Buscar

Autismo nas corporações

Prévia do material em texto

O autismo e a Inclusão no ambiente de trabalho.
A inclusão de pessoas autistas tem sido um grande desafio para as grandes e pequenas corporações, visto que os autistas têm dificuldade para se relacionar com os colegas de trabalho, tendo dificuldade em seguir uma extensa etiqueta corporativa.
Para propiciar um ambiente de trabalho cômodo e agradável para todos em sua volta, existem algumas possibilidades, que pode variar de empresa para empresa, dado seu espaço físico ou até mesmo sua capacidade financeira em manter vários setores ou ate mesmo implementação de home office.
Seguindo o grande exemplo da empresa de tecnologia SAP, que criou um programa para a inclusão de pessoas autistas o Autism at Work, criado em 2013, tendo sido inclusive a SAP Brasil destaque no fórum de diversidade, que nos garante que a melhor maneira para incluir os portadores de TEA, reduzir barulho, luzes, realizar dinâmicas de inclusão.
Adaptar a carga horaria do portador de TEA, estabelecendo uma agenda para que o mesmo consiga acompanhar a rotina do escritório é fundamental para o bom desenvolvimento do colaborador, lembrando que pessoas autistas tem dificuldade em se expressar ou entender palavras e gestos que para o restante da equipe seja algo simples, para uma pessoa portadora do espectro pode der de difícil compreensão.
Sendo assim podemos tentar encaixar na rotina de todos no escritório.
· Dinâmicas de inclusão (pré definidas por um especialista)
· Ser o mais direto e claro possível no que irá pedir ao autista, seja um pedido de algo relacionado ao trabalho, ou ate mesmo algo sobre sua higiene pessoal.
· Adaptar o ambiente de trabalho, ao autista, com redução de luz e sons no ambiente (Se possível uma sala de trabalho exclusiva, porem manter outras áreas em uso comum para que ele possa socializar com os demais)
· Incentive a equipe a interagir com essa pessoa autista, o mesmo necessita de contato e necessita se sentir útil.
· Aplicar um treinamento com o restante da equipe, explicando como se relacionar com uma pessoa do espectro.
Com algumas dessas medidas, é muito provável que todos consigam progredir de maneira satisfatória, tendo todos empatia e responsabilidade na inclusão dos autistas.

Outros materiais