos Estados com regras específicas e ainda aderente a padrões mundiais. O Pacto Global não é um regulamento, mas sim uma iniciativa voluntária.
	
	E
	O Pacto Global regulamenta a atuação nas empresas no comércio internacional e está fundamentado nos princípios fundamentais dos direitos humanos.
Questão 6/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação a integração econômica dos países, considere o texto abaixo:
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em referendo no dia 23 de junho de 2016, apelidada de Brexit, resultante da junção das palavras em inglês - Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), cujo resultado final surpreendeu os analistas e outros interessados, pois pesquisas não demonstravam tal decisão, e o placar da votação divido entre 51,8% pela saída e 48,2% pela permanência indicou uma clara divisão do país em relação tema. Ainda demonstrou uma clara divisão entre regiões britânicas: na Escócia, Irlanda do Norte e na capital Londres a permanência foi mais votada, enquanto que em Inglaterra e País de Gales, tanto nas regiões rurais como nas grandes cidades (à exceção de Londres) o resultado foi mais favorável à saída da UE.
A respeito das movimentações de integração de blocos econômicos, é correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	A saída de um Estado de um bloco econômico visa fortalecer a relação comercial entre os países.
	
	B
	Aspectos culturais e valores sociais não interferem na escolha econômica de integrar países em blocos econômicos.
	
	C
	A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 indica uma tendência dos países em buscar uma globalização, visto que individualizados os países conseguem negociar com o maior número de mercados.
	
	D
	A integração de Estados deve ser regionalizada porque a proximidade territorial dos países pode facilitar eventuais diferenças culturais entre os membros intencionados em formar o bloco.
	
	E
	Embora a convergência de políticas econômicas e a busca por consenso entre os Estados seja um desafio para a formação dos blocos econômicos, a integração de mercados é uma importante prática que acelera e ajusta eventuais desigualdades em uma relação econômica globalizada.
Gabarito: (e) – Rota 2. Tema 5. Página 23
Justificativa
 
A afirmativa (a) não está correta porque saída enfraquece a relação comercial entre os países. A afirmativa (b) não é verdadeira porque fatores culturais e valores influenciam a integração econômica. A saída do RU indicada na afirmativa (c) não foi unânime no próprio país e também entre os demais membros do bloco, indicando que não pode ser considerado uma tendência e a formação dos blocos econômicos não necessariamente precisa ser entre países territorialmente próximos, como indica a afirmativa (d).
Questão 7/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto abaixo:
O Sistema Financeiro é responsável por viabilizar a transação entre os agentes superavitários (poupadores) e agentes deficitários (demandantes de crédito) através de diversos instrumentos de repasse.
Em relação ao conjunto de procedimentos relacionados ao Sistema Financeiro Internacional especificamente, é correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	SFI e seus instrumentos apresentam riscos não sistemáticos para as empresas, ou seja, são riscos de mercados locais e afetam pontualmente um ou outro mercado;
	
	B
	O SFI é baseado em padrões de conversão que estabelecem valores universais de bens e serviços.
Você acertou!
Gabarito: (b) – Rota 3. Tema 1. Página 9.
Justificativa
 
Para o SFI, o risco financeiro é um risco sistemático, ou seja, afeta a todos justamente pelas relações de mercado que ocorre entre os países. A precificação dos ativos nem sempre é livre, ocorrendo em alguns países controle sobre determinadas variáveis, como no Brasil em determinados períodos onde a variação cambial era controlada pelas autoridades monetárias e não pelo mercado (flutuante). O ouro já foi utilizado como lastro, atualmente essa relação é com a moeda americana dólar. A aceitação de um sistema financeiro internacional faz com que este país fique atrelado as condições globais e portanto restrinja a autonomia de suas decisões.
	
	C
	A precificação dos ativos internacionais é livre, o que permite que SFI seja estável em todo o mundo;
	
	D
	O principal ativo financeiro considerado como lastro nas transações comerciais atualmente é o ouro.
	
	E
	A aceitação de um SFI permite a um país autonomia para decisões de precificação e controle da sua moeda.
Questão 8/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia com atenção o texto a seguir:
O cenário econômico mundial é composto pelo comportamento de diversas economias nacionais e regionais, bem como dos interesses e práticas de empresas locais, multinacionais e especialmente das empresas transnacionais.
Em relação as condições econômicas mundiais, as afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Em países desenvolvidos não há intervenção do Estado nas regulamentações econômicas.
	
	B
	O ativo financeiro que torna os países mais competitivos no cenário econômico é o ouro.
	
	C
	O dólar pode variar de acordo com premissas econômicas de oferta e demanda, normalmente é regulado pelo Banco Central dos EUA.
Gabarito: (c) – Rota 1. Tema 1. Página 5 .
Justificativa
Mesmo em países desenvolvidos, de certa forma há intervenção do Estado em regular moedas, taxas de juros e outros instrumentos que afetam todo o sistema. A competividade dos países está em estabelecer um bom ambiente de negócios para empresas crescerem e desenvolverem. O fato de haver muitos participantes no mercado internacional, não garante ao sistema estabilidade. A globalização visa justamente estabelecer uma integração dos mercados e não a premissa contrária.
	
	D
	O mercado internacional é estável porque tem muitos países fazendo transações comerciais, portanto a crise em um país não afeto todo o sistema
	
	E
	A globalização visa estabelecer barreiras econômicas para proteger mercados subdesenvolvidos do ataque especulativo financeiro.
Questão 9/10 - Cenário Econômico Mundial
De modo geral a economia é dada pelas políticas econômicas dos governos nacionais, bem como com as dinâmicas empresariais no mercado. Juros, taxações, políticas fiscais e cambiais e tantas outras por parte dos Estados se somam à especulação e competição entre as empresas que também podem crescer, desacelerar e entrar em crises.
Com base nos cenários econômicos em geral, avalie as afirmativas a seguir:
I. O Estado deve ocupar somente o papel de fiscalizador das leis para empresas e deixar o mercado livre para atuar pelas lógicas econômicas de mercado.
II. A China, considerada maior compradora de produtos brasileiros no mundo, caso tenha alguma crise ou alguma desaceleração na economia pode impactar numa diminuição no consumo de nossos produtos, gerando desemprego no Brasil, desaquecendo nossa economia e tornando a arrecadação fiscal do governo menor. O mesmo não acontece com a China, caso tenhamos alguma crise ambiental no Brasil por exemplo, pois não prejudicaria a produção chinesa mesmo de determinados produtos já que são independentes na exportação de seus produtos.
III. Empresas menores também impactam economicamente nos Estados e em suas sociedades. Quando uma empresa pede falência, por exemplo, o impacto na economia local é imediato. Quando a empresa cresce abrindo novas filiais, ela pode levar consigo novas oportunidades de desenvolvimentos e crescimento direto e indireto.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativaIII.
Gabarito: (e) – Rota 1. Tema 4. Página 20 .
 
Justificativa
Entende-se que o papel do estado também é fomentar com boas práticas, infraestrutura e outras condições estruturais para os negócios se desenvolverem.
Qualquer crise no Brasil pode sim prejudicar a produção chinesa de determinados produtos e, gerar outras crises que podem alcançar as relações de exportação da China com outros países em um efeito sistemático.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	E
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 10/10 - Cenário Econômico Mundial
A globalização possibilitou um aquecimento das trocas de bens e serviços ao redor do mundo, bem como criou possibilidades de mercados culturalmente mais abertos às empresas estrangeiras em diversas nações.
A respeito da globalização e suas possibilidades, analise as afirmações a seguir:
I. A globalização possibilitou um aquecimento de mercado em todo o mundo e criou possibilidades de mercados mais abertos às empresas estrangeiras em muitas nações.
II. Crises financeiras locais raramente afetam o mercado e o comércio exterior pois não estão associadas à investimentos de situações e risco elevado, geralmente focando em um único mercado.
III. O mercado globalizado atual é mais inconstante do que alguns anos atrás devido ao alto grau de complexidade de relações entre empresas, governos e investidores e principalmente devido à especulação financeira.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
	
	D
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Gabarito: (d) – Rota 1. Tema 2. Página 10,11 e12.
Justificativa
As crises financeiras locais rapidamente podem se tornar regionais ou mundiais, e afetar o comércio exterior. Por isso, deve-se ter cuidado e negócios sólidos ao lançar-se no mercado internacional. Cuidado ao investir em situações e títulos de risco elevado, bem como não vender apenas para um único mercado, mas diversificar os compradores no maior número possível possíveis ao redor do mundo.
	
	E
	As afirmativas II e III são verdadeiras.
Questão 1/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as agências internacionais de desenvolvimento e monitoramento financeiro: 
Para viabilizar as transações internacionais entre Estados, é necessário que o Sistema Financeiro Internacional seja organizado em instituições com fins específicos
Sobre as entidades participantes do Sistema Financeiro Internacional, e verdadeiro afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O Fundo Monetário Internacional regulariza o comércio mundial;
	
	B
	A Organização Mundial do Comércio disponibiliza recursos para países em dificuldade de adquirir bens de consumo;
	
	C
	O Banco Mundial é responsável em financiar as empresas privadas na intensão destas de internacionalizar as suas atividades;
	
	D
	O Fundo Monetário Internacional visa apoiar Estados com dificuldade financeira e não visa lucro, portanto seus empréstimos não têm custos de capital ou juros;
	
	E
	O Banco Mundial tem a finalidade de fomentar iniciativas que melhorem as condições dos Estados em relação ao bem estar e desenvolvimento social;
Você acertou!
Rota 3. Tema 3: 
O FMI não regulamenta o comercio
A OMC não empresta recursos
O Banco Mundial não faz empréstimos para empresas e sim para estados e seus mutuários garantidos por eles. Outras instituições se responsabilizam por empréstimos privados diretamente.
O FMI visa lucro e seus empréstimos tem custos financeiros atrelados aos riscos do país tomador.
Questão 2/10 - Cenário Econômico Mundial
A globalização possibilitou um aquecimento das trocas de bens e serviços ao redor do mundo, bem como criou possibilidades de mercados culturalmente mais abertos às empresas estrangeiras em diversas nações.
A respeito da globalização e suas possibilidades, analise as afirmações a seguir:
I. A globalização possibilitou um aquecimento de mercado em todo o mundo e criou possibilidades de mercados mais abertos às empresas estrangeiras em muitas nações.
II. Crises financeiras locais raramente afetam o mercado e o comércio exterior pois não estão associadas à investimentos de situações e risco elevado, geralmente focando em um único mercado.
III. O mercado globalizado atual é mais inconstante do que alguns anos atrás devido ao alto grau de complexidade de relações entre empresas, governos e investidores e principalmente devido à especulação financeira.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
	
	D
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Você acertou!
Gabarito: (d) – Rota 1. Tema 2. Página 10,11 e12.
Justificativa
As crises financeiras locais rapidamente podem se tornar regionais ou mundiais, e afetar o comércio exterior. Por isso, deve-se ter cuidado e negócios sólidos ao lançar-se no mercado internacional. Cuidado ao investir em situações e títulos de risco elevado, bem como não vender apenas para um único mercado, mas diversificar os compradores no maior número possível possíveis ao redor do mundo.
	
	E
	As afirmativas II e III são verdadeiras.
Questão 3/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da responsabilidade econômica global das empresas:
Considerando as diferentes formas de organização política e social de cada país e a possibilidade de benefícios econômicos a partir de regulamentações ou condições de ambiente de negócios específicas, o sistema de comércio mundial procura estabelecer práticas comerciais que visam um equilíbrio entre as negociações e também respeito a valores fundamentais na área de direitos humanos. 
A respeito das regulamentações do comércio mundial, é possível afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) monitora as ações da empresa e pode puni-las em caso de descumprimento de normas regulatórias do comércio mundial.
	
	B
	Os embargos econômicos são formas de punição às empresas que se beneficiam de mercados subdesenvolvidos.
	
	C
	As práticas de reduzir os preços para prejudicar eventuais concorrentes ou ainda concentrar mercados para ter ganhos de escala são condições econômicos e não são regulamentadas.
	
	D
	O Pacto Global visando as boas práticas das empresas em relação ao comércio mundial, embora não seja uma regulamentação, considera que a responsabilidade social das empresas pode beneficia-las na sua imagem e aceitação de sua atuação em outros países.
Você acertou!
Gabarito: (d) – Rota 2. Tema 02. Página 13.
Justificativa
A OMC não pune as empresas e sim os Estados que regulamentam e fiscalizam as empresas nele estabelecidas. Os embargos econômicos não estão necessariamente relacionados a benefícios de empresas em mercados desenvolvidos.  O Dumping, que é o procedimento de reduzir os preços ou ainda a concentração de mercado, podem ser regulamentadas pelos Estados com regras específicas e ainda aderente a padrões mundiais. O Pacto Global não é um regulamento, mas sim uma iniciativa voluntária.
	
	E
	O Pacto Global regulamenta a atuação nas empresas no comércio internacional e está fundamentado nos princípios fundamentais dos direitos humanos.
Questão 4/10 - Cenário Econômico Mundial
Analise o texto a seguir:
Após o término da Segunda Guerra Mundial, vários países europeus se reconstruíram e se destacaram no seguimento industrial, como a Alemanha, Reino Unido e a França e com o crescimento econômico derivado desse setor tais nações se tornaram áreas de atração para trabalhadores, sobretudo, imigrantes até os dias atuais.
De acordo com as propostas de integração regional
I. A livre circulação de pessoas trabalhando, consumindo e gerando renda para um determinado mercado está alinhado com o modelo de integração regional através de benefícios sociais e econômicos e sugere que ocorra uma forma alternativa de se propor a intervenção do Estado.
                                             Porque
II. Deve prevalecer um modelo que consiga compartilhar responsabilidades entre empresas, governos e indivíduos e garanta soluções para osdesafios comuns e possibilite ganhos igualitários.
Nota: 0.0
	
	A
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira;
	
	B
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa;
	
	C
	as duas afirmativas são falsas;
	
	D
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira;
Rota 3. Tema 05
	
	E
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Questão 5/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia com atenção o texto a seguir:
O cenário econômico mundial é composto pelo comportamento de diversas economias nacionais e regionais, bem como dos interesses e práticas de empresas locais, multinacionais e especialmente das empresas transnacionais.
 
Em relação as condições econômicas mundiais, as afirmações são verdadeiras em:
Nota: 10.0
	
	A
	Em países desenvolvidos não há intervenção do Estado nas regulamentações econômicas.
	
	B
	O ativo financeiro que torna os países mais competitivos no cenário econômico é o ouro.
	
	C
	A globalização visa estabelecer barreiras econômicas para proteger mercados subdesenvolvidos do ataque especulativo financeiro.
	
	D
	O mercado internacional é estável porque tem muitos países fazendo transações comerciais, portanto a crise em um país não afeto todo o sistema.
	
	E
	O dólar pode variar de acordo com premissas econômicas de oferta e demanda, normalmente é regulado pelo Banco Central dos EUA.
Você acertou!
Rota 1. Tema 1. Página 5: 
Mesmo em países desenvolvidos, de certa forma há intervenção do Estado em regular moedas, taxas de juros e outros instrumentos que afetam todo o sistema. A competitividade dos países está em estabelecer um bom ambiente de negócios para empresas crescerem e desenvolverem. O fato de haver muitos participantes no mercado internacional, não garante ao sistema estabilidade. A globalização visa justamente estabelecer uma integração dos mercados e não a premissa contrária.
Questão 6/10 - Cenário Econômico Mundial
Definir qual é o melhor modelo econômico a ser adotado por um país para se beneficiar das transações comerciais e permitir o desenvolvimento social e econômico é ainda debatido intensamente pelos economistas, porém entender o contexto e as condições que levaram os Estados a fazerem algumas escolhas anteriormente contribui para o melhor entendimento e principalmente para planejamentos mais adequados a realidades diferentes dos Estados. 
A partir do contexto histórico e da evolução das características dos modelos econômicos, considere as seguintes afirmativas:
I. O modelo do economista John Maynard Keynes prevê a intervenção do Estado em algumas situações, como por exemplo em momentos de crises e foi aplicado com êxito, por exemplo, após a crise do mercado financeiro de 1929 com investimentos em infraestrutura interna dos EUA, possibilitando a geração de renda pelo Estado.
II. O modelo “keynesianismo” prevê uma forte intervenção do Estado em políticas públicas na área fiscal, cambial e de crédito, incentivando a demanda e impedindo o livre comércio entre as empresas
III. O modelo neoliberal, principalmente a partir dos anos 1980 prevê uma iniciativa de livre comércio e uma redução do papel do Estado em investimentos estatal para se evitar endividamento do país, inclusive transmitindo à iniciativa privada empresas que pertenciam ao estado, fenômeno denominado privatização de empresas públicas.
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	E
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Rota 3. Tema 3. Página 8 e 9: A terceira e a quarta afirmativas não são aceitas como verdadeiras neste contexto porque a discussão atual a respeito dos Modelos Econômicos ideais, que consideram a possibilidade de sustentabilidade e desenvolvimento. Na ilustração proposta fique evidenciado o desequilíbrio entre os fatores econômicos como infraestrutura, renda, crédito e consumo.
 
Questão 7/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia com atenção o texto a seguir:
O cenário econômico mundial é composto pelo comportamento de diversas economias nacionais e regionais, bem como dos interesses e práticas de empresas locais, multinacionais e especialmente das empresas transnacionais.
Em relação as condições econômicas mundiais, as afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Em países desenvolvidos não há intervenção do Estado nas regulamentações econômicas.
	
	B
	O ativo financeiro que torna os países mais competitivos no cenário econômico é o ouro.
	
	C
	O dólar pode variar de acordo com premissas econômicas de oferta e demanda, normalmente é regulado pelo Banco Central dos EUA.
Gabarito: (c) – Rota 1. Tema 1. Página 5 .
Justificativa
Mesmo em países desenvolvidos, de certa forma há intervenção do Estado em regular moedas, taxas de juros e outros instrumentos que afetam todo o sistema. A competividade dos países está em estabelecer um bom ambiente de negócios para empresas crescerem e desenvolverem. O fato de haver muitos participantes no mercado internacional, não garante ao sistema estabilidade. A globalização visa justamente estabelecer uma integração dos mercados e não a premissa contrária.
	
	D
	O mercado internacional é estável porque tem muitos países fazendo transações comerciais, portanto a crise em um país não afeto todo o sistema
	
	E
	A globalização visa estabelecer barreiras econômicas para proteger mercados subdesenvolvidos do ataque especulativo financeiro.
Questão 8/10 - Cenário Econômico Mundial
De modo geral a economia é dada pelas políticas econômicas dos governos nacionais, bem como com as dinâmicas empresariais no mercado. Juros, taxações, políticas fiscais e cambiais e tantas outras por parte dos Estados se somam à especulação e competição entre as empresas que também podem crescer, desacelerar e entrar em crises.
Com base nos cenários econômicos em geral, avalie as afirmativas a seguir:
I. O Estado deve ocupar somente o papel de fiscalizador das leis para empresas e deixar o mercado livre para atuar pelas lógicas econômicas de mercado.
II. A China, considerada maior compradora de produtos brasileiros no mundo, caso tenha alguma crise ou alguma desaceleração na economia pode impactar numa diminuição no consumo de nossos produtos, gerando desemprego no Brasil, desaquecendo nossa economia e tornando a arrecadação fiscal do governo menor. O mesmo não acontece com a China, caso tenhamos alguma crise ambiental no Brasil por exemplo, pois não prejudicaria a produção chinesa mesmo de determinados produtos já que são independentes na exportação de seus produtos.
III. Empresas menores também impactam economicamente nos Estados e em suas sociedades. Quando uma empresa pede falência, por exemplo, o impacto na economia local é imediato. Quando a empresa cresce abrindo novas filiais, ela pode levar consigo novas oportunidades de desenvolvimentos e crescimento direto e indireto.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
Gabarito: (e) – Rota 1. Tema 4. Página 20 .
 
Justificativa
Entende-se que o papel do estado também é fomentar com boas práticas, infraestrutura e outras condições estruturais para os negócios se desenvolverem.
Qualquer crise no Brasil pode sim prejudicar a produção chinesa de determinados produtos e, gerar outras crises que podem alcançar as relações de exportação da China com outros países em um efeito sistemático.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	E
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 9/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as agências internacionais de desenvolvimento e monitoramento financeiro: 
Para viabilizar as transações internacionais entre Estados, é necessário que o Sistema Financeiro Internacional seja organizado em instituições com fins específicos
Sobre as entidades participantes do Sistema Financeiro Internacional, e verdadeiro afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O Fundo Monetário Internacional regulariza o comércio mundial.
	
	B
	A OrganizaçãoMundial do Comércio disponibiliza recursos para países em dificuldade de adquirir bens de consumo.
	
	C
	O Banco Mundial é responsável em financiar as empresas privadas na intensão destas de internacionalizar as suas atividades.
	
	D
	O Fundo Monetário Internacional visa apoiar Estados com dificuldade financeira e não visa lucro, portanto seus empréstimos não têm custos de capital ou juros.
	
	E
	O Banco Mundial tem a finalidade de fomentar iniciativas que melhorem as condições dos Estados em relação ao bem estar e desenvolvimento social
Gabarito: (e) – Rota 3. Tema 3. Páginas 15 16 e 17
Justificativa
O FMI não regulamenta o comercio
A OMC não empresta recursos
O Banco Mundial não faz empréstimos para empresas e sim para estados e seus mutuários garantidos por eles. Outras instituições se responsabilizam por empréstimos privados diretamente.
O FMI visa lucro e seus empréstimos tem custos financeiros atrelados aos riscos do país tomador.
 
Questão 10/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação a integração econômica dos países, considere o texto abaixo:
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em referendo no dia 23 de junho de 2016, apelidada de Brexit, resultante da junção das palavras em inglês - Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), cujo resultado final surpreendeu os analistas e outros interessados, pois pesquisas não demonstravam tal decisão, e o placar da votação divido entre 51,8% pela saída e 48,2% pela permanência indicou uma clara divisão do país em relação tema. Ainda demonstrou uma clara divisão entre regiões britânicas: na Escócia, Irlanda do Norte e na capital Londres a permanência foi mais votada, enquanto que em Inglaterra e País de Gales, tanto nas regiões rurais como nas grandes cidades (à exceção de Londres) o resultado foi mais favorável à saída da UE.
A respeito das movimentações de integração de blocos econômicos, é corretor o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	A saída de um Estado de um bloco econômico visa fortalecer a relação comercial entre os países.
	
	B
	Aspectos culturais e valores sociais não interferem na escolha econômica de integrar países em blocos econômicos.
	
	C
	A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 indica uma tendência dos países em buscar uma globalização, visto que individualizados os países conseguem negociar com o maior número de mercados.
	
	D
	A integração de Estados deve ser regionalizada porque a proximidade territorial dos países pode facilitar eventuais diferenças culturais entre os membros intencionados em formar o bloco.
	
	E
	Embora a convergência de políticas econômicas e a busca por consenso entre os Estados seja um desafio para a formação dos blocos econômicos, a integração de mercados é uma importante prática que acelera e ajusta eventuais desigualdades em uma relação econômica globalizada.
Rota 2. Tema 5. Página 23: A afirmativa (a) não está correta porque saída enfraquece a relação comercial entre os países. A afirmativa (b) não é verdadeira porque fatores culturais e valores influenciam a integração econômica. A saída do RU indicada na afirmativa (c) não foi unânime no próprio país e também entre os demais membros do bloco, indicando que não pode ser considerado uma tendência e a formação dos blocos econômicos não necessariamente precisa ser entre países territorialmente próximos, como indica a afirmativa (d).
Questão 1/10 - Cenário Econômico Mundial
A respeito da intervenção do Estado no modelo econômico:
O Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da medida provisória número 434. Tal medida provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o real. O programa foi a mais ampla medida econômica já realizada no Brasil e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda.
Sobre os índices de inflação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	No Brasil atua-se pelo modelo da meta de inflação publicada pelo Banco Central do Brasil que significa que a autoridade monetária define a inflação para o ano fiscal, atualmente definido em 4,5%, aceitando uma variação de dois pontos percentuais;
	
	B
	O principal índice de acompanhamento da inflação no Brasil é a Selic, que é definida mensalmente pelo Comitê de Política Monetária;
	
	C
	IPCA e INPC são índices coordenados pelo IBGE embora obtidos nas mesmas regiões, medem variáveis diferentes para se estabelecer a evolução dos preços;
Você acertou!
Capítulo 2. Pagina 88 e 89: A meta não define a inflação e sim orienta as políticas monetárias;
A Selic é referência para a taxa básica de juros e não para a inflação;
A referência para a meta inflacionária é o Indice de Preços ao Consumidor Ampla (IPCA)
A inflação no Brasil anterior ao plano real tinha diversas razões, entre elas a baixa capacidade de produção da economia e outros fatores. A demanda não foi a principal responsável pela hiperinflação. 
	
	D
	O IGPM, calculado pela Fundação Getúlio Vargas mensalmente desde 1944, é o índice de referência para a meta de inflação da política monetária.
	
	E
	A inflação elevada até o ano de 1994 é devido à forte demanda por produtos e serviços estabelecida no país, que permitiu o crescimento econômico do Brasil nos anos anteriores ao Plano Real.
Questão 2/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação a integração econômica dos países, considere o texto abaixo:
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em referendo no dia 23 de junho de 2016, apelidada de Brexit, resultante da junção das palavras em inglês - Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), cujo resultado final surpreendeu os analistas e outros interessados, pois pesquisas não demonstravam tal decisão, e o placar da votação divido entre 51,8% pela saída e 48,2% pela permanência indicou uma clara divisão do país em relação tema. Ainda demonstrou uma clara divisão entre regiões britânicas: na Escócia, Irlanda do Norte e na capital Londres a permanência foi mais votada, enquanto que em Inglaterra e País de Gales, tanto nas regiões rurais como nas grandes cidades (à exceção de Londres) o resultado foi mais favorável à saída da UE.
A respeito das movimentações de integração de blocos econômicos, é corretor o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	A saída de um Estado de um bloco econômico visa fortalecer a relação comercial entre os países.
	
	B
	Aspectos culturais e valores sociais não interferem na escolha econômica de integrar países em blocos econômicos.
	
	C
	A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 indica uma tendência dos países em buscar uma globalização, visto que individualizados os países conseguem negociar com o maior número de mercados.
	
	D
	A integração de Estados deve ser regionalizada porque a proximidade territorial dos países pode facilitar eventuais diferenças culturais entre os membros intencionados em formar o bloco.
	
	E
	Embora a convergência de políticas econômicas e a busca por consenso entre os Estados seja um desafio para a formação dos blocos econômicos, a integração de mercados é uma importante prática que acelera e ajusta eventuais desigualdades em uma relação econômica globalizada.
Você acertou!
Rota 2. Tema 5. Página 23: A afirmativa (a) não está correta porque saída enfraquece a relação comercial entre os países. A afirmativa (b) não é verdadeira porque fatores culturais e valores influenciam a integração econômica. A saída do RU indicada na afirmativa (c) não foi unânime no próprio país e também entre os demais membros do bloco, indicando que não pode ser considerado uma tendência e a formação dos blocos econômicos não necessariamente precisa ser entre países territorialmente próximos, como indica a afirmativa (d).
Questão 3/10 - CenárioEconômico Mundial
A respeito da responsabilidade econômica global das empresas:
Considerando as diferentes formas de organização política e social de cada país e a possibilidade de benefícios econômicos a partir de regulamentações ou condições de ambiente de negócios específicas, o sistema de comércio mundial procura estabelecer práticas comerciais que visam um equilíbrio entre as negociações e também respeito a valores fundamentais na área de direitos humanos. 
A respeito das regulamentações do comércio mundial, é possível afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) monitora as ações da empresa e pode puni-las em caso de descumprimento de normas regulatórias do comércio mundial.
	
	B
	Os embargos econômicos são formas de punição às empresas que se beneficiam de mercados subdesenvolvidos.
	
	C
	As práticas de reduzir os preços para prejudicar eventuais concorrentes ou ainda concentrar mercados para ter ganhos de escala são condições econômicos e não são regulamentadas.
	
	D
	O Pacto Global visando as boas práticas das empresas em relação ao comércio mundial, embora não seja uma regulamentação, considera que a responsabilidade social das empresas pode beneficia-las na sua imagem e aceitação de sua atuação em outros países.
Você acertou!
Gabarito: (d) – Rota 2. Tema 02. Página 13.
Justificativa
A OMC não pune as empresas e sim os Estados que regulamentam e fiscalizam as empresas nele estabelecidas. Os embargos econômicos não estão necessariamente relacionados a benefícios de empresas em mercados desenvolvidos.  O Dumping, que é o procedimento de reduzir os preços ou ainda a concentração de mercado, podem ser regulamentadas pelos Estados com regras específicas e ainda aderente a padrões mundiais. O Pacto Global não é um regulamento, mas sim uma iniciativa voluntária.
	
	E
	O Pacto Global regulamenta a atuação nas empresas no comércio internacional e está fundamentado nos princípios fundamentais dos direitos humanos.
Questão 4/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto abaixo:
O Sistema Financeiro é responsável por viabilizar a transação entre os agentes superavitários (poupadores) e agentes deficitários (demandantes de crédito) através de diversos instrumentos de repasse.
Em relação ao conjunto de procedimentos relacionados ao Sistema Financeiro Internacional especificamente, é correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	SFI e seus instrumentos apresentam riscos não sistemáticos para as empresas, ou seja, são riscos de mercados locais e afetam pontualmente um ou outro mercado;
	
	B
	O SFI é baseado em padrões de conversão que estabelecem valores universais de bens e serviços.
Você acertou!
Gabarito: (b) – Rota 3. Tema 1. Página 9.
Justificativa
 
Para o SFI, o risco financeiro é um risco sistemático, ou seja, afeta a todos justamente pelas relações de mercado que ocorre entre os países. A precificação dos ativos nem sempre é livre, ocorrendo em alguns países controle sobre determinadas variáveis, como no Brasil em determinados períodos onde a variação cambial era controlada pelas autoridades monetárias e não pelo mercado (flutuante). O ouro já foi utilizado como lastro, atualmente essa relação é com a moeda americana dólar. A aceitação de um sistema financeiro internacional faz com que este país fique atrelado as condições globais e portanto restrinja a autonomia de suas decisões.
	
	C
	A precificação dos ativos internacionais é livre, o que permite que SFI seja estável em todo o mundo;
	
	D
	O principal ativo financeiro considerado como lastro nas transações comerciais atualmente é o ouro.
	
	E
	A aceitação de um SFI permite a um país autonomia para decisões de precificação e controle da sua moeda.
Questão 5/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação aos blocos regionais da América Latina
A América Latina apresenta enormes desafios em relação ao desenvolvimento e participação econômica frente a outras regiões do mundo, como por exemplo o sudeste asiático e recentemente o leste europeu. Embora com crescimento nas últimas décadas, estabilizar algumas práticas ainda exige atenção especial por parte dos Estados e empresas em relação a algumas escolhas para o pleno desenvolvimento.
Diante deste cenário, em relação aos blocos regionais da América Latina, avalie as seguintes afirmações:
I. Atualmente está vigente a ALCA com forte influência econômica dos Estados Unidos da América.
II. Por apresentar estruturas econômicas diferentes atualmente ocorrem blocos regionais como por exemplo o Mercosul e o bloco Comunidade Andina.
III. Embora com arranjos locais e iniciativas primárias para financiamentos, os blocos latinos americanos são dependentes de empréstimos via Banco Mundial financiados por Estados de outras regiões.
Em relação aos dados apresentados, é verdadeiro afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	C
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	D
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Rota 3. Tema 4. Página 19: A ALCA se refere a unificar todos os países das américas e não avançou por propor somente arranjos econômicos sem respeitar as diferenças  entre os estágios de desenvolvimento entre os países.
Questão 6/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação a integração econômica dos países, considere o texto abaixo:
A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em referendo no dia 23 de junho de 2016, apelidada de Brexit, resultante da junção das palavras em inglês - Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), cujo resultado final surpreendeu os analistas e outros interessados, pois pesquisas não demonstravam tal decisão, e o placar da votação divido entre 51,8% pela saída e 48,2% pela permanência indicou uma clara divisão do país em relação tema. Ainda demonstrou uma clara divisão entre regiões britânicas: na Escócia, Irlanda do Norte e na capital Londres a permanência foi mais votada, enquanto que em Inglaterra e País de Gales, tanto nas regiões rurais como nas grandes cidades (à exceção de Londres) o resultado foi mais favorável à saída da UE.
A respeito das movimentações de integração de blocos econômicos, é correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	A saída de um Estado de um bloco econômico visa fortalecer a relação comercial entre os países.
	
	B
	Aspectos culturais e valores sociais não interferem na escolha econômica de integrar países em blocos econômicos.
	
	C
	A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 indica uma tendência dos países em buscar uma globalização, visto que individualizados os países conseguem negociar com o maior número de mercados.
	
	D
	A integração de Estados deve ser regionalizada porque a proximidade territorial dos países pode facilitar eventuais diferenças culturais entre os membros intencionados em formar o bloco.
	
	E
	Embora a convergência de políticas econômicas e a busca por consenso entre os Estados seja um desafio para a formação dos blocos econômicos, a integração de mercados é uma importante prática que acelera e ajusta eventuais desigualdades em uma relação econômica globalizada.
Você acertou!
Gabarito: (e) – Rota 2. Tema 5. Página 23
Justificativa
 
A afirmativa (a) não está correta porque saída enfraquece a relação comercial entre os países. A afirmativa (b) não é verdadeira porque fatores culturais e valores influenciam a integração econômica. A saída do RU indicada na afirmativa (c) não foi unânime no próprio país e também entre os demais membros do bloco, indicando que não pode ser considerado uma tendência e a formação dos blocos econômicos não necessariamente precisa ser entre países territorialmente próximos, como indica a afirmativa (d).
Questão 7/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as agências internacionais de desenvolvimento e monitoramento financeiro: 
Para viabilizar as transações internacionais entre Estados, é necessário que o Sistema Financeiro Internacional seja organizado em instituições com fins específicos
Sobre as entidades participantesdo Sistema Financeiro Internacional, e verdadeiro afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O Fundo Monetário Internacional regulariza o comércio mundial.
	
	B
	A Organização Mundial do Comércio disponibiliza recursos para países em dificuldade de adquirir bens de consumo.
	
	C
	O Banco Mundial é responsável em financiar as empresas privadas na intensão destas de internacionalizar as suas atividades.
	
	D
	O Fundo Monetário Internacional visa apoiar Estados com dificuldade financeira e não visa lucro, portanto seus empréstimos não têm custos de capital ou juros.
	
	E
	O Banco Mundial tem a finalidade de fomentar iniciativas que melhorem as condições dos Estados em relação ao bem estar e desenvolvimento social
Você acertou!
Gabarito: (e) – Rota 3. Tema 3. Páginas 15 16 e 17
Justificativa
O FMI não regulamenta o comercio
A OMC não empresta recursos
O Banco Mundial não faz empréstimos para empresas e sim para estados e seus mutuários garantidos por eles. Outras instituições se responsabilizam por empréstimos privados diretamente.
O FMI visa lucro e seus empréstimos tem custos financeiros atrelados aos riscos do país tomador.
 
Questão 8/10 - Cenário Econômico Mundial
A globalização possibilitou um aquecimento das trocas de bens e serviços ao redor do mundo, bem como criou possibilidades de mercados culturalmente mais abertos às empresas estrangeiras em diversas nações.
A respeito da globalização e suas possibilidades, analise as afirmações a seguir:
I. A globalização possibilitou um aquecimento de mercado em todo o mundo e criou possibilidades de mercados mais abertos às empresas estrangeiras em muitas nações.
II. Crises financeiras locais raramente afetam o mercado e o comércio exterior pois não estão associadas à investimentos de situações e risco elevado, geralmente focando em um único mercado.
III. O mercado globalizado atual é mais inconstante do que alguns anos atrás devido ao alto grau de complexidade de relações entre empresas, governos e investidores e principalmente devido à especulação financeira.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
	
	D
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Gabarito: (d) – Rota 1. Tema 2. Página 10,11 e12.
Justificativa
As crises financeiras locais rapidamente podem se tornar regionais ou mundiais, e afetar o comércio exterior. Por isso, deve-se ter cuidado e negócios sólidos ao lançar-se no mercado internacional. Cuidado ao investir em situações e títulos de risco elevado, bem como não vender apenas para um único mercado, mas diversificar os compradores no maior número possível possíveis ao redor do mundo.
	
	E
	As afirmativas II e III são verdadeiras.
Questão 9/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia com atenção o texto a seguir:
O cenário econômico mundial é composto pelo comportamento de diversas economias nacionais e regionais, bem como dos interesses e práticas de empresas locais, multinacionais e especialmente das empresas transnacionais.
Em relação as condições econômicas mundiais, as afirmações são verdadeiras em:
Nota: 10.0
	
	A
	Em países desenvolvidos não há intervenção do Estado nas regulamentações econômicas.
	
	B
	O ativo financeiro que torna os países mais competitivos no cenário econômico é o ouro.
	
	C
	O dólar pode variar de acordo com premissas econômicas de oferta e demanda, normalmente é regulado pelo Banco Central dos EUA.
Você acertou!
Gabarito: (c) – Rota 1. Tema 1. Página 5 .
Justificativa
Mesmo em países desenvolvidos, de certa forma há intervenção do Estado em regular moedas, taxas de juros e outros instrumentos que afetam todo o sistema. A competividade dos países está em estabelecer um bom ambiente de negócios para empresas crescerem e desenvolverem. O fato de haver muitos participantes no mercado internacional, não garante ao sistema estabilidade. A globalização visa justamente estabelecer uma integração dos mercados e não a premissa contrária.
	
	D
	O mercado internacional é estável porque tem muitos países fazendo transações comerciais, portanto a crise em um país não afeto todo o sistema
	
	E
	A globalização visa estabelecer barreiras econômicas para proteger mercados subdesenvolvidos do ataque especulativo financeiro.
Questão 10/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as agências internacionais de desenvolvimento e monitoramento financeiro: 
Para viabilizar as transações internacionais entre Estados, é necessário que o Sistema Financeiro Internacional seja organizado em instituições com fins específicos
Sobre as entidades participantes do Sistema Financeiro Internacional, e verdadeiro afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	O Fundo Monetário Internacional regulariza o comércio mundial;
	
	B
	A Organização Mundial do Comércio disponibiliza recursos para países em dificuldade de adquirir bens de consumo;
	
	C
	O Banco Mundial é responsável em financiar as empresas privadas na intensão destas de internacionalizar as suas atividades;
	
	D
	O Fundo Monetário Internacional visa apoiar Estados com dificuldade financeira e não visa lucro, portanto seus empréstimos não têm custos de capital ou juros;
	
	E
	O Banco Mundial tem a finalidade de fomentar iniciativas que melhorem as condições dos Estados em relação ao bem estar e desenvolvimento social;
Rota 3. Tema 3: 
O FMI não regulamenta o comercio
A OMC não empresta recursos
O Banco Mundial não faz empréstimos para empresas e sim para estados e seus mutuários garantidos por eles. Outras instituições se responsabilizam por empréstimos privados diretamente.
O FMI visa lucro e seus empréstimos tem custos financeiros atrelados aos riscos do país tomador.
AVALIAÇÃO 2 
Questão 1/10 - Cenário Econômico Mundial
Considere as condições descritas a seguir a respeito do fluxo comercial entre Brasil e China:
Segundo dados do Ministério da Indústria e Comercio, a China importou do Brasil 4,6 bilhões em maio de 2016, sendo o principal parceiro do país em volume de exportação. A lista segue com União Europeia (US$3 bilhões), Estados Unidos (US$ 1,9 bilhões) e Argentina (US$ 1,2 bilhões) também para o mesmo período.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	O Brasil exporta para a China automóveis e petróleo e importa principalmente produtos eletrônicos.
	
	B
	Devido a necessidade de atender a demanda chinesa, para o Brasil, quanto mais concentrado for as exportações para a China, melhor.
	
	C
	A China pratica um mercado liberal sem a intervenção do Estado nas decisões soberanas sobre políticas econômicas.
	
	D
	O Brasil é o principal fornecedor de alimentos para o mercado chinês e a demanda crescente destes produtos favorece a Balança Comercial para as empresas nacionais brasileiras.
Gabarito: (d) – Rota 6. Tema 2. Página 9 e 10
 
Justificativa
 
As principais exportações para a China são de produtos agrícolas.
A concentração de mercado não favorece o Brasil, o desejado é diluir o risco e também o perfil das exportações
A China tem uma forte intervenção no mercado pelo seu Governo
O modelo de crescimento pelas riquezas naturais é uma modelo que remete ao país colônia e não uma economia estruturada e com ganhos através de oportunidades no mercado internacional. 
	
	E
	Devido a enorme fonte de riquezas naturais, o Brasil se beneficia com o crescimento acima da média do mercado Chinês.
Questão 2/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto a seguir:
O depósito compulsório um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia interna. Este mecanismo tem a capacidade de influenciar o crédito disponível bem como as taxas de juro cobradas. É por meio do depósito compulsório que os bancos ficam obrigados a depositar em uma conta no próprio Banco Central parte dos recursos captados de seus clientes nos depósitos à vista, a prazo ou poupança. 
A respeito dos depósitos compulsórios, é correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	São depósitos efetuados pelo Governo para garantir reservas financeiras frente às negociações internacionais;B
	Quanto maior for o percentual relativo do depósito, maior é volume de dinheiro disponível para as famílias e empresas fazerem empréstimos;
Gabarito: (B) – Livro Base. Capítulo 2. Pagina 70 
Justificativa
 
São orientações definidas pelas autoridades monetárias para liberar apenas parte dos depósitos à vista e aplicações pelo sistema financeiro
Os depósitos são remunerados pela Taxa Selic.
Parte dos recursos liberados para empréstimos são negociadas de acordo com as características do produto. 
	
	C
	A remuneração do depósito é de acordo com definição da meta de inflação;
	
	D
	Os agentes financeiros repassam parte dos recursos liberados para os tomadores de empresas remunerados a taxa de juros Selic, que é a taxa básica de juros;
	
	E
	Os depósitos compulsórios não são utilizados como instrumento monetário porque incidem somente sobre os agentes poupadores do sistema econômico;
Questão 3/10 - Cenário Econômico Mundial
A política monetária é um instrumento da política econômica de um país:
A quantidade de moeda circulante em uma economia de um país possibilita o estimulo a produção e a geração do emprego e renda, e pode ser controlada com o aumento ou diminuição de títulos públicos além de se determinar os limites dos depósitos compulsórios. 
Sobre a atuação das autoridades monetárias junto as políticas econômicas, é correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	A política econômica, através das autoridades monetárias, estabelece uma meta anual para o crescimento do PIB;
	
	B
	A inflação não tem influência sobre a produção e oferta de produtos;
	
	C
	Os incentivos tributários como redução de IPI não são orientados pelas autoridades monetárias;
	
	D
	Quando as autoridades monetárias elevam a taxa Selic, ocorre a diminuição de crédito na economia devido a opção dos investidores por títulos do governo mais rentáveis;
Gabarito: (d) – Livro Base. Capítulo 2. Página 64.
Justificativa
 
A meta das autoridades monetárias é a inflação.
Por definição, a inflação tem forte influência sobre a produção, pois se não houver produção e a demanda crescer, ocorrerá sobrevalorização dos preços
Os incentivos tributários podem ser orientados pelas autoridades monetárias em setores estratégicos que estabelecem incentivos específicos.
A variação cambial exerce influência sobre os fatores de produção, caso ocorra uma desvalorização da moeda local, ocorrerá um incentivo para se produzir internamente, caso contrário, poderá ocorrer a importação de produtos para suportar a demanda.
	
	E
	A variável cambial como o aumento ou diminuição do dólar é somente um parâmetro de comparação com outros países e não exerce nenhuma influência nos fatores de produção.
Questão 4/10 - Cenário Econômico Mundial
Conhecendo um pouco mais sobre a economia mundial e as relações comerciais do Brasil será possível traçar novas concepções ou reforçar estratégias pertinentes à sua atuação futura no mercado de trabalho. Analise as afirmativas a seguir:
I. A Europa é o principal parceiro comercial do Brasil a partir dos produtos agrícolas e outros commodities como ferro e petróleo.
II. O Brasil, por ser um país subordinado aos principais países capitalistas, como os EUA, compram produtos agrícolas e produtos relacionados à tecnologia.
III. O crescimento da economia chinesa impulsionou a Balança Comercial entre o Brasil e a economia asiática porque este pais demandou por diversos produtos que compõem a matriz de exportação do Brasil.
Em relação aos fluxos internacionais com o Brasil mencionados, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	C
	Somente a afirmativa III está correta.
Gabarito: (c) – Rota 6. Tema 1. Página 7.
 
Justificativa
 
A Europa perdeu o peso em nossa Balança Comercial a partir das exportações aos EUA no século XX.
 
O EUA foi o principal comprador de produtos brasileiros no sec. XX, inclusive agrícolas e exporta principalmente produtos industriais e não agrícolas.
	
	D
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 5/10 - Cenário Econômico Mundial
Com base nas negociações entre países do hemisfério Sul e o Brasil:
Dados de desenvolvimento econômico e social são utilizados, agrupando as nações desenvolvidas ao norte e as em desenvolvimento ao sul ao invés de uma divisão entre capitalistas e socialistas como vimos deste os meados do século XX até o seu final.  A respeito da negociação entre países desenvolvidos e os países ainda em fase de desenvolvimento.
A afirmação é verdadeira em:
Nota: 0.0
	
	A
	Devido ao pouco desenvolvimento dos países do “Sul”, as exportações do Brasil para os países alinhados a esta característica têm pouca importância;
	
	B
	A agricultura é o principal produto exportado para os países em desenvolvimento e oportuniza ganhos com o nosso excedente em alimentação;
	
	C
	Embora menos representativos na balança comercial, a exportação para os países pode vir de produtos industrializados e de bens de serviço que são importantes para o desenvolvimento do modelo econômico voltado para o comercio exterior;
As exportações para os países alinhados ao eixo sul são significativas devido a características de se exportar produtos com valor agregado. 
Os principais produtos exportados pelo Brasil para os países do “Sul” são produtos industrializados
As condições climáticas não influenciam a oportunidade de negócio
A concentração das exportações para os países deste eixo é para a Argentina, nosso parceiro comercial do bloco Mercosul.
Gabarito: (c) – Rota 6. Tema 5. Página 17 .
	
	D
	Os países em desenvolvimento situados geograficamente no Sul são afetados pelas condições climáticas, que impossibilita o pleno desenvolvimento econômico;
	
	E
	As exportações para os países do Sul são concentradas em países de língua portuguesa (exceto Portugal) devido à facilidade do idioma entre estes agentes;
Questão 6/10 - Cenário Econômico Mundial
Conhecendo um pouco mais sobre a economia mundial e as relações comerciais do Brasil será possível traçar novas concepções ou reforçar estratégias pertinentes à sua atuação futura no mercado de trabalho. Em relação aos fluxos de comércio exterior avalie as afirmativas a seguir:
I. A Europa é o principal parceiro comercial do Brasil a partir dos produtos agrícolas e outros commodities como ferro e petróleo;
II. O Brasil, por ser um país subordinado aos principais países capitalistas, como os EUA, compram produtos agrícolas e produtos relacionados à tecnologia
III. O crescimento da economia chinesa impulsionou a Balança Comercial entre o Brasil e a economia asiática porque este pais demandou por diversos produtos que compõem a matriz de exportação do Brasil.
Em relação aos fluxos internacionais com o Brasil mencionados, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	C
	Somente a afirmativa III está correta.
(c) – Rota 6. Tema 1. Página 7.
A Europa perdeu o peso em nossa Balança Comercial a partir das exportações aos EUA no século XX.
O EUA foi o principal comprador de produtos brasileiros no sec. XX, inclusive agrícolas e exporta principalmente produtos industriais e não agrícolas.
	
	D
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 7/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia o texto a seguir:
Com o envolvimento entre os países sendo cada vez mais intensa, é aceitável perceber que podem ocorrer crises de diferentes naturezas entre os agentes que estão atuando no mercado global, com características e comportamentos afetados também de maneira diferente
Assim, sobre as crises internacionais, é correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	A crise do petróleo dos anos 1970 ocorreu devido à falta de tecnologia disponível para extrair o produto de suas reservas naturais;
	
	B
	Crises políticas em determinados locais normalmente são sistemáticas, ou seja, afetam a maioria dos negócios daquele país;
Gabarito:(b) – Rota 4. Tema 1. Página 7.
	
	C
	Crises especulativas normalmente são resolvidas pelo próprio mercado, não havendo necessidade de intervenção estatal;
	
	D
	A incerteza em relação as normas de mercado não afetam o ambiente de negócios por estar relacionado a risco necessário para se investir;
	
	E
	A constante intervenção do Estado no mercado favorece a estabilidade do sistema econômico e evita crises financeiras;
Questão 8/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação aos desafios econômicos no cenário internacional é possível considerar diversos fatores de produção ou ainda os arranjos microeconômicos que estabelecem a relação entre os agentes representados pelos fornecedores, clientes e concorrentes em geral.
São desafios econômicos:
Nota: 0.0
	
	A
	A escassez de comodities.
Gabarito: (a) – Rota 4. Tema 2. Página 10.
Justificativa
 
Os fluxos migratórios são considerados problemas políticos e sociais
A guerra civil é um desafio de estabilidade política
Desastres naturais como furacões, terremotos entre outros são incertezas condicionados aos locais de maior risco
Aspectos relacionados a saúde também são desafios sociais
 
	
	B
	Fluxos migratórios de refugiados.
	
	C
	Guerra civil.
	
	D
	Desastres naturais.
	
	E
	Controles sanitários de doenças contagiosas.
Questão 9/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação as perspectivas comportamentalistas considere:
I. As perspectivas comportamentalistas entendem que os motivos que levam à internacionalização possam ser econômicos, como por exemplo mercados locais saturados. Porém, uma empresa só se internacionaliza considerando decisões humanas (no caso seus gestores) e por este motivo a parte psicológica dessas pessoas pode interferir no comportamento de suas empresas no mercado internacional.
II. O modelo de Uppsala, afirma que não existe no processo de decisão a distância psíquica dos investidores/gestores.
III. Sobre os fatores culturais nos processos de internacionalização seria importante destacar que a cultura é que determina como se dará a negociação para as próximas etapas. Nessas etapas precisam sempre levar em consideração o comportamento dos indivíduos envolvidos, além apenas das negociações de compra e venda nos mercados.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	 Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	E
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Rota 5. Tema 3. Página 14 e 15.
A afirmativa II não está correta porque o modelo de Uppsala afirma que existe uma variável nesse processo de decisão que é a distância psíquica dos investidores/gestores.
Questão 10/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação ao controle de circulação da moeda no Brasil, o Banco Central possui entre os instrumentos de controle a emissão de títulos públicos ao mercado para alterar a quantidade de moeda disponível.
I. A endividamento do governo é necessário para aumentar a arrecadação de recursos para financiar os gastos e investimentos públicos e assim possibilitar o ambiente de negócios favoráveis.
                                                          Porque
I. Os títulos de dívidas é uma forma de retirar moeda circulante e desta forma conter os efeitos inflacionários do excesso de dinheiro circulante na economia.
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
	
	B
	A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
	
	C
	As duas afirmativas são falsas.
	
	D
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	E
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Gabarito: (e) – Livro Base. Capítulo 2. Página 64.
Justificativa
Ambas as afirmativas descritas são instrumentos de regulação da quantidade de moeda complementares e não necessariamente possuem relação entre si. Pode ocorrer a emissão de títulos para uma ou outra situação isoladamente.
Questão 1/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia atentamente o texto a seguir:
O depósito compulsório um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia interna. Este mecanismo tem a capacidade de influenciar o crédito disponível bem como as taxas de juro cobradas. É por meio do depósito compulsório que os bancos ficam obrigados a depositar em uma conta no próprio Banco Central parte dos recursos captados de seus clientes nos depósitos à vista, a prazo ou poupança. 
A respeito dos depósitos compulsórios, é correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	São depósitos efetuados pelo Governo para garantir reservas financeiras frente às negociações internacionais;
	
	B
	Quanto maior for o percentual relativo do depósito, maior é volume de dinheiro disponível para as famílias e empresas fazerem empréstimos;
Você acertou!
Gabarito: (B) – Livro Base. Capítulo 2. Pagina 70 
Justificativa
 
São orientações definidas pelas autoridades monetárias para liberar apenas parte dos depósitos à vista e aplicações pelo sistema financeiro
Os depósitos são remunerados pela Taxa Selic.
Parte dos recursos liberados para empréstimos são negociadas de acordo com as características do produto. 
	
	C
	A remuneração do depósito é de acordo com definição da meta de inflação;
	
	D
	Os agentes financeiros repassam parte dos recursos liberados para os tomadores de empresas remunerados a taxa de juros Selic, que é a taxa básica de juros;
	
	E
	Os depósitos compulsórios não são utilizados como instrumento monetário porque incidem somente sobre os agentes poupadores do sistema econômico;
Questão 2/10 - Cenário Econômico Mundial
Considere as condições descritas a seguir a respeito do fluxo comercial entre Brasil e China:
Segundo dados do Ministério da Indústria e Comercio, a China importou do Brasil 4,6 bilhões em maio de 2016, sendo o principal parceiro do país em volume de exportação. A lista segue com União Europeia (US$3 bilhões), Estados Unidos (US$ 1,9 bilhões) e Argentina (US$ 1,2 bilhões) também para o mesmo período.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 10.0
	
	A
	O Brasil exporta para a China automóveis e petróleo e importa principalmente produtos eletrônicos.
	
	B
	Devido a necessidade de atender a demanda chinesa, para o Brasil, quanto mais concentrado for as exportações para a China, melhor.
	
	C
	A China pratica um mercado liberal sem a intervenção do Estado nas decisões soberanas sobre políticas econômicas.
	
	D
	O Brasil é o principal fornecedor de alimentos para o mercado chinês e a demanda crescente destes produtos favorece a Balança Comercial para as empresas nacionais brasileiras.
Você acertou!
Gabarito: (d) – Rota 6. Tema 2. Página 9 e 10
 
Justificativa
 
As principais exportações para a China são de produtos agrícolas.
A concentração de mercado não favorece o Brasil, o desejado é diluir o risco e também o perfil das exportações
A China tem uma forte intervenção no mercado pelo seu Governo
O modelo de crescimento pelas riquezas naturais é uma modelo que remete ao país colônia e não uma economia estruturada e com ganhos através de oportunidades no mercado internacional. 
	
	E
	Devido a enorme fonte de riquezas naturais, o Brasil se beneficia com o crescimento acima da média do mercado Chinês.
Questão 3/10 - Cenário Econômico Mundial
Leia o texto a seguir:
Com o envolvimento entre os países sendo cada vez mais intensa, é aceitável perceber que podem ocorrer crises de diferentes naturezas entre os agentes que estão atuando no mercado global, com características e comportamentos afetados também de maneira diferente
Assim, sobre as crises internacionais, é correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	A crise do petróleo dos anos 1970 ocorreu devido à falta de tecnologia disponível para extrair o produto de suas reservas naturais;
	
	B
	Crises políticas em determinados locais normalmente são sistemáticas, ou seja, afetam a maioria dos negócios daquele país;
Você acertou!
Gabarito: (b) – Rota 4. Tema 1. Página 7.
	
	C
	Crises especulativasnormalmente são resolvidas pelo próprio mercado, não havendo necessidade de intervenção estatal;
	
	D
	A incerteza em relação as normas de mercado não afetam o ambiente de negócios por estar relacionado a risco necessário para se investir;
	
	E
	A constante intervenção do Estado no mercado favorece a estabilidade do sistema econômico e evita crises financeiras;
Questão 4/10 - Cenário Econômico Mundial
Conhecendo um pouco mais sobre a economia mundial e as relações comerciais do Brasil será possível traçar novas concepções ou reforçar estratégias pertinentes à sua atuação futura no mercado de trabalho. Analise as afirmativas a seguir:
I. A Europa é o principal parceiro comercial do Brasil a partir dos produtos agrícolas e outros commodities como ferro e petróleo.
II. O Brasil, por ser um país subordinado aos principais países capitalistas, como os EUA, compram produtos agrícolas e produtos relacionados à tecnologia.
III. O crescimento da economia chinesa impulsionou a Balança Comercial entre o Brasil e a economia asiática porque este pais demandou por diversos produtos que compõem a matriz de exportação do Brasil.
Em relação aos fluxos internacionais com o Brasil mencionados, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	B
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	C
	Somente a afirmativa III está correta.
Você acertou!
Gabarito: (c) – Rota 6. Tema 1. Página 7.
 
Justificativa
 
A Europa perdeu o peso em nossa Balança Comercial a partir das exportações aos EUA no século XX.
 
O EUA foi o principal comprador de produtos brasileiros no sec. XX, inclusive agrícolas e exporta principalmente produtos industriais e não agrícolas.
	
	D
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Questão 5/10 - Cenário Econômico Mundial
Em relação a integração econômica dos países, considere o texto abaixo:
As escolhas do perfil de exportação podem estar alinhadas com o planejamento estratégico de um Estado, por entender que o fluxo de divisas no país pode interferir nas condições macroeconômicas como inflação, taxa de juros e variação cambial, atuar sobre incentivos ao comercio internacional pode desencadear reações por outros mercados. 
A respeito das movimentações de protecionismo e intervenção estatal, é corretor o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	O incentivo fiscal leva em conta benefícios públicos em favorecimento de empresas com créditos subsidiados pelo governo;
	
	B
	O incentivo fiscal deve ser utilizado quando uma empresa não domina fatores de produção, como mão de obra por exemplo, permitindo que a informalidade seja estabelecida diante da necessidade de exportar.
	
	C
	No Brasil ocorre incentivos pelos estados da federação visando mudar a matriz econômica de exportação do referido estado através de produtos com benefícios entre outras ações.
Rota 5. Tema 5. Página 22
Crédito subsidiado é diferente de isenção fiscal.   O incentivo fiscal não exime de formalizações e controles financeiros.
O icms é um tributo e não instrumento de fiscalização.
O incentivo fiscal é uma forma de atrair novos investimentos, porém nem sempre percebe-se o valor de um subsídio e o impacto que pode causar a médio e longo prazo.
	
	D
	O ICMS é um tributo negociado pelo Banco Central para controlar a entrada e saída de recursos estrangeiros;
	
	E
	O favorecimento fiscal garante benefícios aos Estados, pois estes arrecadam mais recursos diretamente sobre a atividade;
Questão 6/10 - Cenário Econômico Mundial
Historicamente a relação comercial do Brasil com a Europa sempre foi importante, desde os primeiros ciclos econômicos ainda como um país colônia até os dias de hoje. Considere as afirmações a seguir:
I. União Europeia é uma maneira generalizada de se referir aos países daquele continente, porém as negociações comerciais são estabelecidas individualmente com cada mercado, de acordo com as oportunidades de cada um.
II. O Brasil é um exportador de serviços para os países membros da União Europeia através de imigrantes legais que vivem e trabalham em diversos países.
III. Embora representativo em volume, a relação entre o Brasil e o bloco econômico europeu possui alguns impedimentos que se referem a medidas protecionistas de ambos os lados.
As afirmações são verdadeiras em:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I.
	
	B
	Somente a afirmativa II.
	
	C
	Somente a afirmativa III.
As negociações entre os mercados são prevalecidas através de blocos (Europeu e Mercosul)
A principal exportação do Brasil, são itens básicos como minério de ferro e petróleo e não serviços como descreve a afirmativa.
 
Gabarito: (e) – Rota 6. Tema 4. Página 12.
	
	D
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	E
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
Questão 7/10 - Cenário Econômico Mundial
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em sua página sobre os EUA (2017), a intensidade das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos é demonstrada pelos mais de trinta mecanismos de diálogo entre os dois governos, que abarcam temas como comércio, investimentos, energia, meio ambiente, educação, ciência, tecnologia e inovação, defesa, segurança.
Considerando as negociações entre o Brasil e EUA:
 I. O mercado de exportação para os Estados Unidos em termos de receitas caiu do primeiro para o terceiro lugar após o mercado asiático representado pela China e pela União Europeia, porém este mercado não perdeu a sua importância.
                                                PORQUE
II. O perfil de importação dos Estados Unidos prevalece em produtos industrializados, que significa produtos com maior valor agregado e importante para a evolução do modelo econômico do país  
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.
	
	B
	A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa.
	
	C
	As duas afirmativas são falsas.
	
	D
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A segunda afirmativa complementa e justifica a primeira, informando os motivos do Nafta não querer uma união maior com outros países e o Mercosul querer se tornar um mercado que busca se tornar comum de livre circulação (de bens, pessoas, etc). 
Gabarito: (d) – Rota 6. Tema 3. Pagina 12.
	
	E
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
Questão 8/10 - Cenário Econômico Mundial
Com base nas negociações entre países do hemisfério Sul e o Brasil:
Dados de desenvolvimento econômico e social são utilizados, agrupando as nações desenvolvidas ao norte e as em desenvolvimento ao sul ao invés de uma divisão entre capitalistas e socialistas como vimos deste os meados do século XX até o seu final.  A respeito da negociação entre países desenvolvidos e os países ainda em fase de desenvolvimento.
A afirmação é verdadeira em:
Nota: 10.0
	
	A
	Devido ao pouco desenvolvimento dos países do “Sul”, as exportações do Brasil para os países alinhados a esta característica têm pouca importância;
	
	B
	A agricultura é o principal produto exportado para os países em desenvolvimento e oportuniza ganhos com o nosso excedente em alimentação;
	
	C
	Embora menos representativos na balança comercial, a exportação para os países pode vir de produtos industrializados e de bens de serviço que são importantes para o desenvolvimento do modelo econômico voltado para o comercio exterior;
Você acertou!
As exportações para os países alinhados ao eixo sul são significativas devido a características de se exportar produtos com valor agregado. 
Os principais produtos exportados pelo Brasil para os países do “Sul” são produtos industrializados
As condições climáticas não influenciam a oportunidade de negócio
A concentração das exportações para os países deste eixo é para a Argentina, nosso parceiro comercial do bloco Mercosul.
Gabarito: (c) – Rota 6. Tema 5. Página 17 .
	
	D
	Os países em desenvolvimento situados geograficamente no Sul são afetados pelas condições climáticas, que impossibilita o pleno desenvolvimento

Outros materiais