Buscar

AD2 - Economia e Turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA – AD2
Período - 2020/1º
Disciplina: Economia e Turismo
Coordenadora: Maria Viviana de Freitas Cabral
Data para entrega: 15/05/2020 
Valor: 10,0 pontos.
Instruções da avaliação: Esta avaliação é composta por 3 questões, sendo duas discursivas e uma que exige cálculo (que deverão ser apresentados). Os valores de cada uma estão devidamente informados, totalizando dez pontos. Atente-se ao português e à formatação. Nas questões discursivas, pesquise para elaborar uma ótima AD, citando e referenciando conforme as normas técnicas. Evite plágio! Caso seja identificado o plágio, será atribuída a nota 0 (zero).
Questão 01 (Aula 11) Considere os seguintes dados em unidades monetárias, em um determinado período de tempo:
- Saldo da balança comercial: déficit de 100
- Saldo em transações correntes: déficit de 300
- Saldo total do balanço de pagamentos: superávit de 500
Considerando a ausência de lançamento nas contas de “transferências unilaterais” e “erros e omissões”, calcule o saldo do balanço de serviços e o saldo do movimento de capitais autônomos. (Valor: 2 pontos)
1. BC= -100
2. BS
3. TU
4. STC = -300 >> -100+ BS+ TU = -300 >> BS= -200
7. BP = STC + M KA > -300+ MKA = 500 >> MKA = 800
= -200 e + 800
Questão 02 (Aula 12) Em uma economia cada vez mais globalizada, um dos principais fatores que impactam as transações do turismo é a taxa de câmbio. Neste sentido, é factível afirmar que a questão da política cambial é essencial para o turismo mundial. Escolha duas (2) manchetes de jornais: uma (1) indicando os impactos da valorização e uma (1) manchete mostrando o impacto da desvalorização sobre o turismo. Disserte detalhadamente o impacto da valorização (e também da desvalorização) da moeda nacional (o Real) para o turismo receptivo e para o turismo emissivo, considerando as matérias escolhidas. (Valor: 4 pontos)
https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2019/08/21/qual-o-futuro-do-turismo-sustentavel-no-brasil.ghtml 
http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/01/pesquisadora-levanta-efeitos-negativos-do-turismo-pelo-mundo.html 
O setor turístico é um dos segmentos que mais sofrem com a valorização do real. A política de juros elevados provoca a valorização cambial exagerada do real que acaba sendo também negativa para o setor turístico. O alto valor da moeda nacional estimula os brasileiros a irem para o exterior e gastarem por lá, nesse caso seria necessária uma menor quantidade da moeda nacional (real) para comprar a mesma quantidade de dólar, então os brasileiros que planejam viajar aos EUA, por exemplo, demandam dólares, pois lá não se aceita o real. A valorização cambial (real) desestimula a vinda de turistas estrangeiros para o Brasil. O preço alto é um a das principais reclamações dos turistas estrangeiros quando chegam ao Brasil. Já a desvalorização da moeda nacional desestimula as viagens dos brasileiros ao exterior, pois quando o valor do real cai em relação ao dólar, as viagens ao exterior se tornam mais caras e o resultado será menos brasileiros viajando para o exterior, então optam por viajar pelo Brasil. Sempre que o real se desvaloriza em relação ao dólar, aumenta a demanda de turistas estrangeiros no país, neste caso, turistas americanos em visita ao Brasil por exemplo, precisam trocar seus dólares por reais, eles ofertam dólares. Desta maneira pode-se concluir que a valorização do real é boa para quem deseja viajar para outro país, e a moeda desvalorizada é boa para quem quer visitar o Brasil. A moeda desvalorizada também acaba por estimular o turismo doméstico, com isso o setor turístico cresce pela criação de receitas internas e pela absorção das divisas, aumentando o PIB brasileiro. Assim as variações cambiais interferem diretamente no desempenho do turismo. 
Questão 03 (Aula 14) – Podem ser identificadas 4 (quatro) estratégias adotadas pelas empresas relacionadas às atividades características do turismo: adoção de alianças estratégicas; fusões e aquisições entre empresas; multinacionalização das empresas; integração entre empresas do mesmo setor. Defina cada uma das estratégias e exemplifique com casos concretos no contexto nacional que foram firmadas para enfrentar o aumento de concorrência causado pela internacionalização econômica. (Valor: 4 pontos)
a) Adoção de alianças estratégicas - Muitos são os acordos entre empresas do setor de turismo, essas são chamadas alianças estratégias. Têm o objetivo de aumentar a competitividade da empresa, diminuir custos, atrair mais clientes, diversificar produtos etc.
Existem muitos tipos de alianças estratégicas como compras conjuntas, marketing conjunto, compras de ações de outra empresa, franquias e outros. No transporte aéreo, por exemplo, existe um acordo chamado code-sharing – trata-se do uso conjunto de uma aeronave por várias empresas aéreas, cada uma com seu próprio código de vôo.
b) Fusões e aquisições (F&A) entre empresas (oligopolização) As fusões e aquisições são estratégias para as empresas ficarem mais competitivas no mercado. As fusões são junções de duas empresas, tendo como resultado uma empresa nova. E, no processo de aquisição, uma empresa, normalmente maior, compra outra, por causa desses processos de fusões e aquisições, no turismo e nos demais setores da economia, o mundo está passando por um processo de oligopolização das empresas. Cada vez mais, poucas e grandes empresas dominam os diferentes mercados. 
c) Multinacionalização das empresas- As empresas multinacionais são caracterizadas por desenvolver uma estratégia internacional a partir de uma base nacional, sob a coordenação de uma direção centralizada. Normalmente, as empresas multinacionais estruturam-se a partir de uma empresa “matriz” (sede) e suas “filiais”, A multinacionalização das empresas é muito observada no turismo, tendo empresas com sede em um país e com filiais no resto do mundo. As grandes redes hoteleiras, com filiais e investimentos em vários países, são exemplos dessa estratégia. 
d) Integração entre empresas do setor - As integrações entre empresas no setor de turismo têm como objetivo aumentar a vantagem competitiva sobre a concorrência, diversificando os produtos e serviços, aumentando a eficiência e a divulgação da empresa e diminuindo custos. O setor de turismo está em rápida evolução na economia mundial. O turismo continua num rápido crescimento, e, devido ao desenvolvimento tecnológico e à globalização, é iminente a importância desse setor no contexto internacional.

Continue navegando